TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Moïse Kabagambe: Xenofobia E Racismo

Por:   •  27/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 2

MOÏSE KABAGAMBE: XENOFOBIA E RACISMO

Para compreender melhor o que é será explanados devemos conhecer primeiro os termos apresentados, portanto, xenofobia é a desconfiança, temor ou antipatia por pessoas estranhas ao meio daquele que as ajuíza, ou pelo que é incomum ou vem de fora do país, já o racismo, é o preconceito, a discriminação ou o antagonismo por parte de um indivíduo, comunidade ou instituição contra uma pessoa ou pessoas pelo fato de pertencer a um determinado grupo racial ou étnico, tipicamente marginalizado ou uma minoria. Apesar de ser considerada como crime no Brasil, os casos de agressão resultante de atitudes xenofóbicas aumentaram de forma alarmante, pois é muita das vezes esses preconceitos então inseridos nos brasileiros de forma estrutural, por sermos um pais miscigenado, com diversos tipos de etnias desde a formação colonial.

Contudo, o preconceito racial ou racismo é um grande problema que o mundo moderno ainda enfrenta. Por trás da xenofobia está frequentemente o racismo implícito. Porque o país de origem de uma pessoa geralmente significa outra etnia. É difícil determinar até que ponto o preconceito contra estrangeiros existe sozinho ou é baseado no racismo. Se a discriminação por ser migrante já é terrível, o acúmulo de preconceitos piora ainda mais a situação. Apesar da extensão da formação étnica do Brasil, onde a maioria da população é de ascendência hindu, brancura europeia e africana, incluindo os descendentes de muçulmanos, judias e orientais, a xenofobia se desenvolveu em nosso país.

Como no caso de MOÏSE KABAGAMBE, um congolês que veio para o Brasil como refugiado com sua família, porém ele foi assassinado no quiosque Tropicália no Rio de Janeiro, pelo fato de cobrar o seu pagamento que estava atrasado, expressa de forma objetiva que a xenofobia e o racimos destroem vidas, além disso é utilizado como forma de divisão de trabalhos, onde visam explorar as pessoas em condições vulneráveis, com discriminação e opressão que desmoralizam os direitos destes que sofrem tais absurdos. Isto mostra quem estas pautas devem ser tratadas, afim de que ocorra redução e até mesmo extinção de vitimas como o de MOÏSE.

REFERÊNCIAS

CABECINHAS, Rosa. Racismo e xenofobia: a actualidade de uma velha questão. 2008.

FAUSTINO, Deivison Mendes; OLIVEIRA, Leila Maria de. Xeno-racismo ou xenofobia racializada? Problematizando a hospitalidade seletiva aos estrangeiros no Brasil. REMHU: revista interdisciplinar da mobilidade humana, v. 29, p. 193-210, 2022.

MATTOS, Alice Lopes. Racismo e xenofobia no Brasil: análise dos intrumentos jurídicos de proteção ao imigrante negro. 2016. CICONELLO, Alexandre et al. O desafio de eliminar o racismo no Brasil: a nova institucionalidade no combate à desigualdade racial. From Poverty to Power: how active citizens and affective states can change the worls. London: Oxfam, 2008

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com