TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso clínico de adolescente

Por:   •  5/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

DISCIPLINA – NUTRIÇÃO / ENFERMAGEM 3° PERÍODO

PROFESSORA:  JAQUELINE TELLES

ACADÊMICOS: NATHANIEL MATHEUS MAIA SENA

CASO 1

Caio e Cassio, gêmeos idênticos, atualmente com 17 anos de idade, foram separados do convívio com 5 anos de idade em função da perda dos pais e desde esta época nunca mais se encontraram.  Os pais de Caio e Cassio sempre tiveram uma vida saudável. Caio foi adotado por uma família americana e então vive nos Estados Unidos há 13 anos.  Cassio permaneceu no Brasil vivendo na zona rural com tios que cultivam hortaliças e frutas orgânicas. Aprendeu cedo que a alimentação saudável é muito importante.  Caio ganhou de presente no aniversário de 18 anos uma viagem ao Brasil para rever o irmão. No encontro a família observou que já não estavam mais tão parecidos, Caio estava obeso e Cassio estava magro.  A família procurou um nutricionista para Caio. No inquérito alimentar ela observou que a ingestão de alguns nutrientes como ferro, cálcio e fibras estavam abaixo dos valores recomendados.

Dados antropométricos de Caio

AOS 17 ANOS

Peso: 85

Altura: 171

IMC: 29

CC: 91

Dados antropométricos de Cassio

AOS 17 ANOS

Peso: 70

Altura: 171

IMC: 23,9

CC: 80

QUESTÕES NORTEADORAS:

  1. A mudança de Caio para o Estados Unidos pode ter influenciado na modificação da gordura corporal de Caio?
  2. Qual a influência do ambiente na vida dos irmãos gêmeos?
  3. Qual a influência da genética nas medidas dos gêmeos?
  4. Quais são os fatores que favorecem o aumento de peso? Metabólicos, genéticos, nutricionais e psicossociais?
  5. Quais os valores recomendados para ferro, cálcio e fibras nesta idade?
  6. Quais orientações podem ser dadas a Caio para melhorar a ingestão destes nutrientes?

RESPOSTAS:

1. Sim, a mudança de Caio para os EUA pode ter influenciado na sua gordura corporal. Lá eles têm uma forte cultura de consumir fast foods (carboidratos simples e gorduras) associada à ingestão insuficiente de frutas e hortaliças, e esse é um dos fatores que influenciam para que uma grande parcela de sua população seja obesa. De acordo com a caderneta de saúde do adolescente, Caio deve tentar comer menos salgadinhos de pacote, refrigerantes, biscoitos recheados, lanches industrializados, alimentos de preparo instantâneo, doces, sorvetes e frituras.

2. O ambiente também influenciou diretamente no estilo de vida e alimentar dos dois, Caio que provavelmente morou numa cidade teve fácil acesso a fast foods e desenvolveu sobrepeso, Cassio que morou na zona rural sempre teve influência dos tios sobre alimentação saudável, além de ter uma proximidade com os alimentos saudáveis que eram cultivados e consumidos pela própria família.

3. A genética determinou um padrão de altura entre eles, porém, houve um descompensamento no peso deles, uma vez que as culturas alimentares são diferentes.

4. Se tratando de metabolismo o aumento de peso está relacionado com a interação do organismo com as questões hormonais (insulina, glucagon, T3 - triiodotironina e T4 - tiroxina, etc.). Genéticos tem relação hormônios sexuais, uma vez que favorecem a deposição da gordura. O fator nutricional acima de tudo é o fato determinante para o aumento do peso, visto o balanço energético e o tipo de alimento consumido. Já o fator psicossocial é um determinante se tratando de distúrbios alimentares, compulsões, ansiedade, e o meio ambiente que está inserido.

5. De acordo com a Food and Nutrition Board, Institute of Medicine, The National Academies, a referência ideal de ingestão para adolescentes de 14-18 anos do sexo masculino é: 11mg/d ferro, 410mg/d cálcio e fibras.

6. Diminuição da ingestão de alimentos processados e ultraprocessados e aderir a inserção de alimentos in natura (arroz, feijão, carne, frutas, verduras, leites e seus derivasos) na sua dieta. Como também, fracionamento das suas refeições (5 a 6/ dia), e também a pratica de atividade física.

CASO 2

Sueli 32 anos levou Mariana de 9 anos no ESF do seu bairro porque o colega tem feito várias brincadeiras com ela sobre o seu peso e porque apresentava-se com dificuldade de realizar as atividades de educação física pois logo se sentia cansada.  Esta situação tem levado a menina ao isolamento no intervalo das aulas e durante as aulas de educação física não participa nas atividades propostas pelo professor. Ao exame clinico o médico observou os estágios de maturação sexual e viu que Mariana se encontra P2M2/P2G2. O médico Pediu o Cartão da Criança e verificou a curva de crescimento e solicitou alguns exames e tranquilizou a mãe dizendo que nesta idade existe transformações físicas própria do crescimento e pediu para retornar em 30 dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com