TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interdisciplinar Pesquisa II

Por:   •  25/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  17.082 Palavras (69 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 69

CAPÍTULO 1 – Pesquisa de Marketing Voltada à Tomada de Decisões

O Marketing é um conjunto de etapas que envolvem todo um desenvolvimento do processo de oferta de determinado produto ao consumidor final. Tem como propósito satisfazer as necessidades e desejos dos envolvidos no processo, que no caso são as organizações e seus clientes.

Dentre as funções exercidas pelo Marketing, as principais se tratam de elaboração e decisão de preços dos produtos, tais como as promoções e ofertas referentes aos mesmos, que tem atraem os consumidores, o que é fundamental para a permanência saudável da empresa no mercado.

Além da questão do valor dos produtos, o Marketing é o grande responsável pela divulgação do nome da empresa e de suas marcas. Entretanto, a equipe de Marketing tem como prioridade a satisfação dos clientes e consumidores potenciais, e faz com que essa busca pela satisfação deles seja seu principal propósito. Pensando assim, as organizações buscam encontrar as melhores e mais eficazes soluções para satisfazer seus clientes, levando em consideração o contentamento mútuo.

Para isso tudo acontecer, é necessário que a empresa possua uma equipe de pesquisadores competentes para colher as informações necessárias para o desenvolvimento de uma pesquisa de Marketing, que nada mais é que uma coleta de informações sobre os clientes de uma organização que auxiliam a administração a entender seu público alvo. É preciso então que esta equipe possua um completo domínio sobre a pesquisa, pois esta é uma ferramenta empresarial extremamente importante para a elaboração de estratégias competitivas da empresa diante o mercado.

Atualmente, para uma organização, é visível a necessidade de se realizar pesquisas específicas para uma maior e mais precisa coleta de dados sobre as características de seus consumidores. Estas pesquisas específicas se tornaram ferramentas poderosas para que as empresas, principalmente as que possuem franquias e rede de lojas em várias localidades, consigam focar seus esforços de Marketing e venda nos estabelecimentos que mais aceitam e consomem determinados produtos e serviços, consequentemente, obtendo mais lucros e proporcionando uma maior satisfação de seus clientes potenciais.

A pesquisa de Marketing desempenha um papel importantíssimo para a integração dos consumidores com os profissionais das áreas de Marketing e pesquisa das empresas, através das informações fornecidas e coletadas a fim de beneficiar a organização, identificando as oportunidades e ameaças no mercado, elaborando e implementando ações de Marketing, ajudando a empresa a avaliar decisões importantes a serem tomadas e escolher opções benéficas para seu desenvolvimento.

Portanto, além de realizar uma pesquisa de Marketing excelente e com riqueza nas informações, é preciso que a organização saiba lidar com esses dados e utilizá-los em prol de seu próprio crescimento.

As decisões tomadas a partir da avaliação de tais informações vão desde grandes alterações na posição da empresa diante o mercado e a concorrência, até a maior atenção em pequenos detalhes como a disposição dos produtos para o cliente e as ofertas referentes aos mesmos. Para que a empresa saiba se posicionar diante os dados colhidos pela pesquisa, é importante que ela analise minunciosamente o processo de planejamento de Marketing, que envolve quatro aspectos: a análise da situação; o desenvolvimento da estratégia; o desenvolvimento do programa de Marketing; e a implementação.

A análise da situação é um estágio fundamental para o perfeito planejamento de Marketing, compreendendo a análise do ambiente externo mercadológico, onde há um profundo estudo das vaiáveis que envolvem o mercado competitivo, como as tendências sociais, econômicas e tecnológicas; e o mais importante, que é o estudo do comportamento do consumidor e suas preferências sobre os produtos e serviços. Portanto, compreende o ambiente e o mercado, as ameaças e oportunidades encontradas no mercado, e a avaliação da posição competitiva.

O desenvolvimento da estratégia é a etapa onde é definido o tipo de negócio, a maneira a se competir, e os objetivos deste negócio. Para definir qual deve ser o negócio a ser investido é necessário especificar os produtos e serviços que serão produzidos e comercializados pela empresa, quais as tecnologias podem ser utilizadas para a melhora no processo de produção, quais os meios de comunicação com o cliente terão maior aceitação e quais destes meios serão mais favoráveis para a divulgação de seus produtos e serviços, dentre outros fatores a serem considerados.

Um fator importante para o sucesso neste desenvolvimento da estratégia e possuir um amplo conhecimento sobre o público alvo e elaborar produtos e serviços específicos para cada grupo de consumidor. Para definir o modo como a empresa vai competir no mercado, é preciso que esta tome conhecimento do exercício das concorrentes, quais as técnicas utilizadas por elas que obtém sucesso, quais estratégias devem ser exercidas para se destacar e se manter a frente no mercado. Portanto, as tecnologias atuais para obter as informações sobre os consumidores são de extrema importância para seu sucesso, pois com elas é possível identificar os fatores mais valorizados pelos clientes ao comparar estabelecimentos, desde seus produtos até o atendimento prestado.

Cada ramo de negócio deve ser avaliado de acordo com sua atuação, assim sendo, é importante que as pesquisas contemplem apenas informações coerentes ao setor estudado.

Diante a concorrência, a pesquisa de Marketing contribui com a empresa de forma singular, oferecendo informações valiosas para observação como a concorrência e o quadro competitivo no ramo de atuação, além de informações mais aprofundadas sobre cada um de seus concorrentes. No entanto, o objetivo do negócio determina quais os resultados de desempenho à empresa almeja, desde crescimento de capital, ate a participação da organização no lucro do mercado.

O desenvolvimento do programa de Marketing é uma etapa que envolve segmentos específicos de lançamento de novas ideias, novos produtos ou novas divulgações. A pesquisa de Marketing se volta para a estratégia geral da empresa e possui apenas um objetivo. A etapa de implementação é a responsável por criar e estabelecer novos projetos ligados aos objetivos da organização. Abrange inúmeros questionamentos de satisfação dos consumidores referente à empresa ou aos produtos oferecidos por ela, e a opinião deles em relação ao projeto que será realizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (111.8 Kb)   pdf (510.6 Kb)   docx (54.3 Kb)  
Continuar por mais 68 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com