TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeito da Irvingia gabonensis (manga africana) sobre o emagrecimento - revisão sistemática

Por:   •  2/11/2019  •  Artigo  •  3.636 Palavras (15 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Candido Mendes - UCAM

Especialização Lato Sensu em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional Clínica e Esportiva

Marileide Nascimento Dantas

Efeito da Irvingia gabonensis (manga africana) sobre o emagrecimento - revisão sistemática

Prof. Dr. Rafaela Liberali

Orientadora

Salvador - Bahia

2018

Universidade Candido Mendes - UCAM

Especialização Lato Sensu em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional Clínica e Esportiva

Marileide Nascimento Dantas

Efeito da Irvingia gabonensis (manga africana) sobre o emagrecimento - revisão sistemática

Prof. Dr. Rafaela Liberali

Orientadora

Trabalho de Conclusão apresentado ao curso (Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional Clínica e Esportiva), oferecido pela Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para obtenção do grau de especialista, sob a orientação do Prof.ª Dr. Rafaela Liberali.

Email: marileide.dantas@hotmail.com

Salvador - Bahia

2018

Termo de Aprovação

Aluna: Marileide Nascimento Dantas

Título: Efeito da Irvingia gabonensis (manga africana) sobre o emagrecimento - revisão sistemática

Trabalho de Conclusão apresentado ao curso de Especialização Lato Sensu em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Clínica e Esportiva, oferecido pela Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para obtenção do grau de especialista, sob a orientação da Prof.ª Dr. Rafaela Liberali.

.

Salvador, 25 de novembro de 2018.

Banca examinadora:

______________________________

Professor (a) orientador (a)

_______________________________

Professor (a) orientador (a)

_______________________________

Professor (a) orientador (a)

RESUMO

Objetivo: Demonstrar os efeitos da Irvingia gabonensis (manga africana) sobre o emagrecimento. Metodologia: revisão sistemática. Foram utilizadas bases de dados: PubMed, Scielo, Bireme LILACS e Science Direct. Selecionaram-se trabalhos entre os anos de 1995 e 2012. Resultados: A literatura analisada para compor a revisão aponta que a irvingia gabonense é benéfica sobre o emagrecimento e não só do ponto de vista físico, mas fisiológico também. Evitando assim a obesidade, dislipidemia e hiperglicemia. Conclusão: a irvingia gabonense é um fitoterápico com efeitos benéficos sobre o emagrecimento.

Palavras Chaves: Obesidade, emagrecimento, fitoterápico, irvingia gabonense.

ABSTRACT

Objective: Demonstrate the effects of Irvingia gabonensis (African mango) on weight loss. Methodology: systematic review. We used databases: PubMed, Scielo, Bireme LILACS and Science Direct. Results were selected between the years 1995 and 2012. Results: The literature analyzed to compose the review shows that the irvingia gabonense is beneficial on the weight loss and not only from the physical point of view, but also physiological. Thus avoiding obesity, dyslipidemia and hyperglycemia. Conclusion: the irvingia gabonense is a herbal medicine with beneficial effects on weight loss.

Keywords: Obesity, weight loss, phytotherapy, irvingia gabonense.

INTRODUÇÃO

A obesidade é definida segundo a OMS, como o acúmulo e excesso de gordura depositado no tecido adiposo do indivíduo. É uma doença inflamatória, podendo desencadear síndrome metabólica como diabetes melito, dislipidemia, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial [1]. Em pacientes obesos há um predomínio de comorbidade como hipertensão arterial e diabetes [2]. Para identificar a obesidade, os estudos epidemiológicos utilizam-se do ponto de corte do índice de massa corporal (IMC) 30kg/m², que somado ao peso e altura ao quadrado, obtém-se o valor sendo maior ou igual, tanto para mulher quanto para homem [3].

Em um estudo realizado com indivíduos obesos, os avaliadores obtiveram ponto de corte do índice de massa corpora (IMC) de 40 a 49kg/m2 e obtenção dos níveis de glicemia, do perfil lipídico e do ácido úrico, através de exames bioquímicos, sendo os mesmos submetidos a uma dieta com 300g de carboidratos [4]. Dos 100% dos pacientes submetidos ao tratamento clínico 12,4% perderam 10% do peso e 33,5% houve prevalência da elevação dos níveis de colesterol, o que poderiam ter maior perda ponderal e baixo índice dos níveis de colesterol, se os pacientes fossem submetidos a uma terapia medicamentosa com o uso prolongado [5].

A busca por produtos naturais para prevenção e tratamento de doenças como obesidade e suas comorbidade, vem crescendo a cada dia, o que tem impulsionado as pesquisas referentes ao potencial funcional de plantas medicinais e fitoterápicas [6]. Pois os mesmos também apresentam efeitos fisiológicos e metabólicos como, por exemplo, fitoterápicos que auxiliem no emagrecimento, perfil lipídico, perfil glicêmico em indivíduos obesos [7].

Outro estudo em criciúma-SC, realizado através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com