TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Recomendações nutricionais DRC

Por:   •  1/2/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.151 Palavras (17 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE ANHANGUERA DE BRASÍLIA

PROJETO DE ESTÁGIO

SUPERVIROR: THALIANE DIAS

PRECEPTOR: ELAYNE

RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA O PERÍODO DE FESTAS DE FIM DE ANO PARA PACIENTES EM HEMODIÁLISE

LAURIENY PESSOA

LORRANE SANTOS

PALOMA SANTIAGO

BRASÍLIA, NOVEMBRO DE 2017


[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1.        A DOENÇA RENAL CRONICA EM PACIENTES EM HEMODIÁLISE        4

1.1.        Diagnóstico        4

1.2.        Estágios da doença renal crônica        5

1.3.        Intervenção nutricional        5

2.        PROTEÍNA        6

3.        SÓDIO        6

4.        POTÁSSIO        7

5.        FOSFORO        8

6.        ALTERNATIVAS PARA UM CONSUMO ALIMENTAR ADEQUADO PARA DRC EM HEMODIÁLISE NAS FESTAS DE NATAL E ANO NOVO.        9

7.        MATERIAIS E MÉTODOS        11

8.        RESULTADO        11

9.        DISCUSSÃO        15

10.        CONCLUSÃO        16

REFERENCIAS        17

ANEXOS        19


INTRODUÇÃO

Os rins são responsáveis para a manutenção da homeostase do organismo, entre suas funções destaca se a eliminação de resíduos, o controle dos fluidos corporais e da pressão arterial, a regulação do equilíbrio hidroeletrolítico e de ácido-base, a síntese e a regulação de hormonas. Estando também os rins envolvidos no metabolismo dos nutrientes e equilíbrio nutricional do organismo (MIRA et al., 2017)

O aumento constante de patologias, como a diabetes e a hipertensão, a história familiar de doenças renais e o envelhecimento da população são fatores que estão diretamente ligados ao aumento da incidência e prevalência da doença renal. A (DRC) é a lesão renal que conduz a uma perda progressiva e irreversível da função renal e é caracterizada pela deterioração progressiva da função renal (MIRA et al., 2017)

No Brasil, a Doença Renal Crônica (DRC) é considerada um problema de saúde pública; em 2013 o tratamento dialítico no país era realizado, por 100.397 indivíduos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). É importante para a recuperação hospitalar e ambulatorial a presença de uma equipe multidisciplinar e do nutricionista O nutricionista é o profissional capaz de promover melhoria na qualidade de vida de pacientes com DRC (NASCIMENTO et al., 2016).

Antes de se realizar uma prescrição de uma terapia nutricional para um indivíduo, é necessário compreender que, é imprescindível o conhecimento da doença bem como do estado nutricional do paciente. Um plano alimentar individualizado, o acompanhamento regular e a monitorização da ingestão alimentar do doente em hemodiálise pelo Nutricionista, é de extrema importância para que se cumpram os objetivos nutricionais (CALADO, 2016).

Estudos apontam a efetividade de intervenções de Educação Alimentar e Nutricional na melhora da qualidade de vida de pacientes em hemodiálise. Nos resultados, são observados uma diminuição nos níveis séricos de fósforo nestes pacientes, demonstrando a importância da realização de intervenções nutricionais (NASCIMENTO et al., 2016).

Este trabalho apresenta como objetivo geral fornecer informações nutricionais para pacientes em hemodiálise sobre preparações adequada para o consumo durante o período de festas de fim de ano.

Apresenta como objetivos específicos:

  • Apresentar a Doença Renal Crônica em pacientes em hemodiálise, mostrando as atuais recomendações nutricionais.
  • Descrever através das recomendações, os riscos nutricionais decorrentes de uma alimentação inadequada, que podem ocorrer durante o período de festas de natal e ano novo.
  • Apontar restrições e propor alternativas para um consumo alimentar adequado para Doença Renal Crônica em hemodiálise nas festas de natal e ano novo.

  1. A DOENÇA RENAL CRONICA EM PACIENTES EM HEMODIÁLISE

Os rins possuem diversas funções dentre elas a de eliminação do produto final de vários metabolismos, regulação da pressão arterial, manutenção do equilíbrio hídrico, trabalha na produção de hormônios, então por atuar no controle e manutenção de funções vitais é de total importância para o perfeito funcionamento do organismo (BRASIL, 2014).

A doença renal crônica vem sendo considerada um problema de saúde pública e é uma doença que afeta tanto o funcionamento fisiológico do órgão quanto sua estrutura, a perda da função pode ser lenta, continua e irreversível o desenvolvimento normalmente é assintomático o que dificulta o diagnóstico precoce, quando sintomática anemia, coloração amarelo-palha, sintomas neurológicos e digestivos podem surgir. Os indivíduos com maior predisposição para o desenvolvimento de DRC são os diabéticos, hipertensos, porem os obesos, tabagistas, idosos, portadores de doenças vasculares e até mesmo indivíduos que familiares já tiveram a doença também são acometidos (BRASIL, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (714.2 Kb)   docx (860 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com