TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: VÍDEO INFORMATIVO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO ANTES, DURANTE E APÓS A PRÁTICA DE ATIVIDADE FISICA.

Por:   •  13/11/2021  •  Artigo  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 8

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: VÍDEO INFORMATIVO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO ANTES, DURANTE E APÓS A PRÁTICA DE ATIVIDADE FISICA.

FOOD AND NUTRITION EDUCATION: INFORMATIVE VIDEO ABOUT THE IMPORTANCE OF HYDRATION BEFORE, DURING AND AFTER PHYSICAL ACTIVITY.

AUTOR: Matheus Coelho[1]; Luciana Gavilan Dias Folchetti[2], Iomara Isidorio Cavalcante3

Resumo

É notável que a Educação Alimentar e nutricional, tem um importante papel na ampliação dos conhecimentos sobre nutrição na infância e na adolecencia. Funcionando como uma ótima estrategia para promoção de hábitos alimenteres mais saudáveis que podem durar ao longo da vida. O conhecimento sobre hábitos alimentares saudáveis ira proporcionar maior autonomia na hora da escolhas dos alimentos dentro e fora da escola. Além de prevenir algumas patologias e deficiências nutricionais. Objetivos: Promover a alimentação escolar alimentar e nutricional atravez de um vídeo educativo sobre a importância da hidratação n pratica de atividade fisica. Métodos: Trata-se de um artigo metodológico descritivo sobre o desenvolvimento de atividades educativas para adolescentes de uma escola técnica de São Paulo. Resultados: Toda ação de Educação alimentar e nutricional tem como referencia o guia alimentar da população brasileira, documento que tem como objetivo o acesso a informações confiáveis sobre características e determinantes da alimentação adequada e saudável contribui para que pessoas, famílias e comunidades. Ações de EAN são muito importantes para adolecentes, pois atravez delas é possivel incentivar  a pratica e  á autonomia para fazer escolhas alimentares mais saudaveis. Conclusão: Assim espera-se que atravez do video educativo proposto para os alunos, eles consigam se conscientizar sobre a importancia da hidratação na pratica de atividade fisica.

Palavras-chave: nutrição esportiva, educação alimentar e nutricional e alimentação escolar.

  1. INTRODUÇÃO

O PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar, atua na promoção da alimentação para instituições escolares e promoção de ações educativas sobre alimentação e nutrição aos estudantes da rede publica do Brasil. Em todas as fases da educação. Cabe ao programa o reconhecimento do perfil nutricional dos indivíduos bem como a avaliação daqueles que necessitam de necessidades nutricionais especificas. (CAE 2004).

O PNAE é o programa mais             _antigo  do governo brasileiro em atuação no que diz respeito a alimentação escolar e sua segurança, é classificado como a política pública de maior longevidade e durabilidade, além de ser o mais amplo do mundo quando se trata  de direito à alimentação de forma adequada e saudável (PIPITONE,2003).

O programa acolhe todos os alunos matriculados nas escolas publicas, federais, filantrópicas e comunitárias de todo o país, gerenciado atraves do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), aliado aos principios do Direito Humano à Alimentação Adequada e da Segurança Alimentar e Nutricional  (BRASIL,2011).

Alguns avanços importantes foi a exigência de forma obrigatória de um nutricionista ao   programa da região, a ampliação dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) e a constituição dos Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANEs), alem de parcerias do FNDE e  Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), afim de garantir uma alimentação adequada e saudável as escolas, salienta-se que o beneficio deste programa em sua criação não é somente aos alunos, mas também o alcance  entre os profissionais envolvidos e o meio de forncecimento dessa alimentação (CAE,2015).

Além disso, o nutricionista do PNAE tem a função de apresentar cardápios que se adequem a realidade daquela população atendida em especifico, levando sempre em consideração os hábitos alimentares, a cultura e costumes do local. É essencial que o nutricionista se atente as necessidades nutricionais especificas existentes para que sejam atendidas da melhor maneira possível (CORRÊA, 2017).

Desse modo, a educação alimentar e nutricional funciona como um ótimo instrumento no contexto da promoção das práticas alimentares saudáveis (DEMINICE, 2007). Além do mais, as ações em Educação alimentar e nutricional, além de atuar como estratégias de ação, tem o importante papel de socializar conhecimentos técnico-cientifico para a sociedade (CAMOSSA, 2005).

Assim a alimentação escolar assume um caráter pedagógico, devendo estimular a integração de temas relacionados s à alimentação e nutrição no currículo escolar. É esperado que o Programa represente um espaço para o desenvolvimento de atividades de promoção da saúde além de construção de conhecimentos visando a segurança alimentar e nutricional dos estudantes.

Como sugestão neste sentido a estratégia de educação alimentar nutricional utilizada foi o desenvolvimento de um vídeo sobre a importância da hidratação antes durante e após a pratica de atividade física.

VÍDEO: Dicas de hidratação antes, durante e após a pratica de atividades físicas, disponível através do link: ttps://www.instagram.com/tv/CVOGsDFjg2r/?utm_medium=copy_link.

Todo conteúdo do vídeo teve um embasamento cientifico, com base em um artigo publicado pelo Colégio americano de medicina esportiva que recomenda o consumo de 500ml de água 2 horas antes da prática de atividade física, para que haja tempo suficiente para que o corpo excrete esse excesso de água e que isso não interfira na pratica do exercício físico. Para hidratação durante a pratica o colégio recomenda de 150 a 300ml de água em intervalos regulares de 20 a 30 min. Após a prática da atividade ressalto mais uma vez a importância da hidratação, segundo o colégio americano a hidratação deve ser feita pela frequência e não pelo volume.

  1. OBJETIVO GERAL

 

Promover a educação alimentar e nutricional através de vídeos educativos em mídias sociais.

  1. OBJETIVOS ESPECIFICOS

-Orientar sobre a importância da hidratação antes, durante e após a pratica de atividade física.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS / METODOLOGIA

Trata-se de um artigo metodológico descritivo sobre o desenvolvimento de atividades educativas para adolescentes de uma escola técnica de São Paulo.

Foi realizado uma pesquisa sobre a importância da hidratação na atividade física, foram utilizados na pesquisa artigos publicados pela base de dados SciELO e o Colégio americano de medicina esportiva. Após a extração das informações foi realizado um vídeo educativo, no laboratório de TI da Universidade Paulista Unip, devido a pandemia do covid-19, o que nos impossibilitou a ida até a escola.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com