TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas Caseiras no preparo dos alimentos

Por:   •  17/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.929 Palavras (12 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 12

INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS[pic 2]

ADANNY FLOR

ANA CLARA BORGES

CAROLINE LAVAGNOLLI

GIOVANNA DE MELO

ISADORA PRADO

KARINE HELLEN

MONALISA ROCHA

NATHÁLIA ARAÚJO

Pesos e Medidas

ARAGUARI/MG

2018

INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS[pic 3]

ADANNY FLOR

ANA CLARA BORGES

CAROLINE LAVAGNOLLI

GIOVANNA DE MELO

ISADORA PRADO

KARINE HELLEN

MONALISA ROCHA

NATHÁLIA ARAÚJO

Pesos e Medidas

Relatório de aula prática apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Seleção e preparo de alimentos, do curso de Nutrição, do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos, Araguari/MG.

ARAGUARI/ MG

2018

ROTEIRO DE AULA PRÁTICA

CURSO: Nutrição / 3° período

DISCIPLINA: Seleção e Preparo de Alimentos

Profª. Viviane Luiz de Melo

PESOS E MEDIDAS

  1. Introdução

Para que uma preparação culinária seja realizada e reproduzida com sucesso, vários fatores são importantes, tais como tipo de utensílio, temperatura e tempo de preparo, além da qualidade e quantidade dos ingredientes. A reprodução dessas condições garantirá a obtenção de resultados semelhantes a cada repetição da receita ou protocolo, mesmo quando elaborados diversas vezes e por pessoas diferentes. A redação de uma receita deve conter informações claras e precisas, a fim de possibilitar sua reprodutibilidade. (PHILIPPI, 2015)

Uma das principais etapas para a preparação de uma receita é a utilização de pesos e medidas exatas dos ingredientes, afim de se obter um resultado satisfatório em relação à qualidade, quantidade e custo benefício evitando-se desperdício.

Com o intuito de minimizar variações de medidas, a TD desenvolveu métodos para pesagem de alimentos e preparo de receitas. Entre estes métodos, tem se dois tipos de medidas, a primeira trata se da medida exata que é realizada com instrumentos de precisão exata por exemplo proveta, balança e becker, contudo o custo não é tão acessível, ocasionando assim a criação da segunda medida – medida casual de consumo ou medida caseira, que consiste na utilização de utensílios de fácil acesso doméstico como xicaras, colheres e copos. Apesar da fácil utilização, o produto final pode ser diferente a cada preparação devido a fatores como os diferentes tamanhos e tipos de utensílios, unidades de medidas e quem esta manipulando a receita. O manipulador deve apresentar um mínimo conhecimento da padronização de medida, a capacidade volumétrica dos utensílios e a diferença de medida de ingredientes secos e líquidos.

A conversão e a equivalência de medidas adotadas são fatores importantes a serem considerados quando há necessidade de se converter gramas em mililitros ou mesmo entender as medidas utilizadas nas receitas. (PHILIPPI,2015)

Os alimentos sólidos são muito diversos quanto à forma física (tabletes, pedaços, grãos, pós e outros), o que demanda cuidados especiais para uma pesagem e medição precisas, necessárias tanto à padronização de receitas quanto ao preparo de dietas especiais. (PHILIPPI, 2015)

Alimentos sólidos como a farinha e açúcar, caso esteja em grumos devem com o auxilio de uma colher serem desmanchados.

A colher (sopa, sobremesa, café e chá) e a xicara (chá e café) são os utensílios mais utilizados para mensura deste grupo de ingredientes. Elas podem ser classificadas em cheia, nivelada ou rasa.

Assim como os ingredientes sólidos, os líquidos também precisam de padronização de medidas, porém há apenas nivelado ou raso, já que ele é medido/pesado em mililitros, também podendo ser utilizado a colher ou xícara.

Já os alimentos pastosos ou gordurosos como a margarina devem ser pesados em temperatura ambiente e colocados em um utensílio padronizado, se este for uma xicara deve acomodá-lo com uma colher para se evitar a formação de bolhas de oxigênio, o que pode interferir na pesagem. Se for medida em colheres, o alimento poderá ser coloca diretamente, portanto deve ser tomada precauções para que não seja formada bolhas de oxigênio e anuência do produto na parte externa.

Deve lembrar também que o manipulador é uma parte fundamental para o manuseio da receita uma vez que cada pessoa tem uma forma de medir por exemplo colher rasa ou cheia, o ideal é que um único manipulador faça todas as medições para que não tenha divergência de um ingrediente para outro.

  1. Objetivo Geral: Capacitar o aluno a padronizar utensílios e técnicas de pesagem comparando as medidas caseiras dos ingredientes e seus respectivos pesos e medidas em gramas e mililitros.

        2.1 Objetivos Específicos:

  • Conhecer o volume dos ingredientes em medidas caseiras (utensílios domésticos);
  • Garantir o controle de qualidade através da reprodutibilidade das receitas;
  • Garantir controle de custo e aceitação;

  1. Material e Métodos:
  1. Material
  • Balança Filizola com precisão de 10g e capacidade de 10Kg;
  • Copo tipo americano normal e duplo
  • Colheres de servir; de sopa; sobremesa; chá e de café
  • Xícaras de chá e café;
  • Pratos comuns, rasos e fundos;
  • Bekers com capacidades (1.000ml; 500ml; 250ml; 40ml; 20ml; 10ml);
  • Pipetas com capacidade de 0,5ml e 2ml.
  • Peneiras plásticas (4 a 5 unidades);

Farinha de Trigo

1Kg

Açúcar refinado

500g

Açúcar cristal

1Kg

Amido de milho

1Kg

Fermento em pó

2 potinhos

Sal

500g

Chocolate em pó ou cacau

500g

Leite integral

1 litro

Óleo vegetal

1 litro

Margarina

1 pote grande

Ovo

1 dúzia

Fubá

500g

Coco ralado sem açúcar

1 pct

Erva doce

1 saquinho

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (244.9 Kb)   docx (377.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com