TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa II

Artigos Científicos: Projeto De Pesquisa II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  2.169 Palavras (9 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

PÓLO EM JUAZEIRO DO NORTE - CEARÁ

CIÊNCIAS CONTÁBEIS – PROJETO DE ATIVIDADE II

FRANCISCO KLEBER DA SILVA FEITOSA – RA 344780

LUCAS MOURA DE LIMA – RA 344778

THOMAS PEREIRA MENDES – RA 324291

PLANO DE CONTROLADORIA DA EMPRESA

FLASH CONTABILIDADE NA CIDADE DE BREJO SANTO/CE

TUTORA PRESENCIAL: Professora Ms. Eurislândia Oliveira

Juazeiro do Norte/CE

Outubro / 2014

SUMÁRIO

Introdução....................................................................... 04

Modelo de Gestão e o Processo de Gestão...................... 05

Valores............................................................................ 05

Visão............................................................................... 06

Missão............................................................................. 06

Metas e Objetivos............................................................ 06

A importância da Auditoria Interna nas Organizações.... 07

Valor Econômico Adicionado.......................................... 08

Metodologias de Cálculos................................................. 09

Conclusão......................................................................... 10

Referências Bibliográficas................................................. 11

RESUMO

O principal objetivo neste trabalho é o de seguir a risca o Modelo de Gestão e o Processo de Gestão de uma empresa, no caso: Flash Contabilidade, empresa no ramo de Serviços de Contabilidade e Assessoria, localizada na cidade de Brejo Santo/CE.

Para que o estudo fosse mais amplo, fez-se necessário, visitas ao local de funcionamento na seda da empresa pesquisada.

Mostraremos para o leitor os valores, visão, missão e objetivos que a empresa tem, tudo dentro do Modelo de Gestão e o Processo de Gestão.

Fizemos muitas pesquisas e abordagens de estudo em livros, revistas, bibliotecas virtuais e principalmente na internet em sites que exaltam esse modelo de Gestão.

PALAVRAS CHAVE: VALORES –VISÃO – MISSÃO – OBJETIVOS

ABSTRACT

The main objective of this work is to follow to the letter the Management Model and Process Management of a company, if: Flash Accounting company in the Accounting and Advisory Services, located in Heath St / EC.

For the study was broader, it was necessary, site visits working on silk of the studied company.

To show the reader the values, vision, mission and goals that the company has, all within the Management Model and Process Management.

We did a lot of research and study approaches in books, magazines, virtual libraries, and especially on the internet on sites that extol this management model.

KEYWORDS: VALUES -VISION - MISSION - OBJECTIVES

INTRODUÇÃO

Qual o administrador, executivo ou gestor, independente do tamanho da sua empresa, que ainda não tenha se perguntado, qual seria o modelo de gestão mais adequado para o negócio que conduz? É uma simples pergunta que envolve toda uma organização e também o seu futuro.

Como um organismo vivo, a empresa reflete seu funcionamento nas posturas e estilos de gestão que propiciam a participação dos empregados para que se sintam parte do todo empresarial, a empresa Flash Contabilidade foi a empresa onde no redesenho dos processos vitais de trabalho, para maior agilidade operacional, nos mecanismos de interação para maximização de sinergias e integração das áreas, na constante adequação do desenho estrutural, no gerenciamento das interfaces entre os níveis hierárquicos da empresa, no aprendizado crescente do trabalho conjunto, no modelo de decisões colegiadas que propicia a democratização da informação e na autonomia administrativa e operacional diante do papel de cada um na empresa.

Gerenciar pelos resultados é hoje a chave do sucesso para a Gestão contábil-financeira visando à rentabilidade.

Contudo, dizem alguns cientistas na área que todo esse gerenciamento é de estrema importância para efetivar os acordos de compromisso entre empresa e clientes.

4

I – MODELO DE GESTÃO E O PROCESSO DE GESTÃO

Qual o administrador, executivo ou gestor, independente do tamanho da sua empresa, que ainda não tenha se perguntado, qual seria o modelo de gestão mais adequado para o negócio que conduz? É uma simples pergunta que envolve toda uma organização e também o seu futuro.

As vezes você sabe que a mudança deve acontecer, mas não sabe como proceder e o começo deve ser olhando para dentro de sua organização e ter como referência o ambiente externo que pode requerer a revisão de sua contribuição para a melhoria de sua resposta para a sociedade. É essencial que haja foco da empresa e da sua clareza como opção de gerenciamento. Examinar a realidade empresarial de que há um alinhamento dos clientes internos, com o propósito empresarial. Na verdade, eu gostaria de sugerir outra pergunta: Qual o seu modelo de Gestão? É quase tão importante quanto perguntar: “Qual é o seu modelo de negócio?”.

O modelo de gestão é simples, pois há um conjunto de escolhas feitas pelos executivos sobre o trabalho de gestão, como eles definem objetivos, motivações, esforços, coordenação das atividades e alocações de recursos.

