TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância dos estudos e cuidados em direção ao Meio Ambiente

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

No capítulo 8, Meio Ambiente, a importância dos estudos e cuidados em direção ao Meio Ambiente, é mostrada pelo autor ao longo dos textos. São vistos exemplos como a falta da água, poluição sonora, falta de saneamento e reciclagem, problemas causados pela falta de zelo pelo meio ambiente.

Em primeiro plano, pode-se colocar a água como um dos principais prejudicados pela falta de cuidado com o meio ambiente, dando ênfase, a água potável que vem diminuindo a cada dia. Só hoje, a poluição dessa é causada pela falta de preservação das nascentes, liberação de dejetos humanos, restos industriais e lixos despejados de maneira inapropriada, matando em torno de 2,2 milhões de pessoas por ano. Consequentemente a água é prejudicada pela falta de saneamento básico, visto que apenas um terço de todo esgoto é coletado para o recebimento de tratamento e são em torno de 34,5 milhões de pessoas sem acesso a coleta de esgoto nas áreas urbanas.

Tendo em vista o meio ambiente, outro meio que é fortemente afetado com a falta de cautela ambiental é o ar, agravado recentemente, com a gradual industrialização e processos de urbanização nas cidades. Um  problema apresentando pelo autor no capítulo diz respeito ao aumento drástico da  poluição, visto que a liberação de gases poluentes como monóxido de carbono contido na fumaça das fábricas e carros é crescente, causando prejuízos não só a saúde, como também ao meio ambiente. No capítulo 8, o autor cita dados importantes, mostrando como a poluição atmosfera é relevante no Brasil, sendo que apenas na cidade de São Paulo há 8,5 milhões de veículos, onde o ar poluído, mata indiretamente cerca de 20 pessoas por dia na cidade. Gilberto Dimenstein também coloca a importância  do apoio do governo para diminuir a emissão desses gases poluentes, através de melhores transportes públicos,  caronas, construção de ciclovias, por exemplo, que é muito comum em outros países.

No oitavo capitulo de “O Cidadão de Papel”, o autor em todo momento cita a importância ambiental, colocado suas principais causas e consequência em todos os âmbitos no qual a mesma é prejudicada. Outrossim, o leitor também é levado a refletir sobre as devidas providências a serem tomadas, como o menor investimento do governo para as doenças causadas pela falta de saneamento, e maior investimento no próprio saneamento, em campanhas para uma reeducação ambiental, nas escolas e nas ruas.

Palavras chave:

·         Meio Ambiente

·         Preservação

DIMENSTEIN, Gilberto. 24 ed. São Paulo, Ática, 2012.O Cidadão de Papel: A infância, a adolescência e os Direitos Humanos no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com