TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NUTRIÇÃO AMPLIADA

Por:   •  14/2/2016  •  Resenha  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  1.039 Visualizações

Página 1 de 3

DEMÉTRIO, Franklin; PAIVA, Janaína; FRÓES, Ana; FREITAS, Maria; FREITAS, Lígia. A nutrição clinica ampliada e a humanização da relação nutricionista-paciente: contribuição para reflexão. Campinas: Revista de Nutrição, 2011.

Sara Regina Ferraz Barros

O artigo intitulado “A nutrição clinica ampliada e a humanização da relação nutricionista-paciente: contribuição para reflexão”, desenvolvida pelos autores Franklin Demétrio Silva Santos, Doutor em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC-UFBA), Mestrado em Alimentos, Nutrição e Saúde pela Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) e Graduação em Nutrição pela ENUFBA. Desenvolvido também por Janaína Braga de Paiva, Pesquisadora/ Nutricionista Doutoranda do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC - UFBA). Ana América Gonçalves Fróes atualmente atua como médica generalista no programa saúde da família pela Prefeitura de Belo Horizonte, onde também exerce como prática associada a nutrologia. Com Maria do Carmo Soares de Freitas, Graduação em Nutrição, Mestrado em Saúde Pública e Doutorado em Saúde Pública, no artigo ‘’ Hábitos Alimentares Regionais no Programa Nacional de Alimentação Escolar’’. E por fim Ligia Amparo da Silva Santos, onde atuou como coordenadora do curso de graduação em nutrição (2006-2008), vice-coordenadora do Programa de Pós-graduaçã em Alimentos, Nutrição e Saúde - PPGANS (2008-2010) e coordenadora do PPGANS (2010-2012) e é coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e Cultura – NEPAC. Tem como objetivo colocar em relevo a importância do reconhecimento, por parte dos nutricionistas, dos elementos socioculturais da alimentação e da comensalidade, tomando-os como base do modelo da nutrição clinica ampliada, para incitá-los a aproximar alimentação-nutrição e o processo saúde-doença em uma abordagem interdisciplinar capaz de não separar a racionalidade cientifica moderna do contexto humano, subjetivo, cultural, social, histórico e político.

O texto contém 21 páginas, onde os autores da obra trás uma nova temática para o campo da nutrição e nutrição-clínica. O tema aborda um essencial aspecto na produção cientifica, na formação e na prática clinica do nutricionista com aplicação do olhar técnico-nutricional, perante o processo saúde-doença-cuidado a fim de ampliar sua humanização com relação nutricionista-paciente. Mostra também como a concepção de nutrição ampliada pode contribuir para refletir sobre a ampliação da humanização da relação nutricionista-paciente no âmbito dos serviços de saúde.

Desse modo são apresentados em duas partes: o ponto de partida e o ponto de continuação. No ponto de partida, são analisadas publicações oficiais sobre a conformação sócio-histórica do modelo biomédico e sua repercussão na prática clínica. No ponto de partida, reúnem-se alguns apontamentos que abrangem a conjuntura sócio-histórica conformadora do modelo biomédico por meio de trajetória de construção da medicina social e da clínica, para demonstrar que o movimento contemporâneo tem suas raízes em séculos passados. No ponto de continuação, observa-se a clínica nutricional como prática social e utiliza-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com