TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância dos aminoácidos

Por:   •  5/5/2015  •  Resenha  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

A importância dos aminoácidos no metabolismo.

Estudar o metabolismo de lisina em cereais é de fundamental importância visto que esse grupo vegetal apresenta baixa qualidade protéica devido à deficiência em aminoácidos essenciais, como lisina e treonina. A via metabólica do ácido aspártico é a responsável pela síntese de lisina, treonina, mas também metionina e isoleucina, dos quais, para os cereais, o aumento do conteúdo de lisina é um ponto chave para melhorar a qualidade nutricional das sementes, assim como o aumento de metionina em sementes de leguminosas.

Dentre os 20 aminoácidos normalmente incorporados em proteínas, somente 11 podem ser sintetizados por mamíferos adultos. Os nove restantes, denominados essenciais, devem ser providos pela dieta. As plantas e a maioria das bactérias e fungos têm a capacidade de sintetizar todos os 20 aminoácidos.

Os cereais de uma forma geral, constituem a maior e muitas vezes, a única fonte de proteínas em países subdesenvolvidos. O arroz é fonte de alimento importante em países em desenvolvimento, predominantemente cultivado na Ásia. No Brasil, a área colhida e a produção correspondem a 3.550 mil hectares e 9.400 toneladas, respectivamente [1]. O arroz é consumido por mais da metade da população mundial, sendo que o consumo nacional atinge cerca de 11,5 milhões de toneladas ao ano [1]. Trigo e arroz fornecem cerca de 35% de proteína vegetal para nutrição humana. Embora o nível protéico em arroz (9%) seja inferior ao do trigo (12%), as proteínas de arroz apresentam o maior valor nutricional entre os cereais, pois possuem os níveis mais elevados de aminoácidos essenciais incluindo-se a lisina e a treonina. O milho é o terceiro cereal em importância no mundo, depois do trigo e do arroz, sendo o mais importante da América Latina. Ele fornece cerca de 15% da proteína produzida anualmente pelas culturas alimentares e representa 19% das calorias alimentares do mundo.

        A via do ácido aspártico vem sendo estudada há bastante tempo enfocando principalmente a biossíntese de lisina e treonina. Entretanto, o catabolismo de lisina, que parece ser um ponto chave para o acúmulo deste aminoácido tem sido pouco estudado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com