TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MÉTODO EPIDEMIOLÓGICO

Por:   •  21/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 5

ADA EPIDEMIOLOGIA – JÉSSICA BRUNA FERREIRA

NUTRIÇÃO 5 PERIODO

O MÉTODO EPIDEMIOLOGICO

O emprego do termo "método epidemiológico" traz o inconveniente de sugerir a existência de método único e exclusivo ou, pelo menos, característico da Epidemiologia. E isso não corresponde à verdade, uma vez que os estudos dessa especialidade não se distinguem dos demais campos da ciência. Em essência, o método epidemiológico objetiva o cumprimento das metas essenciais do método científico: observação exata, interpretação correta, explicação racional, formulação da hipótese e verificação da hipótese .

.

VARIÁVEIS EPIDEMIOLOGICOS

Em um conjunto qualquer de processos, fatos ou fenômenos, podemos identificar 2 categorias de propriedades - as Constantes e as Variáveis.Constantes - são exibidas por todos os elementos do conjunto de igual forma e, na verdade, foram tomadas como critérios para delimitar conjuntos homogêneos a partir de elementos esparsos. Variáveis - determinam a maneira pela qual os elementos de qualquer conjunto são diferentes entre si. A) Quanto à sua natureza as variáveis podem ser qualitativas ou quantitativas (contínuas ou discretas). Variaveis qualitativas (categoricas) exprima a qualidade do que eu estou vendo: variaveis humanas (doente/não doente) e variaveis ordenadas (leve, moderada, grave). Por exemplo se for estudar as pessoas com quadro clinico de angina, e quero saber qual delas tem maior gravidade (o que pioraria o prognostico delas). Angina pode ser uma variavel qualitativa de tipo binaria (isto e - tem pessoas que tem angina e o que não tem - binar significa ou 0 ou 1 - o linguagem dos computadores e baseado nesta teoria binaria). Tambem pode haver uma variavel ordenada (angina estavel ou instavel, tratada ou não tratada) - isto permite que possamos fazer categorias. E importante saber isto porque,a hora que lemos sobre um trabalho temos que definir na nossa mente qual que e a variavel principal e que tipo de variavel é - a variavel do desfeixo.

Variaveis quantitativas: dados continuos (glicemia, peso, altura, PA) e dados discretos (discontinuos)

Para que um conjunto de fatos, processos e fenômenos possam ser analisados e compreendidos, as diferenças entre seus elementos - as variáveis - devem ser formalmente explicitadas. Isto é realizado através de operações de classificação, contagem ou mensuração da propriedade variável considerada.
Na prática epidemiológica quando se acompanha descritivamente a evolução de fatos de interesse científico, busca-se estabelecer as relações entre as variáveis.

B) A mais importante e útil relação entre as variáveis é a que as categoriza como independentes e dependentes. Quando se trabalha com um referencial de causalidade, a variável independente será o fator causal, ou seja, a causa presumida da variável dependente, sendo esta o efeito presumido da primeira. De todo modo, sempre se define a variável independente como antecedente e a variável dependente como conseqüente.

As variáveis representadas no eixo dos x, das abscissas, são as variáveis independentes e aquelas representadas no eixo dos y, das ordenadas, são as variáveis dependentes. Por exemplo, no caso do movimento uniforme, o grafico e espaço percorrido em função do tempo. Neste caso, o tempo não depende de nenhuma outra variavel, sendo, assim, variavel independente, ou seja causal. A velocidade, contudo, depende de tempo, e é a variavel dependente. Em estudos experimentais, a variável independente é manipulável, sendo aquela que tem seus valores escolhidos e determinados pelo pesquisador. Na pesquisa não experimental, que corresponde à maioria das investigações epidemiológicas, não é possível a manipulação de variáveis. Geralmente, a escolha de qual será a variável dependente e de qual será a variável independente é determinada pela suposição que certa condição variável produz uma certa mudança no estado de saúde ou de doença. Esta condição variável será tomada como variável independente, e o efeito doença ou não doença como variável dependente.

VARIÁVEL A (INDEPENDENTE) PODE OU NÃO CAUSAR VARIAVEL B (DEPENDENTE)

O CONSÚMO DE ÁLCOOL PODE OU NÃO CAUSAR CIRROSE HEPÁTICA

É comum encontrar relações nas quais a variável independente foi escolhida pelo fato de que os eventos a ela associados apresentam - se com anterioridade aos eventos que a partir daí são tomados como dependentes. A variável dependente supõe-se que deva variar concomitantemente com as mudanças ocorridas na variável independente. Seus valores dependem dos valores assumidos pela variável independente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com