TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS FREQUENTADORAS DE CRECHES PARTICULARES NO RIO DE JANEIRO.

Por:   •  21/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.746 Palavras (11 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

O leite materno oferece os nutrientes que uma criança necessita para iniciar uma vida saudável e representa o alimento essencial ao lactente até o sexto mês de vida, de forma exclusiva; a partir de então, deve ser complementado com outras fontes nutricionais até pelo menos os dois anos de idade (WHO, 2001).

Pesquisas recentes mostram que o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade é o alimento mais benéfico. A rganização undial da aúde (OMS) também faz essa recomendação (VIEIRA et.al, 2004).

A introdução de alimentos ocorre ao longo do primeiro ano de vida da criança. É o momento quando muitas crianças, alimentadas de forma incorreta se torna desnutridas ou podem desenvolver obesidade (AGOSTINI et.al, 2008).

 profissionais de saúde e amiliares  assegurar uma dieta equilibrada e que ofereça quantidade, qualidade, adequação e harmonia de alimentos (SOUSA, 2005). 

1. OBJETIVOS

1.1. Objetivo geral

os principais alimentos oferecidos a crianças de zero a dois anos.

1.2. Objetivos específicos

- Avaliar o tempo e a frequência de amamentação

- Descrever os alimentos ofertados a crianças menores de dois anos

-

2. MATERIAIS E MÉTODOS

 coleta de dados uma creche particular no município do Rio de Janeiro.

 Para a coleta de dados utilizado o questionário (Anexo 1 e 2) do Sistema de Informações sobre Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) intitulado “Formulário de marcadores de consumo alimentar – crianças menores de 5 anos de idade” (SISVAN, 2008). O questionário desmembrado, utilizando-se apenas as questões para  crianças menores de 2 anos.

O questionário colocado na agenda das crianças e os pais responder conforme idade: os responsáveis pelas crianças abaixo de meses responder o questionário sobre amamentação exclusiva (anexo 1), e os responsáveis pelas crianças entre meses e dois anos, responder o questionário sobre amamentação e alimentação complementar (anexo2).

As duas principais variáveis estudadas : amamentação e hábito alimentar. O hábito alimentar analisado conforme o tipo de alimentos complementares introduzidos na dieta da criança e a idade desta na época da introdução.

Os dados analisados através de média, comparando os resultados com tabelas.

3. REVISÃO DE LITERATURA

3.1. Amamentação

O melhor alimento nos primeiros meses de vida é o leite materno, além de proteger as vias respiratórias e o trato gastrintestinal contra doenças infecciosas, ajuda no ganho de peso adequado, é livre de contaminação, promove proteção imunológica, é adaptado ao metabolismo da criança e estimula o vínculo afetivo entre mãe e filho (CORREA et.al, 2009).

Estima-se que nos países desenvolvidos somente entre 24% a 32% das crianças sejam amamentadas exclusivamente até seis meses, sendo encontrados, ainda, valores inferiores nos países em desenvolvimento (WHO, 2009).

A curta duração do aleitamento está relacionada a falta de apoio dos profissionais de saúde, da família e da sociedade, também podemos dizer que razões culturais contribuem para o desmame precoce. A grande disponibilidade e fácil acesso aos leites artificiais e a consequente perda da experiência de amamentar, diminuem os esforços para garantir a amamentação dos bebês, mesmo com a riqueza de evidências científicas e o conhecimento dos perigos da alimentação artificial (WEAVER, 2012).

O leite humano é fonte completa de nutrientes para o lactente , sua composição química atende às condições particulares da digestão e do metabolismo neste período de vida do recém nascidoÉ rico em gorduras, minerais, vitaminas, enzimas e imunoglobulinas, com vantagens nutritivas, por promover o crescimento e desenvolvimento, bem como por influenciar no futuro desempenho escolar da criança. Sobretudo, as práticas apropriadas de amamentação produzem efeito positivo no binômio mãe-filho (FROTA et.al, 2009).

Alguns tipos de líquidos e semi sólidos, se oferecidos precocemente, contribuem para a diminuição da sucção da criança e da produção de leite pela mãe. Do ponto de vista da maturação fisiológica e da necessidade nutricional, a oferta inoportuna de outros alimentos além do leite materno pode levar a situações de desnutrição ou à obesidade infantil (BERNARDI et.al, 2009).

3.2. Fatores que interferem no

Os principais fatores do desmame precoce relatados são: deficiência orgânica da mãe, problema com o bebê, atribuição de responsabilidade à mãe, mudanças na estrutura familiar, nível socioeconômico, grau de escolaridade, idade, trabalho materno, urbanização, condições de parto, incentivo do cônjuge e de parentes e a intenção da mãe de amamentar, demonstrando associação entre fatores maternos, do recém-nascido e o contexto em que se encontram (FROTAet.al, 2009).

O ato de amamentar tem mudado ao longo do tempo, obedecendo a determinações culturais e socioeconômicas. Os motivos que levam as mães a decidirem sobre a amamentação podem estar ligados a cultura, estilo de vida e influência da sociedade. Ainda que seja um processo biológico, as mães precisam ser informadas quanto às vantagens do  e acerca das desvantagens do desmame precoce (FROTAet.al, 2009).

Em vários países, a má nutrição de recém-nascidos e lactentes, problemas de crescimento e desenvolvimento e mortalidade estão associados ao desmame precoce e às práticas inadequadas de complementação alimentar. Isso acontece porque alimentos não nutritivos são introduzidos frequentemente muito cedo (nos países desenvolvidos e em desenvolvimento) ou muito tarde (nos países em desenvolvimento). Cresce o consenso de que a maior ameaça às crianças, em termos nutricionais, ocorre durante o período entre os  e os 24 meses de idade, quando acontece a transição da  para o consumo da dieta familiar e quando as taxas de doenças infecciosas, como diarréia, são as mais altas (FROTA et.al, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (247.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com