TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Racismo e Xenofobia

Por:   •  4/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 2

CASO ÍRIS

Diego Francisco Marques Barbosa

20015567

Psicologia

  O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) consiste em ajudar o trajeto escolar dos alunos com deficiência em instituições de ensino. Um plano para melhorar competências e habilidades, de uma forma individual para que assim alcance os objetivos esperados. O PDI está sustentado na Lei Brasileira de inclusão (Lei 13146/2015) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/1996).

  Íris tem dificuldade com suas atividades escolares e recebeu diagnóstico Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. O indicado é que os pais acompanhem, incentivem para o crescimento do rendimento escolar. Também levar ao acompanhamento necessário como psicopedagogo, neuropediatra e fonoaudiólogo.

  Cabe a escola criar uma trilha de aprendizagem de acordo com o neuro desenvolvimento de Íris, lembrando sempre de prezar pela inclusão da criança em todos os âmbitos escolares, mesmo que suas atividades escolares sejam diferentes do resto da turma e fazer atividades educativas para que as outras crianças entendam mais sobre esses transtornos e diminuir o preconceito.

  As orientações pedagógicas para a professora de Íris são quando a professora dar alguma instrução, pedir para Íris repetir as instruções ou compartilhar com algum amigo antes de começar uma tarefa, quando ela desempenhar alguma tarefa solicitada oferecer sempre um feedback positivo (reforço) através de pequenos elogios e prêmios, não criticar e apontar, os erros cometidos como falha no desenvolvimento, optar por sempre que é possível dar aulas com materiais audiovisuais. Em questões ambientais na sala de aula mudar as mesas e/ou cadeiras para evitar distrações, pois não é indicado que alunos com TDAH sentem junto a portas, janelas e nas ultimas fileiras de sala de aula.

 

 

REFERÊNCIAS:

Silva Hudson, Bruna Cristina da , Araújo Pereira Borges Adriana A utilização do Plano de Desenvolvimento Individual por professores em Minas Gerais. Revista Educação Especial [en linea]. 2020, 33( ), 1-26[fecha de Consulta 29 de outubro de 2022]. ISSN: 1808-270X. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=313162288054

MouraL. T.; SilvaK. P. M. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e as práticas pedagógicas em sala de aula. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 22, p. e216, 7 abr. 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com