TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atribuições do Nutricionista

Por:   •  9/9/2015  •  Abstract  •  3.940 Palavras (16 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 16

RESUMO:

Este trabalho de pesquisa bibliográfica tem como objetivo apresentar as áreas de atuação de nutricionista em UAN e Área Clinica. Abordamos características das unidades de alimentação e nutrição, estabelecimentos que trabalham com produção e distribuição de alimentos para coletividades, hospitais e clinicas que ofertam refeições equilibradas e seguras do ponto de vista da qualidade higiênico-sanitária, ambulatórios que avaliam o estado nutricional do cliente, a partir do diagnóstico clínico, exames laboratoriais, anamnese alimentar e exames antropométricos, e por fim entrevistas com profissionais nutricionistas, que trabalham nas áreas citadas acima, com uma breve lista de questões pertinentes relacionadas ao ramo de nutrição.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

3. ATRIBUIÇÕES DO NUTRICIONISTA UAN

3.1 Outras atividades do nutricionista UAN

4. NUTRICIONISTA DA ÁREA CLÍNICA

5. ATRIBUIÇÕES DA NUTRICIONISTA CLÍNICA

5.1 Hospitais e Clínicas

5.2 Ambulatórios/Consultórios

5.3 Bancos de Leite-Humano

5.4 Lactários

5.5 Spas

6. OBJETIVO 

7. DESENVOLVIMENTO

7.1 1º Entrevista  

7.2 2º Entrevista

7.3 3º Entrevista

8. CONCLUSÃO

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

10. ANEXOS

  1. INTRODUÇÃO:

A nutrição no mundo, na ciência, política, social ou na profissão, é recente e presente no século XX.

Os primeiros centros de pesquisas foram criados a partir da segunda guerra mundial entre 1.914 e 1.917 e surgiram também os primeiros cursos de nutrição.

Em 1.926 o médico Pedro Escudero, criou o Instituto Nacional de Nutrição em 1.926 onde, fazia parte da escola Nacional de Dietas, em 1.933 na universidade Buenos Aires, José João Barbosa e Silvio Soares de Mendonça foram os primeiros brasileiros a se formarem nos cursos promovidos por Escudero. (Curso de Dietética).

A nutrição no Brasil teria surgido nos anos de 1.930 e 1.940, fazendo parte integrante do projeto de modernização da economia brasileira.

Em Salvador e Recife surgiram duas correntes do saber médico que contribuíram para a construção da nutrição: Os partidários chamados de biológicos, preocupados com os aspectos clínico-fiológicos dos nutrientes e a nutrição clínica que deu origem em 1940 (Dietoterapia), que era considerada a matriz da nutrição.

As idéias das correntes chamadas de perspectivas sociais preocupavam com a produção, distribuição e o consumo de alimentos influenciados pela as concepções de Escudero, onde a atuação era voltada para o coletivo.

No mesmo ano foi fundada a Sociedade Brasileira de Nutrição (SBN), a criação dos arquivos Brasileiros de Nutrição, em 1.944, a Associação Brasileira de Nutricionistas e em 31 de agosto de 1.949, onde passou ser comemorado o dia da nutricionista.

Em 1.985 e 2.000 foi criada a Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), em 08 de junho de 1.990, substituindo a FEBRAN, e com a aprovação da lei nº8. 234, de 17 de setembro de 1.991 (publicada no Diário Oficial da União de 18 de setembro de 1.991), onde regulamenta a profissão de nutricionista.

Segundo a Resolução (CFN 380/2005), o nutricionista tem espaço para exercer suas atividades em alimentação e nutrição em sete áreas. São elas: 1-Alimentação Coletiva, 2- Nutrição Clínica, 3-Nutrição Coletiva, 4- Docência, 5- Indústria de Alimentos, 6- Nutrição Esportiva, 7- Nutrição em Marketing.

  1. UNIDADE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO.

UAN é a sigla para Unidades de Alimentação e Nutrição, porém existem várias definições, para (ABREU, 2003. et. AL.), os estabelecimentos que trabalham com produção e distribuição de alimentos para coletividades, atualmente recebem o nome de UAN, é um conjunto de áreas com o objetivo de operacionalizar o provimento nutricional de coletividades. Consiste em um serviço organizado, compreendendo seqüência e sucessão de atos destinados a fornecer refeições balanceadas dentro dos padrões dietéticos e higiênicos, visando assim, atender as necessidades nutricionais de seus clientes, de modo que se ajuste aos limites financeiros da instituição. Elas podem ser estabelecidas em complexos industriais, empresas ou escolas sob diversas formas de gerenciamento: Auto-gestão, Concessão, e Refeição transportada.

Para (ABERC 2000), a qualidade das UANS, está associada a aspectos intrínsecos do alimento (qualidade nutricional e sensorial), à segurança (qualidades higiênico-sanitárias), ao atendimento (relação cliente-fornecedor), e ao preço. Um dos principais objetivos da UAN, além de fornecer uma alimentação equilibrada no ponto de vista nutritivo, é o de oferecer refeições seguras no ponto de vista higiênico sanitário. Segundo (SPINELLI & ZANARDIS, 2003), a administração da UAN deve ser delegada ao nutricionista, que é o profissional melhor preparado para essa função.

  1. ATRIBUIÇÕES DO NUTRICIONISTA UAN.

          Conforme o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN, 2005), o Nutricionista, no exercício de suas atribuições em Unidades de Alimentação e Nutrição, deve planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição, além de realizar assistência e educação nutricional a coletividade ou indivíduos sadios ou enfermos em instituições públicas e privadas. Para realizar as atribuições dentro de uma UAN, o profissional deverá planejar e supervisionar a execução da adequação de instalações físicas, bem como o dimensionamento da seleção de compra e manutenção dos mesmos; elaborar e avaliar os cardápios, adequando-os ao perfil epidemiológico da clientela atendida; selecionar fornecedores, incluindo compra de alimentos, recebimento e armazenamento dos mesmos; executar os cálculos de valor nutritivo, rendimento e custo das refeições/preparações culinárias, implantando, coordenando e supervisionando as atividades de pré-preparo e preparo, distribuição e transporte de refeições, devendo também coordenar o desenvolvimento de receituários e respectivas fichas técnicas, avaliando periodicamente as preparações culinárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com