TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como o psicólogo escolar educacional, na perspectiva da promoção de saúde, poderia atuar?

Por:   •  11/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Angélica da Silva Melo matricula 1212456-2

3. Como o psicólogo escolar educacional, na perspectiva da promoção de saúde, poderia atuar? Planejem pelo menos duas intervenções para o caso, indicando: objetivo da intervenção; justificativa com embasamento teórico; metodologia utilizada (passo a passo); pessoas envolvidas (2 ptos)

O grupo pode buscar outras fontes de consulta além dos textos da apostila e dos que estão no UNIFOR online.

Cabe o psicólogo interferir e construir com os demais profissionais um plano pedagógico funcional e inclusivo, excluindo medicamentos que mutila a personalidade e o comportamento do aprendente. Entra a possibilidade do psicólogo trabalhar com a psico educação reiterando o que os estudantes já tem em conhecimento sobre os males da ritalina mas também deve buscar elementos de mudança na forma de se trabalhar e cobrar conteúdos de modo a reduzir a pressão e abrir espaço para o dialogo com os próprios estudantes. Uma educação menos bancaria e mais participativa reduziria a necessidade de desempenho conteudista e melhoraria as possibilidades de foco na criatividade gerando pró-atividade em vez de competição. Para ser possível era necessário que o psicólogo estivesse inserido ao corpo estudantil.

Intervenção: reuniões com a família, contato com o profissional medico responsável para compreender a real necessidade do medicamento, uma proposta em parceira com a escolas, faculdades para um trabalho mais especifico com o estudante. Promover palestras, fórum sobre medicalização da Vida.

A intervenção mais funcional seria definir com a equipe pedagógica toda as possibilidades de mudar a forma de trabalhar.

[pic 1]

A psicoeducação permite que o paciente seja capaz de compreender as diferenças entre as suas características pessoais e as características do transtorno psicológico que precisa enfrentar, pois o mesmo passa a conhecer detalhadamente as consequências e os fatores desencadeantes e mantenedores dos problemas ou patologia que apresenta (Caminha et al., 2003)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com