TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEIO AMBIENTE: PRESERVAÇÃO E CUIDADO COMO PRÁTICA

Por:   •  28/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.445 Palavras (6 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA SUPERIOR MADRE CELESTE

CURSO DE BACHARELADO EM BIOMEDICINA E NUTRIÇÃO

ALIANNE SANTA BRIGIDA

BRENDA DO VALE ARAUJO NASCIMENTO

CRISLAINE NASCIMENTO DOS SANTOS

DEMI RUTIELY DOS SANTOS DIAS

JOÃO GABRIEL LIMA PINHEIRO

JOELMA LOPES DA COSTA

LYANDRA ELISSA DE OLIVEIRA FERREIRA

MARILIA DE KÁSSIA NUNES MOTA

MEIO AMBIENTE: PRESERVAÇÃO E CUIDADO COMO PRÁTICA

ANANINDEUA

2017

ALIANNE SANTA BRIGIDA

BRENDA DO VALE ARAUJO NASCIMENTO

CRISLAINE NASCIMENTO DOS SANTOS

DEMI RUTIELY DOS SANTOS DIAS

JOÃO GABRIEL LIMA PINHEIRO

JOELMA LOPES DA COSTA

LYANDRA ELISSA DE OLIVEIRA FERREIRA

MARILIA DE KÁSSIA NUNES MOTA

MEIO AMBIENTE: PRESERVAÇÃO E CUIDADO COMO PRÁTICA

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de notas para as disciplinas de Metodologia da Produção Científica e Filosofia da Educação do Curso de Ed. Física da Escola Superior Madre Celeste – ESMAC sob orientação do prof. José Tadeu Nunes.

Aprovado em: ___ de Setembro de 2017.

Nota: _______

Avaliador

___________________________________________

Profº José Tadeu Nunes

SUMÁRIO

  1. JUSTIFICATIVA        04
  2. OBJETIVO GERAL        05
  3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS        06
  4. MARCO TEÓRICO        07
  5. METODOLOGIA DA PESQUISA        08
  6. RESULTADOS E DISCUSSÕES        09
  7. CONCLUSÃO        10
  8. REFERÊNCIAS        11

JUSTIFICATIVA

A urbanização da cidade de Belém é algo cada vez mais evidente, vários prédios surgindo, e vê-se a paisagem natural cedendo seu espaço para o urbanismo. Com a criação do Mangal das garças, veio também um pedaço da floresta amazônica para a cidade de Belém, onde todos que visitam esse lugar podem observar a diversidade de árvores, animais e até mesmo a comida muito característica do Pará. O principal foco do mangal das garças é a conscientização e a valorização dos seres humanos sobre a fauna e flora. Promovendo assim, eventos, atividades e a própria disponibilização de um guia proporcionando o conhecimento e a interação dos visitantes com o ambiente e até mesmo sobre a história do lugar. Consequentemente por meio dessas palestras, dinâmicas e entre outros, o público obterá o entendimento sobre a importância da relação homem-natureza, para que todos por meio desse contato com a natureza venha agir de forma respeitosa e harmoniosa com a mesma.  

A proposta deste é trabalho é demostrar como o Parque mangal das garças trouxe diversos benefícios começando pelo turismo, muitos que chegam à cidade das mangueiras procuram logo conhecer o parque, pois além de apreciar a paisagem, eles também aproveitam para saber um pouco mais sobre as espécies de animais que só as aves são mais de 35 espécies diferentes e o borboletário (que é um lugar interessante no quesito paisagem tropical) possui mais de cinco mil borboletas, entre outros animais que residem ali. E, além disso, o mangal das garças em sua criação, não hesitou quanto a conservação de plantas e animais nativos daquele lugar, e ainda plantaram outras espécies de plantas e trouxeram animais que foram apreendidos pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente de Recursos Renováveis Naturais), para proporcionar a esses animais abrigo em Belém. A preocupação do parque Mangal das Garças com a vegetação do lugar é notável.

Sendo assim o Parque prova com tudo isso que o seu objetivo não se remete simplesmente a mostrar ao seu público uma paisagem belíssima, ou a história do lugar, mas interferir de forma benéfica ao redor de onde foi construído. Por Exemplo: há uma maior purificação do ar de Belém por meio da vegetação residente ali, e com a criação do mangal possibilitou também a criação do portal da Amazônia.


OBJETIVO GERAL

Temos como objetivo proporcionar conhecimento sobre o Mangal das garças, de como está sendo preservado e valorizado esse espaço, quais são os cuidados que estão com a saúde e alimentação dos animais os quais vivem nesse meio ambiente e como o local desenvolve projetos e palestras para a educação ambiental para a população paraense e por último iremos desenvolver uma cartilha para que a população tenha acesso para mais esse conhecimento.


OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Investigar como foi preservada a vegetação de origem do parque;
  • Relatar de que maneira o ambiente foi estruturado para receber as aves e como a coleta seletiva de lixo é feita nos viveiros;
  • Mostrar como é realizada a manutenção e como é feita a educação ambiental dos visitantes no parque.

MARCO TEÓRICO


METTODOLOGIA DA PESQUISA

Foram realizadas pesquisas de campo e bibliográficas, de acordo com o que ocorreu na pesquisa de campo pode se observar que um dos principais focos do Mangal das Garças é a valorização e conscientização do ser humano para com o meio ambiente.

Foi observado durante nossas análises em campo que no Mangal das Garças, há certo cuidado da equipe de limpeza no ponto turístico e, existem placas indicando onde fica cada lugar no local como uma espécie de mapa e placas indicando que é proibido pisar na grama demonstrando devido cuidado e preservação na manutenção do parque.

Os animais que vão a óbito são levados ao Anjo Pet e cremados com toda a legalização do IBAMA, Anjo Pet é uma organização que entrou no mercado para garantir soluções inovadoras para os animais.

Acontecem alguns eventos como colônia de férias, exposições de obras de artistas regionais e nacionais no Mangal. A ponte das Caraúnas é como se fosse à síntese da Amazônia um dos fatores disso é por conta de seu formato que é muito peculiar dos rios da nossa região apresentando a sua forma em “S” assim como o rio Pará e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com