TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coxinha de abóbora com recheio de peixe

Por:   •  8/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.401 Palavras (10 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 10

COXINHA DE ABÓBORA COM RECHEIO DE PEIXE

PUMPKIN COXINHA WITH FISH FILLING

Ieza dos Santos Mendonça[1]

Josiane de Gois da Silva1

Adriana Aparecida de Souza Freitas Rolim[2]

Êmile Lima Amaro2

Silvane Maziero Monge2 

RESUMO: Este trabalho teve como objetivo desenvolver um novo produto alimentício, elaborado a partir de uma receita tradicional de coxinha, com recheio de Peixe como fonte de proteína. sendo acrescentado em sua massa a Abóbora (Jerimum) típico da região Norte do Brasil, visando o incentivo ao aproveitamento integral. Com teste do produto realizado no laboratório de práticas dietéticas do Centro de Ensino Faculdade São Lucas obteve-se a ficha técnica e o rótulo nutricional. Para o cálculo dos macro e micronutrientes, foi utilizado à tabela da TACO (NEPA, 2011).

PALAVRAS-CHAVE: Típico da Região. Pescado. Aproveitamento Integral

 INTRODUÇÃO

A gestação é um processo fisiológico que compreende uma seqüência de adaptações ocorridas no corpo da mulher a partir da fertilização. O organismo materno passa por intensas alterações ao longo da gestação com o objetivo fundamental de adequá-lo ás necessidades orgânicas próprias do complexo materno-fetal e do parto e esse período é constituído de 37 a 42 semanas (POLDEN e MANTLE, 1993).

Segundo Leão e Gomes (2010) gestação é considerado um estado anabólico que através dos hormônios afeta os tecidos maternos que garantem a formação e o crescimento do bebê até o nascimento e a dieta deve prevenir a cetose e a hipoglicemia garantindo o ganho adequado segundo o estado nutricional inicial. Atentando para as possíveis deficiências de vitaminas além de complicações comuns que aparecem nesse período.

Segundo, Accioly et al (2009) na gestação ocorrem adaptações metabólicas visando a conservação do nitrogênio e aumento da síntese de proteína pois a necessidade total de proteína para o período gestacional era estimada com base no acumulo materno-fetal de 925 g de proteínas, com eficiência de 70% de conversão da proteína em tecido fetal, materno e placentário.

A recomendação, de proteína para gestantes é portanto de 60 g/dia, considerando que pelo menos 50% dessa proteína seja de alto valor biológico. A utilização protéica depende do perfil de aminograma da dieta e da ingestão energética. A FAO/OMS, em 1985, recomenda a ingestão de 0,75 a 1 g por kg de peso, mais o adicional de 6 g, diariamente (VITOLO, 2003).

A deficiência de vitamina C durante a gestação está associada ao aumento do risco de infecções, rupturas prematuras e membranas (VITOLO, 2008).

Peixe (Tambaqui) da família dos Caracinídeos, é freqüentemente encontrado nas artérias do rio amazônico é rio em ômega 3 e são excelente fonte de proteínas de alta qualidade, o tecido muscular contém, em geral, maior proporção de proteínas miofibrilares e menor proporção de proteínas sarcoplasmáticas e estromáticas, ou seja, 65%, 20-25% e 2-4%, respectivamente (SGARBIERI, VALDEMIRO C. 1996).

Macaxeira que constitui um dos principais alimentos energéticos utilizados no Brasil, devido à sua rusticidade e ampla adaptabilidade. Mandioca cozida: Umidade: 69%; Kcal: 125; Kj: 524; Proteínas: 1; Lipídios: Traços; Carboidratos: 30; Fibras: 1,6; Cinzas: 0,4; Cálcio: 19; Magnésio: 27; Manganês: 0,1; Fósforo: 22; Sódio: 1; Potássio: 100; Cobre: 0,01; Zinco: 0,2; Tiamina: 0,06; Piridoxina: 0,03; Vitamina C: 11.

A Abóbora é uma hortaliça, plantas rasteiras, com caule volúvel, grandes folhas e frutos de diversos formatos, tamanhos e cores. É cultura tipicamente de clima tropical, sendo produzida de Norte a Sul do Brasil. Os frutos são ricos em vitamina A e também fornecem vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo (BRASIL, 2015). Abóbora cozida: Umidade: 95%; Kcal: 15; Kj: 63; Proteínas: 1; Lipídios: Traços; Carboidratos: 3; Fibras: 1,6; Cinzas: 0,4; Cálcio: 17; Magnésio: 17; Manganês: 0,1; Fósforo: 22; Ferro: 0,2; Sódio: 1; Potássio: 126; Cobre: 0,01; Zinco: 0,3; Tiamina: 0,05; Piridoxina: 0,06; Vitamina C: 2.

Segundo Storck et al. (2013), as partes não aproveitáveis dos alimentos poderiam ser utilizadas enfatizando o enriquecimento alimentar, diminuindo o desperdício e aumentando o valor nutricional das refeições. Sendo que, a utilização integral dos alimentos possibilita uma maneira de incrementar a culinária diária, com a criação de novas receitas, além de enriquecer nutricionalmente a dieta, proporcionando mais fibras, vitaminas e sais minerais.

A busca de alimentos regionais para uma receita adaptada se encontra em fácil disponibilidade de ingredientes nos mercados e feiras livres a macaxeira, carboidrato facilmente encontrado na região norte tem alto valor energético, possui vitaminas do complexo B e minerais (cálcio, ferro e fósforo) (BRASIL, 2002).

Ao longo dos tempos têm surgido novos lançamentos de alimentos novos e originais e com isso os produtores têm enfatizado os minerais e vitaminas, pois os consumidores tem se preocupado com isso.

A indústria de alimentos é responsável por quase 15% do faturamento do setor industrial e por empregar mais de 1 milhão de pessoas, tem conseguido seguir as tendências internacionais na área de produção, mas precisa desenvolver trajetórias mais consistentes na área de inovação. Investimentos em pesquisas e desenvolvimento (P&D) com o objetivo de criar novos produtos de maior valor adicionado podem garantir o sucesso e acompanhar a onda de consumo de alimentos saudáveis e de preparo rápido. A tendência atual é a alimentação saudável, com substâncias de gorduras nocivas pelas benéficas, nessa direção, tem aumentado a procura por alimentos saudáveis (GOUVEIA, 2006).

Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma coxinha de macaxeira com abóbora, com recheio de Peixe, oferecendo um paladar regionalizado e utilizando o aproveitamento integral.

 MATERIAIS E MÉTODOS

Estudo transversal de natureza básica com abordagem qualiquantitativa de objetivo descritivo.

O novo produto foi elaborado a partir de uma receita tradicional da coxinha de macaxeira com recheio de  frango. Foram alteradas quantidades e adicionados novos ingredientes e temperos. Onde na massa foi acrescentado a abóbora (Jerimum), e o recheio sendo substituído por peixe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (212.6 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com