TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese a Engenharia

Por:   •  28/9/2018  •  Resenha  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estadual de Santa Cruz[pic 1]

               Residência Multiprofissional em Saúde da Família

Unidade de Saúde da Família – Manoel Rodrigues

Residente: Vanessa Fernandes

Síntese reflexiva politicas públicas de saúde e controle social

Durante a construção do espiral construtivista foram formuladas questões de aprendizagem baseadas em hipótese elaborada em grupo, a partir da situação problema. Para construção de novos conhecimentos direcionada a partir das questões de aprendizagem realizei pesquisa no google acadêmico, scielo e entre outros bancos de dados, onde foram escolhidas autoras como Fabiane Brito e Thayane Ferreira.

No decorrer da discussão das questões de aprendizagem realizada no dia 01/08(quarta-feira) com a participação das colegas e tutoras e com a troca de conhecimento pude sintetizar melhor as informações e deixar claras as questões sobre as politicas públicas e participação social. Além do mais obtive um crescimento expressivo devido a densidade conceitual, amplitude de abordagem e a contribuição importante das colegas no debate das questões.

Dessa forma apresento aqui as questões de aprendizagem:

  • Como fortalecer o controle social?

- Artigo: Um estudo para fortalecimento do controle social na saúde

- Fabiane Brito.

O artigo traz que os conselhos de saúde são fundamentais para socialização da informação e formulação de politicas públicas sociais, entretanto, têm que ser visualizadas como uma das múltiplas arenas em que se trava a disputa hegemônica no país.

Por meio dos Conselhos de Saúde a população passou a exercer o controle social fazendo parte do planejamento das políticas públicas, verificando o cumprimento de leis relacionadas ao SUS além de fiscalizar ações governamentais e aplicações financeiras realizadas pelo município ou pelo estado. Os Conselhos de Saúde são órgãos do governo, portanto não são responsáveis por gerir ou executar serviços em saúde e não são subordinados ao poder executivo para garantir sua autonomia e efetividade, tendo caráter deliberativo e permanente, podendo ser criados através de lei federal, estadual, distrital ou municipal. Com o amadurecimento da política cidadã e o incremento dos mecanismos de participação popular, as soluções para os problemas de gestão pública passam a ser mais rápidos e eficientes, pois é a população que sofre com os problemas e que, da mesma forma, busca soluções dinâmicas.

  • Como tornar a rede viva?

- Artigo: Saúde e redes vivas de cuidado integral na atenção básica: Articulando ações estratégicas no território.

- Thayane Ferreira

O estudo propõe um debate sobre o cuidado em saúde mental na atenção básica, partindo do entendimento de que a produção do cuidado se dá em redes vivas, não apenas institucionais, mas redes vivas e de potência criativa. Foi adotada a ideia de que uma rede de cuidado no âmbito da micropolítica se forma por fluxos entre os próprios trabalhadores, que no ambiente de trabalho estabelecem conexões entre si. Estas redes são ativadas e se mantêm funcionando pelos trabalhadores e seu funcionamento acontece mediante um determinado projeto terapêutico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (202.9 Kb)   docx (92.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com