TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Clínico de Anemia

Por:   •  4/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  1.617 Visualizações

Página 1 de 3

CASO CLINÍCO

Paciente: M. J. O. S

Sexo: Feminino

Idade: 22 anos

Peso: 55 kg

Altura: 1,59 cm

Exame laboratorial:

Diagnóstico: Anemia ferropriva

ANEMIA

Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como Folato, Zinco, Cobre, Vitamina B12 e proteínas. Porém, a Anemia causada por deficiência de Ferro, denominada Anemia Ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de Ferro). O Ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do Oxigênio para todas as células do corpo.

Crianças, gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando), meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela doença, muito embora homens -adolescentes e adultos- e os idosos também possam ser afetados por ela.

Sintomas e diagnóstico:

Os sinais e sintomas da carência de ferro são inespecíficos, necessitando-se de exames laboratoriais (sangue) para que seja confirmado o diagnóstico de Anemia Ferropriva. Os principais sinais e sintomas são: fadiga generalizada, anorexia (falta de apetite), palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas), menor disposição para o trabalho, dificuldade de aprendizagem nas crianças, apatia (morbidez), perda significativa de habilidade cognitiva.

Para o diagnóstico da anemia, é necessário recorrer aos indicadores laboratoriais (hematológicos).

O nível de hemoglobina é um dos indicadores que tem sido amplamente utilizado em inquéritos epidemiológicos, além de ser considerado adequado num diagnóstico preliminar para levantamentos em campo.

O ponto de corte proposto pela OMS para nível de hemoglobina indicativo de anemia em é abaixo de 11,0 g/dl.

Referência :

Ministério da Saúde. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília, 2013.

Foi realizado cálculos do índice de massa corporal, gasto energético basal e gasto energético total para adequar o plano alimentar quantitativo.

IMC= P/A2 → IMC= 55/1,59 x 1,59 → IMC= 21,8

GEB= 655 + (9,6 x P) + (1,85 x A) - (4,67 x I) → GEB= 655 + (9,6 x 55) + (1,85 x 1,59) - (4,67 x 22) → GEB= 655 + (528) + (286,2) - (102,74) → GEB= 1.468,20 – 102,74 = 1,365.46 Kcal.

GET= GEB x FA → GET= 1,365.46 x 1,1 → GET= 1,502 Kcal

Conduta nutricional:

Consumir alimentos como carnes vermelhas, fígado de boi e carnes brancas, verduras verdes escuras e leguminosas para repor o ferro, e ter uma alimentação adequada com os nutrientes necessários para evitar outros tipos de deficiências que podem surgir junto com a anemia. Ingerir juntamente com as principais refeições sucos ou frutas fontes de vitamina C (laranja, acerola, goiaba, abacaxi, limão) para auxiliar na absorção do ferro e evitar consumir na mesma refeição alimentos fontes de cálcio (leite e seus derivados).

PLANO QUANTATIVO

Desjejum (8:00)

1 copo de suco com ½ beterraba, 1 laranja pequena e 100 ml de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (571.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com