Importante lembrar que o seu modelo de gestão é fazer escolhas. Escolhas sobre como as atividades são coordenadas pela empresa, como são tomadas as decisões na empresa, escolhas sobre a natureza dos objetivos que a empresa almeja e escolhas sobre como os indivíduos estão motivados para prosseguir estes objetivos.

“Um modelo de negócio é simplesmente o” modo de fazer negócios “que uma empresa tenha escolhido: o seu sistema para criar e fornecer valor consistente com os clientes e obter lucro a partir dessa atividade, bem como benefícios para seus stakeholders. Refere-se à arquitetura ou a configuração da empresa, especificamente como implanta todos os recursos pertinentes (e não apenas aqueles dentro dos limites da empresa), para criar valor diferenciado para os clientes com lucro… “

DAVENPORT, LEIBOLD

Valores

Um dos componentes que diferenciam as empresas, como base de sustentação, é constituído pelos seus Valores. A empresa acredita na aplicação da funcionalidade dos funcionários tendo como premissas a Ética Profissional, a Prestação do Serviço com Qualidade e a Satisfação Total do Cliente. Seja qual for à denominação adotada, o importante é que este elemento influencie sobremaneira o comportamento organizacional, assim como as pessoas são diferentes umas das outras, cada empresa tem suas peculiaridades e características exclusivas. Para o direcionamento empresarial é necessário conhecer em profundidade sua constituição e reorientá-los, se necessário, pois em seu entorno vai se formando um conjunto complexo de tradições, hábitos, opiniões, regras etc, e sendo construída a trajetória da organização.

5

Visão

É importante ficar claro que a meta da empresa é crescer com qualidade, sem atropelar ou fugir da Ética Profissional, logicamente que lucrando com isso, atingindo no futuro próximo (10 anos) uma clientela de no mínimo mil (1000) clientes ativos, sendo com certeza, um desafio ousado, mas um sonho possível de realizar.

Missão

Fornecer ao mercado consumidor da cidade de Brejo Santo/CE “Serviços Contábeis”, de alta qualidade, da mesma forma que é oferecido ao redor da região, com preços razoáveis e entregues de forma consistente em uma decoração discreta e uma atmosfera amigável, para ambos os lados. Para tanto seguiremos assim:

• Chave de mercado: Fornecer ao cliente os mesmos serviços que é oferecido ao redor da região e desenvolver um serviço regional de “Serviços de Contabilidade”;

• Contribuição: Um serviço de alta qualidade;

• Distinção: Um Compromisso de que cada cliente fique satisfeito.

Metas e Objetivos

Estabelecidos Valores, Missão, Visão, passos já bastante conhecidos, a questão é como gerenciar os recursos da organização para alcançar metas e objetivos.

A empresa estabeleceu 05 (cinco) objetivos para o crescimento e melhoramento dos serviços, são eles:

1º Objetivo: Divulgar a empresa.

Meta: Divulgação, através de anúncios em rádios, panfletos, jornais periódicos de informações sobre serviços de contabilidade, pagina da internet e facebook, descriminando os serviços oferecidos, fazendo com que o cliente conheça a empresa que cuida do seu patrimônio.

2º Objetivo: Melhorar a relação “empresa x cliente”.

Meta: Visita a todos os clientes que se encontram na cidade e fora dela, dialogando com cada um deles, melhorando a confiança entre as partes.

3º Objetivo: Melhorar todos os softwares de contabilidade.

Meta: Procurar o que há de melhor no mercado de software para contabilidade, facilitando o trabalho da empresa e melhoramento da qualidade do serviço prestado.

6

4º Trabalhar com uma Planilha de Calculo de Serviços de Contabilidade.

Meta: Orientar da melhor forma possível o cliente quando ele procurar algum serviço de contabilidade, afixando em local visível para que ele não se sinta constrangido e pague seu serviço de acordo com o que é justo e que cobre também com o que é de direito.

5º Trabalhar apenas com funcionários que tenham ou que estudam Ciências Contábeis.

Meta: Para o melhoramento e aperfeiçoamento da boa qualidade nas informações passadas para os órgãos competentes é de fundamental importância que os funcionários também se recicle e estude. Tudo isso objetivando a facilitação do trabalho para a empresa e melhoramento da qualidade dos serviços.

“Objetivo é definido como o alvo ou ponto a que se pretende chegar, como o estado, situação ou resultado futuro que a organização pretende atingir”.

REBOUÇAS (1997: 144)

II - A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES

A auditoria interna passou a ser um instrumento amplo controle para os administradores, através de suas atividades de trabalho serve à administração como meio de identificação de que todos os processos internos e políticas definido pela companhia, assim como sistemas contábeis e de controle interno, estão sendo efetivamente seguidos e que as transações realizadas estão refletidas contabilmente em concordância com os critérios previamente definidos.

A auditoria interna é uma das mais importantes ferramentas para o controle administrativo. A ausência de controles adequados para empresas de estrutura complexa a expõe a inúmeros riscos, frequentes erros e desperdícios.

A necessidade das empresas investirem em desenvolvimento tecnológico, aprimorar seus controles, reduzir custos, tornando mais competitivo os seus produtos, faz com que necessitam de um grande volume de recursos.

