TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentação e Nutrição

Por:   •  4/10/2023  •  Relatório de pesquisa  •  4.015 Palavras (17 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR ANHANGUERA

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

Vacaria

2023

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

  1. APRESENTAÇÃO

Informações gerais do campo de estágio

        O estágio de Alimentação Coletiva foi realizado no período da tarde das 13h às 18 hs, de segunda a sexta-feira, com início em setembro e término em novembro de 2023, totalizando 215 horas. Teve como objetivo supervisionar e acompanhar a rotina de uma Unidade de Alimentação na escola do município de Vacaria RS, avaliar o dimensionamento de funcionários, equipamentos, fluxogramas de produção e ergonomia dentro da UAN, administrar a política de aquisição de matérias primas bem como seu armazenamento, acompanhar as perdas durante estocagem das matérias primas e produtos acabados, gerenciar a logística de produção das refeições oferecidas, realizar treinamentos sobre boas práticas de manipulação de alimentos e também observar a alimentação dos alunos de uma escola e principalmente a unidade de alimentação e nutrição da escola de ensino fundamental e promover atividades com a escola, a fim de educar e  suprir possíveis dúvidas sobre o tema de Alimentação Coletiva.

O estágio é um processo de aprendizagem indispensável, a um futuro profissional de nutrição, que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira. A aplicação da teoria na prática cria oportunidades para que o estudante some ao aprendizado de sala de aula a vivência de situações do efetivo exercício da profissão.

        Os acompanhamentos foram desempenhados na Escola Municipal de Educação Fundamental Nabor Moura de Azevedo, situada na rua Felipe Camarão no bairro Porcínio Pinto  na cidade de Vacaria Rio Grande do Sul. O local conta com 14 salas de aulas atende desde a pré-escola até o nono ano do ensino fundamental, as crianças atendidas têm de 5 anos até 15 anos, e tem em torno de 615 alunos, divididos em 295 no turno da manhã onde tem 1 turma de pré-escola, 3 turmas de quinto ano, 3 turmas de sexto ano, 3 turmas de sétimo ano, 2 turmas de oitavo ano e 2 turmas de nono ano, a tarde tem aproximamente 320 alunos, divididos em 2 turmas de pré-escola, 3 turmas de Primeiro ano, 3 turmas de segundo ano, 3 turmas de terceiro ano e 3 turmas de quarto ano.

        O espaço conta com um refeitório e uma ampla cozinha com os utensílios e equipamentos necessários, depósito de alimentos e setor de lavanderia.

        A escola possui somente uma refeição servida às 14:00 até 15:30, realizando um rodízio com as turmas, a merenda é servida no refeitório, com mesas e cadeiras para 55 crianças.

Os estágios, exercidos de acordo com os princípios éticos e com responsabilidade social, resultam em benefícios para todos os envolvidos: o estudante, que conhece a prática na sua área de atuação; o professor, que tem o seu programa ampliado por uma perspectiva vivencial; o profissional em exercício, que supervisionando o aprendizado do iniciante tem a oportunidade de reciclar seus conhecimentos e o empregador, que garante a qualidade dos futuros profissionais do mercado. Diante disso, o objetivo de normatizar o Estágio em Alimentação Coletiva, do Curso de Nutrição da Universidade  Pitágoras Unopar Anhanguera.

Nele estão reunidas e sistematizadas as informações necessárias que permitirão orientar os estagiários do curso de nutrição em relação a suas condutas e esclarecer as possíveis dúvidas no campo de estágio.

        

  1. INTRODUÇÃO

Descrever o serviço realizado dentro do Local de Estágio, assim como a estrutura organizacional. No máximo 1 folha e meia

A Alimentação coletiva tem o objetivo de melhorar os hábitos da população através de práticas alimentares adequadas. Visa a promoção ou recuperação da saúde. Pode ser aplicada em instituições públicas ou privadas.

        O papel do nutricionista nestes locais é de extrema importância, desde a escolha e o cuidado com a segurança dos alimentos a serem oferecidos.

        As atribuições estão em diversas áreas da escola: cozinha, gerenciamento na organização e limpeza de setores.

