TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aminoácidos

Por:   •  28/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

AMINOÁCIDOS

Aminoácidos são compostos orgânicos de função mista, apresentando em suas moléculas pelo menos um grupo funcional ácido carboxílico ou carboxila (-COOH) e outro grupo funcional amina ou amino (-NH2). Os aminoácidos representam a unidade básica da estrutura das proteínas. São formados por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio grupamento amino, grupamento carboxila e o grupamento lateral, composto de enxofre ou fósforo ou cobalto ou ferro que caracterizam o aminoácido em relação as suas propriedades físico-químicas.

Na natureza há cerca de 300 aminoácidos, alguns aminoácidos são especiais e só aparecem em alguns tipos de proteínas (hidroxiprolina=colágeno). Logo, os aminoácidos são as unidades fundamentais das proteínas. Todas as proteínas humanas são formadas a partir da ligação em sequência de apenas 20 tipos de aminoácidos codificados pelo DNA. Eles exercem várias funções importantes, além de formar proteínas como: neurotransmissores, formação de hormônios, medicamentos, metilação, etc. São divididos em essenciais e não essenciais, formas ligadas à dieta, pois 10 deles não são produzidos pelo organismo, ou se sua síntese acontece em uma quantidade muito pequena, enquanto os outros 10 são sintetizados pelo corpo. Os aminoácidos possuem um carbono central, quiral que pode por rotação originar dois imagens especulares estereoisômeros ou enântiômeros que não se superpõe do tipo D ou L. Nas proteínas humanas são encontrados apenas aminoácidos na forma L.

A estrutura geral de um aminoácido envolve um grupo amina (NH2) e um grupo Carboxila (COOH), ambos ligados a um carbono central, quase sempre assimétrico, dito carbono α; que também é ligado a um hidrogênio e a uma cadeia lateral, que é representado pela letra “R”, responsável pela diferenciação entre os 20 AA. É o radical quem define uma série de características, tais como polaridade e grau de ionização em solução aquosa. É a polaridade que permite classificar os aminoácidos em classes:

Com radical “R” – APOLAR: geralmente formado por carbono e hidrogênio Alifáticos: Alanina, Valina, Leucina, Isoleucina e Metionina.

Aromáticos: Fenilalanina, Triptofano, Tirosina.

Com radical “R” – POLAR: geralmente contendo hidroxilas (OH) e grupamentos amida.

Não carregado: Serina (álcool), Treonina (álcool), Asparagina (amida), Glutamina (amida).

Carregados Positivamente: diamino e monocarboxílicos(tem 2 aminas e 1 carboxila) -Lisina, Arginina, Histidina.

Carregados Negativamente: monoamino e dicarboxílicos (1 amina e 1 carboxila)-Aspartato, Glutamato.

Casos Especiais:Cisteína (Grupo sulfidrila), Prolina (imino) e a Glicina (não quiral).Aminoácidos livres em pH neutro - o grupo carboxila é carregado negativamente formando íoncarboxilato (COO-) e o amino é carregado positivamente (protonado) formando a amina (NH3+). Os aminoácidos com grupos carregados em suas cadeias laterais existem em soluções neutras como ZWITTERIÔNS, sem nenhuma carga líquida. Os aminoácidos em solução aquosa possuem também acapacidade de agir como ácido ou base, firmando íons dipolares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com