TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calorias Dos Alimentos

Ensaios: Calorias Dos Alimentos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  998 Visualizações

Página 1 de 5

Calorias nos Alimentos

A vida do ser humano depende de uma fonte de energia: as calorias contidas nos alimentos. Quando são ingeridas pelo organismo, elas são metabolizadas no seu interior, gerando a energia química que necessitamos para nossa sobrevivência.

As calorias são encontradas em forma de energia em cada alimento; isso será utilizado pelo corpo para todas as funções, como digestão, respiração, prática de exercícios etc.

Todos os alimentos possuem calorias, mas em diferentes quantidades. Os alimentos gordurosos (por exemplo, carnes gordas e lacticínios) são os que mais contêm calorias. Já os carboidratos, são os que possuem as calorias mais fáceis de serem absorvidas e metabolizadas, sendo fontes de energia muito boas.

O que é caloria? A energia dos alimentos é medida em calorias. A energia em repouso necessária para uma mulher adulta (metabolismo basal), é em média de 1300 calorias e para o homem 1600. Qualquer exercício exige energia extra, aumentando a necessidade total de calorias.

Seres humanos precisam de energia para sobreviver - para respirar, mover-se, bombear sangue - e eles retiram esta energia dos alimentos. O número de calorias em um alimento é uma medida de quanto este alimento possui de energia potencial. Um grama de carboidratos tem quatro calorias, um grama de proteína tem quatro calorias e um grama de gordura tem nove calorias. Os alimentos são uma coleção desses três blocos. Portanto, se você sabe quantos carboidratos, gorduras e proteínas existem em um determinado alimento, você sabe quantas calorias ou o quanto de energia aquele alimento contém.

A necessidade calórica diária depende das atividades que você desempenha e da sua taxa metabólica basal.

Taxa metabólica basal (TMB) é a quantidade de calorias necessárias para manter seu organismo funcionando, considerando que você passa o dia em repouso.

Para calcular a sua TMB, faça a seguinte conta:

- Mulher: TMB = [247 – (2.67 x idade)] + (401.5 x altura) + (8.6 x peso)

- Homem: TMB = [293 – (3.8 x idade)] + (456.4 x altura) + (10.12 x peso)

Nesta equação, a idade é em anos, a altura em metros e o peso em quilos.

Exemplo: Uma mulher de 30 anos, com 50 kg e 1.60m tem uma TMB = 247 – (80.1) + (642.40) + (430) = 1239.30 kcal.

Para determinar o total de calorias máximo que pode ser consumido sem engordar, é necessário somar a TMB às calorias gastas com as atividades diárias. Para saber este valor, multiplique o resultado por:

1.0, se você for totalmente sedentário

1.2, se você trabalha em escritório e não pratica atividades físicas

1.4, se você pratica atividades físicas leves e trabalha

1.6, se você pratica atividades físicas moderadas e trabalha

1.8, se você tem um trabalho pesado (operários de obra, estivadores, etc)

FUNÇÕES DOS ALIMENTOS

O principal objetivo do alimento é fornecer ao corpo os nutrientes necessários tanto para funções fisiológicas como bioquímicas. Existem seis tipos principais de nutrientes: Os carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, minerais e água.

Carboidratos

Os carboidratos tem a função primordial de fornecer energia. Carboidrato é o termo genérico que se refere aos açúcares. Fazem parte a sacarose, que é o açúcar de mesa; a frutose, que é o açúcar das frutas; a glicose, que é o açúcar encontrado no sangue; os amidos, encontrados na batata, massas, pães, etc. No processo digestivo, os carboidratos ingeridos se transformam em glicose no sangue. A glicose é conhecida como glicemia. A glicose é armazenada no músculo, no fígado e no tecido adiposo, neste ultimo, sob a forma de gordura. A glicose é o único tipo de carboidrato que o músculo pode transformar em energia e armazenar como glicogênio muscular. O açúcar desempenha diversos papéis em nosso corpo, sendo o mais importante a nutrição das células do sistema nervoso central e o organismo se utiliza de todos os artifícios para manter estas células alimentadas pois o suprimento de glicose não pode parar. O músculo possui uma reserva de carboidrato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com