        O objetivo deste trabalho é relatar as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular supervisionado pela tutora e nutricionista Elisabeth Biasi Furlanetto e também pela nutricionista Clarissa Fanzelau, nutricionista da secretaria de educação de Vacaria, bem como apresentar a importância do estágio para a formação profissional do estudante de nutrição

O presente relatório relata as atividades desempenhadas durante o estágio em Alimentação Coletiva. Teve como objetivo aplicar os conhecimentos teóricos desenvolvidos ao longo do curso. Além de conhecer a realidade da população estudada e vivenciar na prática as competências de um nutricionista desta área.

O estágio é de extrema importância para o aprimoramento e desenvolvimento profissional do aluno. Além de possibilitar a experiência nos diversos âmbitos de atuação nutricional.

Atividades de estágio serão desenvolvidas na área de Alimentação Coletiva da rede pública ou privada, desde que devidamente autorizadas pelos órgãos competentes e conveniadas com a Instituição de Ensino e que tenham Nutricionistas contratados. A carga horária perfaz um total de 215 horas que será realizado da seguinte forma: 172 horas em campo e 43 horas teóricas, reuniões e estudos.

Sabemos que os alimentos têm a finalidade de abastecer o corpo humano de energia e o material destinados à formação e a manutenção dos tecidos, ao mesmo tempo em que adéquam o funcionamento dos órgãos (GAVA, 2008). A alimentação é uma das atividades mais importantes para o ser humano, tanto por causas biológicas quanto pelas questões sociais e culturais que envolvem o comer. Assim, o ato de se alimentar engloba diversos aspectos que vão desde a fabricação dos alimentos até o seu preparo em refeições e disponibilidade aos indivíduos (MONTEIRO, 2009). As Unidades de Alimentação e Nutrição - UAN são locais que pertencem ao setor de alimentação coletiva, cuja finalidade é administrar a produção de refeições nutricionalmente equilibradas com bom padrão higiênico sanitário para consumo fora do lar, que possa contribuir para manter ou recuperar a saúde de coletividade, e ainda, auxiliar no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis (COLARES e FREITAS, 2007). Entretanto inúmeros micro-organismos podem ser veiculados pelos alimentos e causar doenças ao consumidor, essas enfermidades são chamadas de Doenças Transmitidas por Alimentos – DTA (GAVA, 2008). Conforme dados epidemiológicos disponíveis, as UAN’s são uma das grandes fontes de surtos veiculados por alimentos (ZENI e SILVA, 2015). Por causa disso sabe-se que as organizações exigem cada vez mais de seus colaboradores, por outro lado necessitam investir em programas que melhorem o bem estar dos mesmos e proporcione uma melhora de sua capacidade produtiva (DOURADO e LIMA, 2011). Em um levantamento de dados realizado no ano de 2012, feito pela previdência social, mostra que o setor alimentício responde por 25% dos acidentes ocorridos na indústria. Por esta situação, percebe-se que está aumentando a preocupação com as questões relacionadas à saúde e a proteção do trabalhador (BRASIL, 2012). Com a crescente preocupação de qualidade da melhoria dos alimentos tem levado empresas privadas ao desenvolvimento de diversos sistemas de qualidades, visando garantir a obtenção de um alimento seguro e a proteção e saúde dos seus colaboradores (RÊGO, 2004).   Para que essas empresas obtenham a qualidade desejada nas refeições produzidas na UAN é essencial à presença de um profissional qualificado para que possa instruir aos manipuladores de alimentos como produzir as refeições minimizando os riscos de causar Doenças Transmitidas por Alimentos (DST) e de minimizar as lesões por esforço repetitivo (LER) (BARBOSA, et al, 2006). Portanto este relatório visa expor a vivencia de uma estagiária do curso Superior Tecnologia em Alimentos na UAN de uma empresa situada na cidade de Salgueiro, onde foi realizado treinamentos com os manipuladores de alimentos, controle de qualidade das refeições servidas, gerenciar a logística da produção, como a estocagem, embalagem e agregação de valor e também foi observada a estrutura física e a postura dos manipuladores de alimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (263.4 Kb)   docx (140.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com