TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

No Programa Saúde da Família (PSF)

Por:   •  4/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

1-

2-

No Programa Saúde da Família (PSF) o trabalho em equipe está colocado como um dos pilares para o alcance de sua finalidade, como uma estratégia para a mudança do atual modelo de saúde. Porém, as equipes ainda experimentam comportamentos divergentes, relações que muitas vezes são difíceis de compreender e é muito comum as pessoas não se motivarem tão facilmente pela socialização, pelo “fazer juntos”, procurando fazer sua parte. As equipes sofrem com competitividade, conflitos e hostilidade entre seus membros. Contrariando a idéia de que a equipe aumenta a satisfação com o trabalho, as evidências indicam que as pessoas experimentam um estresse substancial e contínuo enquanto membro de uma equipe (ROBBINS, 2002).

3-

A implantação da ESF vai muito além de uma simples implantação de mais um “projeto” para ajudar na saúde da família, significa rever as práticas, valores e o conhecimento de todas as pessoas envolvidas no processo de promoção a saúde da comunidade. Além das atividades de assistência desenvolvidas pelo ESF, espera-se que os integrantes da saúde da família uma preparação para solucionar os principais problemas de saúde da comunidade, organizando suas atividades em torno de planejamento de ações, saúde, promoção e vigilância, trabalho interdisciplinar em equipe e abordagem à família.

É conveniente para os gestores municipais investirem na implantação da ESF por que depois dos primeiros meses, vem a compensação da melhora constante nos indicadores de saúde no município. Pois com o passar do tempo, ocorre uma significativa melhora nos cofres municipais, podemos até mesmo comparar o dinheiro que a prefeitura gasta em três etapas: antes da ESF - algumas doenças simplesmente não eram tratadas, e a prefeitura acreditava não gasta nada no tratamento, porém gastava-se muito mais dinheiro no atendimento nas emergências, internação e óbitos devidos essas doenças; nos primeiros meses de implantação da ESF – com o trabalho de mapeamento das casas e das doenças e aparecem doenças antes encobertas, porém existiam e eram ignoradas, e isto significa um gasto com exames, medicamentos e em alguns casos especiais um encaminhamento para médicos especialistas; consolidada a implantação da ESF – vem a fase da estabilização, as crianças da comunidade vacinadas e com acompanhamento do crescimento em dia, crescem saudáveis. Já as gestantes com seus pré natal bem feito, e prontas para à hora do parto, e as pessoas com doenças antes “desconhecidas” já passam a ser tratadas adequadamente e adquirem condições de retornarem as trabalhar.

4-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com