TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INCENTIVANDO O CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE NA ESCOLA.

Por:   •  5/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 7

TEMA: INCENTIVANDO O CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE NA ESCOLA.

Justificativa: É preciso que haja uma conscientização da necessidade de preservação da vida e dos recursos naturais e quanto mais cedo desenvolvermos essa consciência, mais significativos serão os resultados.

Situação-problema: proteger os recursos naturais do ambiente próximo e preservar a qualidade de vida no ambiente social.

Como o gestor educacional pode auxiliar na preservação do ambiente escolar?

A escola desenvolve atividades para preservação do meio ambiente?

Público alvo: Professores, coordenadores e supervisores pedagógicos, direção escolar e alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental.

Objetivo Geral: Despertar a consciência da necessidade da preservação da vida e dos recursos naturais;

Objetivos:

# Explorar o meio ambiente;

# Cuidar do corpo e mente da vida diária em sala e na sociedade;

# Separar o lixo;

# Valorizar pequenas atitudes em relação aos cuidados que devemos ter com o nosso meio;

# Envolver a comunidade em geral sobre a importância da separação do lixo;

# Conscientizar os alunos sobre a importância do não desperdício do bem natural que temos: água.

# Explorar a imaginação e a criatividade;

Embasamento teórico:

Quando pensamos em meio ambiente, lembramos de natureza, florestas rios e paisagens lindas mas nem sempre paramos para pensar que tudo que nos rodeia, em diversos lugares, seja na escola , em casa , no trabalho coisas vivas e não vivas, até mesmo um papel de bala que não esteja em seu devido lugar, o lixo, pode interferir de modo significativo no meio em que vivemos e afetar o ecossistema e a vida dos seres humanos. Por isso faz-se necessário ter mais conhecimento sobre o assunto de maneira que nossos hábitos do dia a dia interfiram positivamente no meio ambiente.

A preservação do meio ambiente depende muito dos valores de uma sociedade, sendo importante que desde pequenos as crianças já aprendam a preservar o meio ambiente. Para isso é necessário que as escolas estejam preparadas para instruir os alunos, mesmo que a educação ambiental não esteja presente como disciplina curricular nas escolas o assunto deve ser trabalhado em todas as áreas do conhecimento envolvendo a comunidade gerando uma ação global.

Segundo Pereira apud ALBANUS a sustentabilidade econômica e a preservação do meio ambiente dependem também de uma consciência ecológica e esta da educação. A sustentabilidade deve ser um princípio interdisciplinar reorientador da educação, do planejamento escolar do sistema de ensino e dos projetos políticos pedagógicos da escola. Os objetivos e conteúdos curriculares devem ser significativos para o (a) educando (a) e também para a saúde do planeta. (Ecopedagogia: educação e meio ambiente ULBRA, p.37)

É na escola que o professor pode incentivar o aluno a refletir, a criticar a questionar-se e criar situações problemas referentes ao meio em que vive gerando ações transformadoras, desenvolvendo no aluno um sentimento de respeito pelo meio ambiente criando hábitos que visem a menor poluição e consumo responsável dentro da escola e demais ambientes ensinando e dando exemplo a sociedade. Conforme site pesquisado :

"O desenvolvimento sustentável tem um funcionamento semelhante ao da natureza: em rede. Há interdependência entre todos os fatores e membros que fazem parte do ciclo", explica Denise. Portanto, quanto mais gente trabalhando nesse sentido, melhor para nós e para o planeta. Para tal, pais precisam prestar atenção nos filhos. O que as crianças estão aprendendo na escola? Quanto mais cedo a noção de sustentabilidade for inserida, mais natural ela se tornará, assumindo um papel forte com o passar das gerações. (fonte: http://www.portaldomeioambiente.org.br/educacao-ambiental/7821-educacao-para-uma-sociedade-sustentavel 10/09/14)

A escola é o lugar onde o foco é a aprendizagem e o desenvolver de cidadãos e devemos abusar deste meio de transformação social para o bem de nosso planeta por isso é importante que a escola de bons exemplos e adote uma postura correta em relação ao meio ambiente, colocando lixeiras para cada tipo de material, papel, plástico, metal, vidro, orgânico e incentivando os alunos a fazer o mesmo em suas casas.

Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura. Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter, muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta. (fonte: http://www.suapesquisa.com/reciclagem/).

O consumo da agua, de papéis, alimentos a até mesmo os materiais escolares entre outros também devem ser incentivados ao consumo consciente, é importante que os alunos saibam de onde vem a matéria dos produtos e o quanto custam para natureza, a escola pode incentivar os alunos a criarem avisos criativos para lembrar o as pessoas do ambiente escolar da importância de preservar, reciclar e economizar, esperando –se assim que atitudes de preservação ultrapasse os muros da escola. Sendo assim é importante que o gestor escolar planeje juntamente com seus colaboradores formas de melhorar o ambiente escolar. Para (WITTMANN e CARDOSO 1993, p.50-51) ser administrador é:

... ser agente transformador no processo educacional, na realidade de articulação escola-comunidade, confirmando a teoria com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com