TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALIMENTOS REGIONAIS MILHO VERDE

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.543 Palavras (23 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 23

FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO

ALESSANDRA ROCHA SANTOS

ANA CLARA RODRIGUES MELLO

LUCIENE M. S. CAMPOS

MANOELA ALMEIDA PIMENTEL

NIALA CENA DOS ANGELES

RAQUEL ALVES FERREIRA ROSENO

ALIMENTOS REGIONAIS: MILHO VERDE.

VITÓRIA

2014

ALESSANDRA ROCHA SANTOS

ANA CLARA RODRIGUES MELLO

LUCIENE M. S. CAMPOS

MANOELA ALMEIDA PIMENTEL

NIALA CENA DOS ANGELES

RAQUEL ALVES FERREIRA ROSENO

ALIMENTOS REGIONAIS: MILHO VERDE.

Trabalho Acadêmico apresentado à Prof. Luciene Rabelo Pereira da Disciplina de Introdução à Nutrição e Ética, do curso de Nutrição da Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo.

VITÓRIA

2014

RESUMO

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO......................................................................................

2. ORIGEM DO MILHO VERDE.................................................................

3. CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DO MILHO VERDE

3.1 CARACTERÍSTICAS DO GRÃO DE MILHO....................................

3.2 PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DO MIHO VERDE.

 3.2.1 Tabela 1 – Valores nutricionais do Milho Verde................................

3.3 CULTIVO DO MILHO.

3.4 CONGRESSO ABMS.

4. PREPARO REGIONAL COM MILHO VERDE

4.1 BOLO DE MILHO VERDE COM COCO.........................

4.1.1 Receita do bolo de Milho Verde com Coco

4.1.2 Tabela 2 – Valores Nutricionais do Bolo de Milho Verde com Coco

5. ENTREVISTA

5.1 PARTICIPANTES.

5.2 QUESTIONÁRIO.

 6. CURIOSIDADES......................................................................

6.1 VILA DE MILHO VERDE

6.2 FESTA DO MILHO VERDE

7. CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................

  1. INTRODUÇÃO

De origem não tão certa, o milho está presente em solo brasileiro a pelo menos 50 séculos, desde os povos indígenas, especialmente os Guaranis que aqui habitavam antes da chegada dos portugueses. Vindo a princípio do Golfo do México para o litoral nordestino brasileiro, a planta do milho verde (Zea Mays), caracteriza-se por ser originalmente alta, apresenta espigas com grãos e é envolvida por uma casca de folhas verdes e grossas. Geralmente os grãos, são amarelados, mas também encontra-se grãos brancos, alaranjados e vermelhos. O milho está inserido no hábito alimentar brasileiro, pode ser consumido cozido (com sal e manteiga), como salada, ou como ingrediente de diversos pratos. (PHILIPPI, Sonia Tucunduva, Nutrição e Técnica Dietética. 2006)

  1. ORIGEM DO MILHO VERDE

Muito aproveitado na produção agrícola, pouco utilizado na alimentação humana, o milho, segundo Derivaldo (apud CASCUDO, História da Alimentação no Brasil, 1983, pag 123) teve sua origem na América Central, a cerca de 7300 anos. Indícios de glânulos do cereal apontam sua presença já na América do Sul a pelo menos 4.000 anos atrás. De origem incontestável americana, foi levado para a Europa pelos portugueses, responsáveis na época por disseminarem seu cultivo mundo afora.

Ao aportarem em solo brasileiro, os portugueses observaram o cultivo de milho pelos índios, especialmente os Guaranis, já o tinham como um alimento presente de sua dieta. Mesmo assim, segundo Soares (apud CASCUDO, História da Alimentação no Brasil, 1983, pag 122), as espécies cultivadas pelos escravos africanos eram as mais preferíveis que as encontradas já cultivadas na Bahia.

De acordo com Cascudo, sua origem se deu em Novo México, diferente do que dizem a maioria contraditória dos textos sobre sua misteriosa origem. Segundo ele, a pelo menos 50 séculos o milho é cultivado na América. (CASCUDO, História da Alimentação no Brasil, 1983, pag 121)

Escrevendo em meados de 1584 a 1587 Soares dizia: - “Dá-se outro mantimento, em todo o Brasil, natural da mesma terra, a que os Índios chamam ubatim...” (SOARES apud CASCUDO, Historia da alimentação no Brasil. 1983, pag122). Referia-se ao milho vindo do Novo México para o já colonizado Brasil. Estima-se que sua entrada no país se deu pelo litoral, especialmente no nordeste, mas ninguém afirma com certeza que assim tenha sido. (CASCUDO, História da Alimentação no Brasil, 1983, pag 125)

Independente de sua origem, o que é até os dias de hoje um tema muito incerto, o milho foi agregado a dieta brasileira, ora pelos índios que aqui habitavam, hora por nossos colonizadores portugueses que espalharam o grão Brasil a fora, ora pelos escravos africanos trazidos pelos portugueses, o milho se espalhou e apesar de não ser considerado fundamental na alimentação humana, é muito utilizado principalmente no interior em polentas, angus, mingaus. Utilizado também como um coadjuvante através de bolos, canjicas e doces em geral.

3. CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DO MILHO VERDE

3.1 CARACTERÍSTICAS DO GRÃO DE MILHO

Os componentes básicos da formação do grão de milho são: endosperma, película, água e o germe.

O Endosperma é a maior parte do grão de milho, sua composição é basicamente amido (aproximadamente 61%), glúten (7%) que fica em volta dos grânulos de amido, e uma porcentagem pequena de gordura e outros componentes.

A película é o revestimento do grão que após o processamento, é utilizada como ingredi-ente produção de rações animais.

A água constitui cerca de 16% do grão de milho, e também utiliza-se água no processo de maceração, e o líquido resultante desse processo é rico em vitaminas, principalmente do complexo B. Este líquido também é muito utilizado em rações e pode ser usado na fabricação de antibióticos.

O germe é a parte vegetativa do grão e fonte de óleo do milho. O germe é um componente importante para alimentos, produtos farmacêuticos e aplicações industriais. As frações remanescentes do germe são processadas e podem ser utilizadas como ingredientes em rações animais. (ASSOCIAÇÃO Brasileira do Milho)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (235.8 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com