TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância de uma dieta balanceada

Artigo: Importância de uma dieta balanceada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  Artigo  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

Nutrição

Grupo de nutrientes Função Alimentos mais ricos

Carboidratos Os carboidratos desempenham um papel fundamental no nosso organismo, pois através dos Carboidratos que nossas células obtêm energia para realizar suas funções metabólicas e assim gerando a energia que nos sustenta Os pães, os cereais,arroz e as massas

Proteínas Estrutural (participam da estrutura dos tecidos), enzimática (são fundamentais como moléculas reguladoras das reações biológicas), hormonal (muitos hormônios de nosso organismo são de natureza protéica), de defesa (existem células no organismo capazes de "reconhecer" proteínas "estranhas" que são chamadas de antígenos),nutritivo, coagulação sangüínea e transporte. Carne, peixe,ovos, leite, queijo,iorgute, arroz,feijão,ervilhas,milhe te, trigo sarraceno,lentilhas,quinoa,milho,

Arroz integral e ervilhas vermelhas

Lipídios Os lipídeos podem ser definidos como gorduras. Eles não são solúveis na água e tem várias funções no organismo. Eles fornecem energia para as células, participam da composição de membranas celulares, atuam como isolantes térmicos e facilitam algumas reações químicas que acontecem no organismo. Os lipídeos também armazenam e transportam combustível metabólico e dão origem as chamadas moléculas mensageiras, como os hormônios Leite integral,ovos, castanhas de caju,coco,azeite e carne com gordura

Sais minerais Atuam como componentes importantes na formação e manutenção dos ossos do corpo humano (principalmente os fosfatos de cálcio); Através de sua ação que as reações enzimáticas são reguladas; Participam da composição de algumas moléculas orgânicas; Agem na manutenção do equilíbrio osmótico

Vegetais, leite, ovos, frango, carne de boi, carne de porco, nozes, peixe, banana, sal.

Vitaminas Vitamina A: é uma vitamina lipossolúvel que ajuda na formação e na manutenção de dentes saudáveis, ossos e tecidos moles, membranas mucosas e pele. É também conhecida como retinol, uma vez que produz pigmentos necessários às funções da retina. Estes pigmentos são especialmente importantes para a visão noturna. A vitamina A pode também ser necessária para a reprodução e a lactação. O beta caroteno, que tem propriedades antioxidantes, é um precursor da vitamina A.

Tiamina(B1): auxilia as células do corpo a converter carboidratos em energia. É também fundamental para o bom funcionamento do coração, células nervosas e cérebro.

Riboflavina (B2):funciona em conjunto com outras vitaminas do complexo B. É importante para o crescimento e para a produção de glóbulos vermelhos. Como a tiamina, também ajuda na liberação de energia dos carboidratos.

Vitamina B6: é também conhecida como piridoxina. Quando mais proteína uma pessoa ingere, maior a quantidade de vitamina B6 necessária para utilização da mesma. Ajuda na formação de glóbulos vermelhos e na manutenção das funções normais do cérebro. Também colabora com a síntese de anticorpos do sistema imunológico.

Vitamina B12: assim como as outras vitaminas do complexo B, é importante para o metabolismo. Ajuda na formação de glóbulos vermelhos e na manutenção do sistema nervoso central.

Ácido pantotênico e biotina: o ácido pantotênico é essencial para o metabolismo dos alimentos. É também essencial para síntese de hormônios e de colesterol. Como as outras vitaminas do complexo B, a biotina é essencial para o metabolismo de proteínas e carboidratos e para a síntese de hormônios e de colesterol.

Folacina: age em conjunto com a vitamina B12 na produção de glóbulos vermelhos. É necessária para a síntese do DNA,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com