TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bulimia em Homens

Por:   •  5/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

Bulimia em homens

Diferentemente da anorexia, em que os homens passam por longos períodos em jejum e quando comem exageram nos exercícios físicos e usam laxantes e medicamentos para perderem o ganho de peso para manter assim o corpo magro, na bulimia a ingestão excessiva de alimentos e a purgação como castigo por meio do vômito e ou também com o uso de laxantes e medicamento são os sintomas mais comuns e que caracterizam a bulimia.

Vivemos em um mundo capitalista excêntrico, narcisista e cobrador, em que a preocupação com a imagem tem trazido a tona muitos transtornos alimentares e psicológicos, onde a depressão e conflitos familiares tem aparecido como agentes iniciadores desses transtornos.

A faixa etária mais ocorrente da bulimia em homens é do período de 13 a 18 com variações de 18 a 26 anos, dependendo de pesquisadores, e a psiquiatra Simone Olsson diz que um dos motivos que explicam o crescimento de transtornos alimentares em homens é o fato de que os homens estão expondo seus problemas com o peso, e que hoje os médicos estão mais especializados no diagnóstico do que anos atrás.

Os problemas com a obesidade na infância são aumentados no período da puberdade-período considerado pelos psicólogos mais conflitivo e que gera intrigas devido a busca pela identidade, a vocação, relação com o sexo oposto, cobrança familiar, independência etc.-, a baixa autoestima, depressão, sentimentos como raiva, a solidão ansiedade são desencadeadores desse distúrbio bem como o de muitos outros.

São muitos os problemas na saúde causados tanto na anorexia como na bulimia como problemas gástricos, hormonais, ósseos e circulatórios, como osteoporose, irregularidades cardíacas, queda de cabelo e de temperatura corporal, fadiga, o que traz sérios problemas emocionais e psicológicos e em casos extremos, tonturas seguidas de desmaios. Alguns bulímicos até percebem que estão com algum transtorno, mas não conseguem controlá-lo, pois é como um vício e que esse vício fizesse parte deles para aliviar suas emoções e angústias emocionais. Já outros não o percebem, acham que é algo normal e que mesmo com a aparência deformada, continuam achando que estão gordos, visto que é comum a imagem distorcida em portadores do transtorno.

A perda da posição de chefe na família as cobranças por parte da mesma e da sociedade em ganhar dinheiro, liderar, ter um trabalho prestigiado e questões de virilidade, faz com que o homem se descontrole na alimentação, de qualquer forma lhe exigem sucesso, juventude e competência profissional, muitas vezes é difícil de se suprir todas essas cobranças, gerando ansiedade e por sua vez abre portas para os transtornos, o homem bulímico identifica através da comida uma maneira de saciar ilusoriamente suas angústias que pelo sistema capitalista de se pensar são insuportáveis, e como a fome não é saciada simultaneamente, ocorre os vômitos.

No Ambulim (Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares do Hospital das Clínicas da USP), de 40 pessoas que frequentam os grupos de triagem, somente uma é homem e por esse motivo costumam ficar por pouco tempo no grupo, o que dificulta a abertura de um grupo masculino.

Para a Nutricionista Marla Alvarenga do grupo de Estudos em Nutrição e Transtornos Alimentares (GENTA) e a psiquiatra Paula Melin a cultura de “saradões” têm aumentado muito nos últimos anos, aparecendo os transtornos alimentares que antes eram considerados apenas femininos, com os padrões de estética, beleza e a cultura mudando os homens estão buscando mais por spas, academias e costumam exagerar nos exercícios para manter, emagrecer ou ganhar massa rapidamente, tornando uma coisa que era para ser boa em obsessão. A psiquiatra ressalta ainda que cerca de 10.000.000 de pessoas aqui no Brasil esteja fazendo regimes para emagrecer e mais 10.000.000 pretendem começar e que 35% das dietas saudáveis feitas progridem para patológicas e uma em cada quatro das patológicas vira-se algum tipo de transtorno alimentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com