TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Método PDCA é muito usado no universo corporativo para melhorar o nível de gestão

Por:   •  7/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.971 Palavras (12 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÁ[pic 1][pic 2]

CURSO DE NUTRIÇÃO

DISCIPLINA: UAN

PDCA

 BALANCE SCORE CARD

 ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

 5W2H

ANÁLISE DE SWOT

        

Siomara Batista Lamim Pereira

Belo Horizonte

2017

PDCA

        Criado na década de 20 pelo físico norte-americano Walter Andrew, mas popularizado na década de 50 pelo também norte-americano, conhecido como guru do gerenciamento, o professor William Edwards Deming, o ciclo PDCA é uma importante metodologia usada para facilitar a tomada de decisões e o alcance de metas tanto em empresas como na vida pessoal.

        O método PDCA é muito usado no universo corporativo para melhorar o nível de gestão, onde há uma busca por excelência e aperfeiçoamento tendo como resultados o aumento de lucros, a redução de custos e a satisfação de clientes e funcionários. O método PDCA, se bem empregado, minimiza as chances de erro, cabe aos integrantes envolvidos nessa metodologia que a implantação do método PDCA é uma constante, um ciclo que tem como objetivo a melhoria contínua.

        O PDCA é composto por ciclos que compõem seu nome em inglês: P-Plan ou planejar, etapa primordial para a elaboração do projeto, onde deverá ser estabelecido as metas e objetivos; D-Do ou fazer (executar), Nessa fase o planejamento é colocado em prática, para isso essa fase é dividida em etapas como treinamento de pessoal e colheita de dados para avaliação posterior; C-Check ou Checar (verificar ou analisar), nessa fase será possível identificar algumas brechas no projeto, essa checagem deverá ser feita sempre paralelamente á execução e ao final para garantir os ajustes necessários  e A-Action ou agir (para corrigir eventuais falhas ou erros), essa é a fase de “fim e começo” onde as ações corretivas serão aplicadas, nela terá uma minuciosa apuração dos resultados para aperfeiçoamento dos projeto.

        Mesmo parecendo que o método seja de fácil execução, é importante entender a necessidade de cumprir todas as etapas e entender que o PDCA é um método de repetição para garantir a melhoria continuada a cada ciclo. O método PDCA exige muita dedicação na fase Planejar para eu ao Agir evite a repetição na correção de falhas. Todas as fases desse método é considerada importante, não sendo admitido queima de alguma etapa do ciclo.

        PDCA exemplo de aplicação em uma UAN.

Excesso de Resto Ingesta em uma UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição)


Planejamento

  • Localizar problemas:

Cardápio monótono;

Temperatura da refeição;

Tempo de cocção dos alimentos;

Tempero da refeição;

  • Estabelecer plano de ação:

Aplicar questionário de satisfação;

Mudança no cardápio;

Controle de temperatura;

Controle do preparo;


Execução

  • Execução do plano:

Através dos resultados dos questionários aplicados, observar qual o grau de insatisfação;

Alterar e adequar o cardápio;

Fazer rigoroso controle da temperatura;

Acompanhamento do pré preparo e preparo dos alimentos.


Verificação

  • Verificar atingimento de meta:

Mudança do cardápio teve boa aceitação;

A temperatura está sendo medida, e está de acordo com as normas;

Acompanhamento no preparo está sendo feito.

  • Acompanhar indicadores:

Avaliar se ouve diminuição na quantidade do resto ingestão.

Aplicar novos questionários após as mudanças para observar se ouve mudança.

Ação

  • Além do sabor e satisfação, uma boa alimentação envolve outros fatores, como garantia de boa procedência, higiene e variedade. Para isso o cardápio deve ser feito para atender da melhor maneira possível estas questões.
  • Eliminar os desperdícios através de operações rápidas e seguras.
  • São aceitáveis, como percentual de resto ingesta, taxas inferiores a 10%. Quando o resultado apresenta-se acima de 10% em coletividades sadias e 20% em enfermas, pressupõe-se que os cardápios estão inadequados, por serem mal planejados ou mal executados.
  • A padronização, além de auxiliar o preparo das refeições e favorecer a adequação da oferta energética, atua ainda como fator para redução do desperdício alimentar, uma vez que as quantidades padronizadas evitam o excesso de alimentos no prato, excesso de alimentos preparados e consequentemente, minimiza o descarte.
  • Não cessar o ciclo PDCA.

BALANCE SCORE CARD

        O BSC (Balance StoreCard) é uma abordagem estratégica desenvolvida por David Norton e Robert Kaplan no início dos anos 90. Esse método consiste numa gestão para que as organizações possa provê as estratégias e traduzi-las em ações, assim a empresa terá uma perspectiva e equilíbrio financeiro. Esse modelo tem como ponto chave ampliar as perspectivas, não só financeira, mas em vários aspectos.

        A estratégias do BSC complementa os modelos tradicionais que desempenham as medidas financeiras para um desempenho das visões e das estratégia. O BSC é formado por quatro perspectivas, sendo, financeira, cliente, processos internos e perspectivas de aprendizado e crescimento. Com base nessas perspectivas a empresa desenvolve as medidas, a coleta de dados para uma análise sobro o foco da cada perspectiva.

        No processo de desenvolvimento do método BSC deverá constar os objetivos estratégicos e identificação dos vetores críticos, esse trabalho deve ser consensual para que todos presem suas contribuições, pois envolve medidas de curto e longo prazo. No BSC os objetivos e medidas não são apenas para desempenho financeiro e não-financeiro mas sim de processo hierárquico com medidas e objetivos tangíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (349.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com