TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EPIDEMIO

Por:   •  23/8/2015  •  Ensaio  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

Epidemiologia básica

Rafaella Perizzolo 15103977

  1. Cite cinco usos da epidemiologia, exemplificando cada um deles.

Identificação de fatores de risco e situação de vulnerabilidade: a epidemiologia é capaz de prever tendências, seja em uma família, uma população local ou numa escala maior. O estudo aprofundado por meio de bioestatísticas, fatores de risco e inquéritos torna possível uma previsão sobre determinada doença, a fim de prevenir ou tratá-la com antecedência.

Avaliação de políticas publicas: através da epidemiologia é possível avaliar programas e serviços públicos direcionados a saúde, afim de testar a eficácia, a efetividade e o impacto da política adotada. Também é capaz de saber a qualidade, o acesso e se auxiliando a população de um determinado local com o objetivo de alcançar a equidade em saúde. Caso o serviço esteja atingindo suas metas é possível controlar, prevenir e tratar de forma adequada a doença em questão.  

Planejamento e organização de políticas e serviços: a epidemiologia proporciona dados que permitem saber onde, quando e porque ocorrem os problemas e quais pessoas são atingidas. Através disso é possível planejar e organizar a execução das ações de prevenção, controle e tratamento que se adéqüem as necessidades reconhecidas.

Diagnóstico da situação de saúde: reconhece a situação de saúde da população em geral, suas tendências e prioridades a fim de implantar ações adequadas e efetivas através do monitoramento da saúde da população e do diagnóstico das necessidades.

Pesquisa etiológica: para exemplificar esse uso da epidemiologia é bem simples, basta pegarmos uma das doenças crônicas mais conhecidas: a obesidade. Uma pesquisa etiológica sobre a obesidade teria como objetivo estudar a causa ou a origem da doença, para, em segundo plano, conhecer o tratamento e a medida de controle mais adequada, a porcentagem e o perfil dos indivíduos afetados, fazer estudos para prevenção, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (27.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com