TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO NO ODOR CORPORAL

Por:   •  16/8/2018  •  Ensaio  •  1.764 Palavras (8 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIA DA SAÚDE  

Graduação em Nutrição

ALEXANDRE OLIVEIRA BERNARDES B3458E-2

INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO NO ODOR CORPORAL

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP

2018

ALEXANDRE OLIVEIRA BERNARDES B3458E-2

INFLUENCIA DA ALIMENTAÇÃO NO ODOR CORPORAL

Projeto de conclusão de curso apresentado à Universidade Paulista- UNIP, como parte dos requisitos necessários para obtenção do título de bacharel em Nutrição, sob a orientação da Prof. Msc Maria Juciara de Abreu Reis

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP

2018

RESUMO

Há varias razões pelas quais as pessoas transpiram, dentre elas, o estresse, ansiedade, exercícios, altas temperaturas, nervosismo, raiva e febre podem desencadear uma transpiração excessiva através do suor. A idade, o perfil geral da saúde e o peso, são fatores que podem também afetar, mas com os mesmos fatores, as pessoas sempre exalam um suor diferente, e outras ainda geram um suor mais intenso que outras, com odor agradável ou indiferente, ou até muito desagradável. Os odores procedem principalmente das axilas, mas também de todo o corpo onde haja glândulas sudoríparas. Algumas pessoas evitam comer um alimento ou outro por que ficam com receio de causar mau cheiro, mas às vezes se abre mão de um alimento muito importante à saúde. Posto isso, sugerimos que o odor de uma pessoa saudável difere do odor de uma pessoa doente. Há influência, principalmente, pelas que consomem mais frutas e vegetais em sua dieta. Ainda podemos correlacionar o fato de as mulheres serem mais sensíveis ao cheiro que os homens, tornando o odor um elemento crucial para as escolhas de parceiros, e os julgamentos das pessoas ao redor, sobre os hábitos de vida, de alimentação e de higiene que o indivíduo leva na vida cotidiana.  

Palavras-Chave: odor, suor, alimentação, dieta.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        OBJETIVO        7

2.1.        Objetivo Geral        7

2.2.        Objetivos Específicos        7

3.        JUSTIFICATIVA        8

4.   METODOLOGIA        9

4.1.    Métodos de Abordagem        9

4.2.    Método de Procedimento        9

4.3.    Técnicas         9

4.4     Coleta e Apresentação de Dados        10

5.        RESULTADOS ESPERADOS        10

6.        CRONOGRAMA        11

7.        REFERÊNCIAS....................        ...................................................12


  1. INTRODUÇÃO

O significado da palavra odor vem como “emanação transmitida por um fluido (ar, água) e sentida pelo aparelho olfativo”. Tendo como sinônimo; aroma, cheiro, fragrância, olor, perfume. (Dicio, 2018)

São emitidos pelas glândulas sudoríparas do corpo humano centenas de compostos orgânicos voláteis, tanto odoríferos como não-odoríferos. Justamente, tais compostos orgânicos voláteis responsáveis pelo odor corporal, variam com a idade, dieta, sexo, situação fisiológica, além de costumes culturais ou familiares.  (Mika Shirasu  e Kazushige Touhara, 2011)

A capacidade olfativa é um de nossos primeiros sentidos descobertos na vida, que nos fazem ser ímpares para nossos pais, não se limitando a infância, mas, até a idade adulta, como também mais avançada e, capazes de influenciar na escolha dos parceiros sexuais. (Jan Havlicek  Pavlina Lenochova, 2016)

Nas mulheres, pesquisas relatam que  que o odor corporal muda durante o ciclo menstrual, e outras pesquisam também mostraram que o humor de uma pessoa específica pode influenciar seu próprio olfato a percepção de seu odor axilar (Jan Havlicek  Pavlina Lenochova, 2016).

        Sabe-se que uma alimentação saudável composta por legumes, verduras, frutas, proteínas é capaz de fortalecer a imunidade e conferir boa saúde. Logo, a percepção de saúde de um potencial parceiro é conferida pela saúde da pele e do cheiro pessoal. Por outro lado, pessoas desgostam de um cheiro de suor de pessoas que tem um sistema imune comprometido, pois sugere que está associado a possíveis doenças, e a possibilidade de ficar com a imunidade baixa está associado a uma alimentação não saudável. (Zuniga, A., Stevenson, R.J., Mahmut, M.K. & Stephen, 2016) 

        Para algumas culturas como o hinduísmo, os quais praticam o vegetarianismo, ligam a agradabilidade do odor corporal ao não consumo de carne. (Jan Havlicek  Pavlina Lenochova, 2016). E conforme o artigo publicado pela revista Appetite 1 Junho de 2015, o alho que é um alimento (bulbo) conhecido por ser muito eficaz para a imunidade, mas evitado por muitos por estar associado a mau hálito e odores desagradáveis, diferentemente do que as pessoas pensam, não está associado ao mau odor corporal. (Fialová J., Roberts S.C. & Havlíček J., 2015)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (127.8 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com