A problemática vem com a expansão das organizações no mercado e o desconhecimento de seus administradores da necessidade auxílio da auditoria interna para obtenção de informações corretas da situação patrimonial e financeira da empresa, deixa de captar recursos juntos a terceiros, como empréstimos bancários ou abrindo seu capital social para novos investidores para investimento das mesmas.

A auditoria interna constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da Entidade.

7

Sem tais indagações, a organização pode ficar a mercê de fraudes, erros, ineficiências e outras irregularidades, praticadas por agentes internos (administradores, colaboradores) ou externos (clientes, fornecedores).

Constituem-se procedimentos de auditoria interna: exames, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter provas suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações.

A auditoria interna é de suma importância para as organizações, desempenhando papel de grande relevância, ajudando a eliminar desperdícios, simplificar tarefas, servir de ferramenta de apoio à gestão e transmitir informações aos administradores sobre o desenvolvimento das atividades executadas.

Através do relatório, o auditor interno prescreverá recomendações e as providências a serem tomadas pela administração. Portanto, não basta a simples existência do aparato de auditoria, mas a responsável implementação das recomendações e procedimentos cabíveis às rotinas organizacionais. Daí sua importância como instrumento de mudança e controle.

Contudo, o objetivo da auditoria interna é beneficiar a organização com melhor controle de seu patrimônio, procurando reduzir a ineficiência, negligência, incapacidade, erros e fraudes. A realização de procedimentos regulares visando identificar as falhas e preveni-las, reforçando os controles, é imprescindível para qualquer gestão organizacional. Neste sentido, a auditoria interna, preventivamente, realiza a análise da adequação dos mecanismos de controle, visando maior segurança patrimonial e confiabilidade nos relatórios contábeis e gerenciais.

“A auditoria Interna é uma atividade de avaliação independente dentro da empresa, que se destina a revisar as operações, como um serviço à administração”.

CREPALDI (2010, p. 28)

III – VALOR ECONÔMICO ADICIONADO

Valor econômico adicionado ou simplesmente valor adicionado ou, ainda, valor agregado é uma noção que permite medir o valor criado por um agente econômico. É o valor adicional que adquirem os bens e serviços ao serem transformados durante o processo produtivo.

A maneira como a empresa Flash Contabilidade cobra seus valores dos clientes é bem simples de entender, porque a empresa usa-se do salário mínimo para calcular os valores que os clientes pagam mensalmente a empresa.

Para Cavalcante (1999), utilizando o EVA, muitos administradores e investidores verão importantes fatos pela primeira vez. Em geral, eles validarão a premissa básica do EVA.CAVALCANTE (1999)

8

METODOLOGIA DE CALCULOS:

PORTE DA EMPRESA % DO SALÁRIO MÍNIMO VALOR R$

Micro – Simples Nacional 25% 181,00

EPP – Simples Nacional 50% 362,00

Lucro Presumido 100% 724,00

Lucro Real 200% 1.448,00

Associação Comunitária 25% 181,00

Empregador e-Social 25% 181,00

Abertura de Empresa – ME 50% 362,00

Abertura de Empresa – EPP 70% 506,80

Abertura de Empresa – Normal 100% 724,00

Contabilidade de Escolas Públicas 100% 724,00

Empresa com CEI (empregados) 25% 181,00

Obs.: Valores calculados sobre o Salário Mínimo atual, que é de R$ 724,00 (setecentos e vinte e quatro reais).

Todos esses valores foram calculados com o que a empresa oferece em seus serviços contábeis.

Contudo, a importância do Custo de Oportunidade para a avaliação de empreendimentos é primordial para eficiência e eficácia do uso do E.V.A. em uma entidade que visa e precisa manter seus valores econômicos sempre positivos.

9

CONCLUSÃO

Este trabalho procurou apresentar ao leitor e proporcionar aos autores um aprofundamento teórico acerca de uma ideia simples, mas ao mesmo tempo difícil de ser entendida, o E.V.A.

Além disso, o trabalho apresenta um caso prático de implementação dos conceitos em uma empresa de contabilidade que foi pesquisada na cidade de Brejo Santo/CE. Nesse caso tornou-se possível a maior compreensão dos conceitos puramente apresentados na primeira parte do estudo sobre esse trabalho.

Contudo, o objetivo deste trabalho foi demonstrar quais os recursos que a organização obtém com o auxílio da auditoria interna para evitar prejuízos irrecuperáveis e consiga recursos financeiros com qualidade e precisão das informações prestadas, levando-se em conta toda uma estrutura de valores, visões, missões e objetivos criados e detalhados pela empresa pesquisada, nos proporcionando um grande aprofundamento prático e teórico, inclusive em outros assuntos associados.

10

REFERÊNCIAS BIBLIGRÁFICAS

Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 09, nº 2, abril/junho 2002

https://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html (visitado em 25/09/2014)

https://www.unianhanguera.edu.br/servicos/arearestritaaluno/biblioteca (visitado em 29/09/2014)

https://www.coafdigital.com.br (visitado em 29/09/2014)

https://www.iob.com.br (visitado em 30/09/2014)

...

Baixar como  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »