TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de acumulação ampliada do capital

Por:   •  1/4/2016  •  Resenha  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

AULA 14/03

A partir da lógica do processo de acumulação ampliada do capital surgem as contradições advindas do próprio logica dessa acumulação.

O movimento natural de ajuste do capital se dava pelo processo de centralização de capital (monopólios, oligopólios, aquisições)  

O capital sempre se acumula de forma contraditória, internamente. A acumulação, concentração, centralização e internacionalização do capital são processos que ocorrem simultaneamente. A logica do processo de internacionalização aparece como continuidade na teoria do imperialismo de Marx.

Rosa de Luxemburgo e Lenin são autores importantes para o debate desses esquemas de reprodução capitalista.

A teoria do imperialismo é a teoria que constitui o pensamento cepalino. A teoria da dependência é constituída a partir da teoria do imperialismo. Surge como critica a teoria de vantagens comparativas de Ricardo.

Rosa de Luxemburgo

Escreve o livro analisando o movimento dos capitais no mundo, a internacionalização do capital na segunda metade do sec. XIX, (Ascenção da Alemanha, Japão, França, Inglaterra)

O capital de cada país esbarra no capital dos outros.

Militarismo como campo de acumulação de capital: Existe uma tendência, pela lógica de acumulação de capital internacional, à guerra.

O militarismo tem uma função determinada na história do capital. Acompanha todas as fases históricas da acumulação. No período da chamada “acumulação primitiva”, isto é, no começo do capitalismo europeu, o militarismo desempenhou um papel determinante na conquista do Novo Mundo e dos países produtores de especiarias, como a Índia; mais tarde, serviu para conquistar as colônias modernas, para destruir as organizações sociais primitivas, para apropriar-se de seus meios de produção, para impor o comércio de mercadorias em países de um ponto de vista econômico, é para o capital, um meio privilegiado de realizar a mais valia, é um campo de acumulação.

O imperialismo tanto é um método histórico para prolongar a existências do capital como método seguro

O imperialismo é tanto um método histórico para prolongar a existência do capital, como um meio seguro para objetivamente pôr um fim à sua existência (...) Quanto mais violentamente o militarismo extermine, tanto no exterior como no interior, as camadas não-capitalistas, e quanto piores as condições de vida dos trabalhadores, [ele] tornará possível a continuação da acumulação e necessária a rebelião da classe operária internacional contra a dominação imperialista".

A tendência do capitalismo nas formas na qual se desenvolvia era à guerra.

Os economistas que tinham a visão que o mundo ia acabar em guerra devido a contradições internas no próprio processo de acumulação eram os Marxistas.

Os neoclássicos nessa época estavam estudando Marshall. Os marxistas têm um método dialético de analisar a realidade concreta. Rosa parte da análise dos esquemas de reprodução ampliada do capital D-M-D’, e os DBP e DBC. O processo de reprodução ampliada de capital pode ser equilibrado quantitativamente, basta D’ ser voltado ao processo, porém não qualitivamente devido a exacerbação de suas contradições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com