TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Medidas Caseiras

Por:   •  28/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

As medidas caseiras ou usuais são ferramentas usadas pelo nutricionista no planejamento de cardápios e planos alimentares, bem como para a avaliação quantitativa das refeições realizadas pelo cliente, fazendo a conversão de gramas ou mililitros para utensílios costumeiramente utilizados em residências ou serviços de alimentação. São instrumentos que facilitam a compreensão do indivíduo em relação à proporcionalidade dos alimentos a serem consumidos (FERNANDES, 2016 p.6).

Para preparar uma refeição que atenda ao valor nutricional adequado, e para que não haja desperdícios, quantidade insuficiente de ingredientes, é importante que sejam estabelecidas estratégias para a realização da receita. Para isso é necessário a observação de alguns fatores, como: tempo e temperatura de preparo, tipo de utensílio utilizado, qualidade e quantidade dos ingredientes. A atenção a estes critérios garantirá resultados semelhantes a cada repetição, mesmo que seja elaborada inúmeras vezes e por uma grande quantidade de pessoas. Dentre as estratégias para a elaboração adequada da receita, está a verificação rigorosa dos pesos e das medidas, garantindo então que o preparo seja um sucesso. (PHILIPPI, 2003 p.12).

A pesagem de alimentos sólidos exige cuidados especiais para que suas medidas sejam precisas, principalmente devido à diversidade existente em sua forma física (tabletes, pedaços, grãos, pós e outros). Assim como os sólidos os líquidos também seguem uma padronização de medidas, ou seja, para sua mensuração devem ser utilizados recipientes que oferecem maior precisão, como medidores com graduação ou xícaras de tamanho adequado para leitura de volume. O recipiente deve ser preenchido aos poucos até atingir a quantidade indicada pela receita. A leitura deve ser feita em superfície plana, colocando o medidor ao nível dos olhos, para que assim se possa verificar sem distorções as marcações (PHILIPPI, 2003 p.13).

Os alimentos pastosos devem ser pesados em temperatura ambiente e colocados em utensílio padronizado com o auxílio de uma colher, comprimindo sempre para que não reste bolhas de ar, e só então nivelar com uma espátula ou dorso de uma faca para que a medida seja precisa. Caso a medida da receita seja em colheres, o alimento poderá ser colocado diretamente, desde que tomada às precauções para evitar formação de bolhas, nesse caso os ingredientes também devem ser nivelados com espátula ou faca. Para a pesagem de óleos devem ser seguidos os mesmos procedimentos dos ingredientes líquidos (PHILIPPI, 2003 p.13-14)

2 OBJETIVO

O objetivo da aula prática realizada no laboratório de técnica dietética da faculdade Uninassau foi conhecer os diferentes utensílios de medidas caseiras e seus referidos pesos, utilizados para aferição de quantidade por grande parte da população.

3 MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 Materiais

1. Balança

2. Colher de Servir Grande

3. Colher de Servir padrão

4. Copo americano

5. Copo duplo

6. Taça Gallant

7. Taça Paulista

8. Xícara (padrão)

9. Medidor

10. Concha média

11. Colher de sopa

12. Colher de sobremesa

13. Colher de chá

Ingredientes

1. Flocos de arroz

2. Água

3.2 Métodos

Para a mensuração do valor de cada medida caseira, foi utilizado uma balança digital, e dois ingredientes, sendo um seco e outro líquido, sendo eles, flocos de arroz e água.

Cada recipiente vazio foi colocado na inicialmente na balança para ser tarado, certificando-se que seria aferido apenas o peso do ingrediente, em seguida, colocou -se o ingrediente no recipiente de maneira a preenche-lo dentro das normas de aferição, conferindo o peso obtido.

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com