TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mostra Cientifica

Por:   •  24/11/2019  •  Resenha  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA

NUTRIÇÃO

ANA CLARA FERREIRA BARROS

LAYNA RAVELKONSKI

MILTON CARLOS DE LIMA JUNIOR

RÁVILA MIRELY DE A. SANTANA

RICARDO SILVA ARAUJO

RESUMO DA MOSTRA CIENTIFICA

ANÁPOLIS

2019

ANA CLARA FERREIRA BARROS

LAYNA RAVELKONSKI

MILTON CARLOS DE LIMA JUNIOR

RÁVILA MIRELY DE A. SANTANA

RICARDO SILVA ARAUJO

RESUMO DA MOSTRA CIENTIFICA

Resumo da mostra científica falando sobre avaliação em idosos com diabetes, como nota parcial da 1° VA.

Professora: Isabela Loyola

ANÁPOLIS-GO

2019

INTRODUÇÃO

Na terceira idade tem um grande risco de desenvolver desnutrição, já que na vida idosa a deficiência nutricional é um problema relevante.

A qualidade de vida na velhice esta relaciona aí autoestima e ao bem-estar, e abrange vários aspectos como o estado de saúde e estilo de vida. 

Processo de envelhecimento tem como característica alterações metabólicas, fisiológicas, psicológicas e bioquímicas que influenciam no estado nutricional desse indivíduo. 

A nutrição tem um papel importante na modulação das mudanças fisiológicas relacionadas com o desenvolvimento de doença crônicas, como o diabetes, obesidade, e problemas cardiovasculares. 

MÉTODOS

Trata-se de um estudo elaborado com artigos de uma pesquisa acessado na base de dados do site Google Acadêmico utilizando como descritores as palavras: antropometria, diabetes, idosos.

Realizou-se a pesquisa dos artigos no mês de abril de 2019, na pesquisa, utilizaram-se cerca de 16 artigos originais de pesquisa e revisão, em língua portuguesa dos últimos dez anos, com informações relevantes sobre avaliação de idosos com diabetes.

A análise foi realizada através da interpretação dos dados estatísticos estudados e por meio da leitura dos artigos selecionados.

RESULTADOS

São Paulo, 872 idosos com 60 anos ou mais – 2011. (1)

São Paulo, 301 idosos com 60 anos ou mais – 2016. (2)

São Paulo, 1949 idosos com 60 anos ou mais – 2002. (3)

Analisamos dois estudos transversais em anos diferentes em que a prevalência de diabetes em que os estudos tiveram resultados diferentes. Foram analisados: sexo, nível de escolaridade, estado conjugal, renda, estado nutricional (IMC).

De acordo com (2), houve uma prevalência destacada de diabéticos no sexo masculino de 35%, estado conjugal (viúvo) de 32.6%, escolaridade (nunca estudaram) 41,4%, renda individual (< 1 salário mínimo) 40%, nível de atividade física (sedentário) 36,2%, estado nutricional (IMC > 27 – sobrepeso) 32,5%.

                  De acordo com (1), houve uma prevalência destacada de diabéticos no sexo feminino de 18,89 %, estado conjugal (viúvo) de 24,23%, escolaridade (0 – 7 anos) 19,53%, renda individual (até 2,5 salários mínimos) 19,29%.

                 De acordo com (3), houve uma prevalência destacada de diabéticos no sexo feminino de 15,8%, estado conjugal (casado) de 17,4%, escolaridade (até o 4° ano) 15,7%, renda individual (> 2,5 salários mínimos) 16,3%, nível de atividade física (sedentário) 16,9%, estado nutricional (IMC > 27 – sobrepeso) 21,3%.

Artigos:

                  Fatores associados ao diabetes em idosos, assistidos em serviço ambulatorial especializado geronto-geriatrico.  (2) – tabela 1 e 2

                 Diabetes mellitus: fatores associados à prevalência em idosos, medidas e práticas de controle e uso dos serviços de saúde em São Paulo (1) – tabela 1

                 Diabetes auto referido em idosos: prevalência, fatores associados e práticas de controle (3) – tabela 1 e 2

CONCLUSÃO

                 Conclui-se, sobre a avaliação feita a partir do IMC, que a cada ponto que esse índice sobe, a chance do idoso ter diabetes aumenta, e, foi visto que a maior prevalência de diabetes em ambos estudos foi entre idosos que relataram sedentarismo, baixo nível de escolaridade e viúvos. Foi avaliado o estado nutricional e feito uma avaliação para destacar os principais fatores que estavam ligados para desenvolver o diabetes, dentre esses fatores está a condição da saúde, o estilo de vida e fatores econômicos. Foi visível observar a falta de informação e conhecimento dos idosos acerca dessa doença, sendo viável que haja mais medidas de controle e avaliações no estado nutricional desse público, com foco na capacitação de profissionais e orientação adequada que incentivem a mudança de hábitos alimentares e estilo de vida dos idosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com