TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição

Por:   •  7/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

Módulo A - 68844 . 7 - Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição - D1.20221.AAV1 - Atividade Contextualizada

Aluna: Desirée Silveira Guimarães

A alimentação saudável é um direito de todos, e deve ser assegurada através de políticas públicas desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Sáude (SUS), visando a promoção e implementação da promoção da alimentação adequada.  No decorrer dos anos, o Brasil passou por diversas mudanças socias, econômicas e culturais, juntamente com a crescente   transição demográfica, epidemiológica e nutricional. Todas essas mudanças influenciaram no padrão de vida da população, e consequentemente no seus hábitos e padrão alimentar. ( BRASIL, 2014)

Atualmente população brasileira passou a ter uma expectativa de vida maior, as doenças crônica são as que acometem mais as pessoas e houve um grande aumento da obesidade e excesso de peso. A obesidade e o excesso de peso acontece devido ao fato das pessoas estarem mais sedentárias e passarem a consumir mais alimentos industrializados, ricos em gorduras, e diminuírem o consumo de alimentos in natura, de frutas, verduras. Todos esses fatores não só influenciam na nutrição da população, mas também na sua saúde, onde houve o aumento das doenças cardiovasculares, hipertensão, dislipidemia, dentre outras, assim como deficiências nutricionais. Diante de todos esses problemas de saúde pública e dos impactos causados nas condições de saúde e nutrição, fica evidente a necessidade de promover e apoiar ações que incentivem a alimentação saudável e que protejam a saúde dos indivíduos. ( BRASIL, 2014)

Como o objetivo de prevenir a obesidade e as doenças cardiovasculares no SUS, foi criada algumas estratégias, dentre elas pode-se citar a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PANAN), aprovada em 1999, que visa a organização, qualificação e aperfeiçoamento das ações. Por meio da implementação da PNAN ocorrerá o incentivo a práticas alimentares saudáveis e adequadas; além da vigilância alimentar e nutricional; desta forma, promoverá a prevenção e o cuidado integral dos agravos quem estão ligados à alimentação e nutrição.

A aprovação do Guia Alimentar para a População Brasileira em 2006, foi outra estratégia criada, que serve de apoio para as ações de educação alimentar e nutricional no Sistema Único de Saúde. ( BRASIL, 2014)

Para uma maior eficácia dessas estratégias no SUS, deverá ter a participação, incentivo e comprometimento de todas as partes envolvidas, seja a nível federal, municipal, estadual, seja dos profissionais da saúde e dos próprios usuários.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.  Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde.  PROTEJA : Estratégia Nacional para Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil : orientações técnicas [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde.  Brasília : Ministério da Saúde, 2021.

Sociedade Brasileira de Pediatria – Departamento de Nutrologia. Manual de Alimentação: orientações para alimentação do lactente ao adolescente, na escola, na gestante, na prevenção de doenças e segurança alimentar / Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Nutrologia.  4ª. ed.  São Paulo: SBP, 2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com