TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA II

Por:   •  27/5/2015  •  Resenha  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE SANTA TEREZINHA – CEST[pic 1]

CURSO DE NUTRIÇÃO                        2º PERÍODO

DISCIPLINA: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA II

PROFESSORA: RENATA T. JORGE CALDAS

ALUNO: LARISSA FERNANDES UCHÔA

DATA: 24/04/2014

[pic 2]

RESENHA

HIRSCH, Sonia. Paixão emagrece, amor engorda: Crônicas, receitas e reflexões. Rio de Janeiro: Sextante, 2007. 143p.

Sonia Hirsch nasceu em 1947 em São Paulo, aos 17 anos começou a escrever n’A Semana Portuguesa e no Diário do Povo de Campinas, no ano seguinte foi para a sucursal carioca da Editora Abril, onde permaneceu por cinco anos. Passou a fotografar além de escrever, também dirigiu a divisão de histórias em quadrinhos da antiga Rio Gráfica, hoje Editora Globo. Criou, dirigiu, produziu e musicou peças de teatro infantil. Entre 1976 e 1982 estudou alimentação e medicina natural e oriental, retomando sua atividade jornalística com o objetivo de escrever sobre seu novo campo de conhecimento: a alimentação como base da saúde. Em dezembro de 1983 publica seu primeiro livro, PRATO FEITO e desde então lançou vários outros livros nos anos seguintes e colocou ao alcance de leigos e estudiosos conhecimentos básicos da medicina e da dietética chinesas e o conceito de alimentação natural.

O capítulo “Emagrece, Engorda” fala que no início a paixão emagrece, pois uma paixão recém – nascida é melhor que qualquer comida. No começo do relacionamento o sono diminui, atividades como dançar, cantar e dar risada são muito fáceis e a cada suspiro apaixonado se vão 100 calorias. Depois de um certo tempo de convivência, a paixão se transforma em amor, conquistam o coração um do outro tornando-se prazeroso tudo que se faz junto, tudo que ambos gostam de fazer, sendo que o amor come, o amor cozinha, enfim, o amor engorda.

No capítulo “Temperando”, a autora explica a importância do tempero aos alimentos, pois eles se caracterizam por algum sabor ou aroma especial da planta que é atraente para nós. Podem ser sementes, folhas frescas ou secas, frutas, entre outros, mas o segredo é não se fazer uso em excesso. Foi exemplificado o alho, que segundo a autora, nunca deveria ser dourado, pois perde seu efeito benéfico e causa um mau hálito. Ela também nos informa a importância da cúrcuma, que é um pó amarelo-alaranjado que dá cor a qualquer coisa, trazendo benefícios para nossa saúde como: proteger o fígado, ajudar na digestão das proteínas, além de ser antioxidante, calmante e protetor cardiovascular.

O capítulo “Frutas” deixa evidente que o consumo das mesmas é de extrema importância para a nossa alimentação e que os benefícios trazidos por elas melhoram nossa qualidade de vida. A autora informa que para que possamos aproveitar as fibras, é melhor mastigar a fruta do que tomar o suco, mas também alega que o suco nos fornece líquidos que nos mantém hidratados e que se adicionarmos a linhaça, ela nos devolve as fibras, pois acrescenta os óleos essenciais. Adquirindo novos hábitos, nosso organismo responde com sinais positivos, a pele melhora, a barriga desincha e nós emagrecemos.

No capítulo “Mais alho” é exposto o seu poder como protetor da saúde e sua ajuda no fortalecimento de todos os sistemas do nosso corpo, além de ser um poderoso germicida que ajuda a evitar diferentes tipos de infecções. Em países como a Rússia, são comumente usados contra gripes, resfriados, tosses e desequilíbrios intestinais. O seu consumo constante na alimentação, seja cru ou cozido, equilibra taxas de colesterol e triglicerídeos, reduz a hipertensão arterial, previne contra tumores malignos, entre tantos outros benefícios que esse alimento pode nos proporcionar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com