TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

\\\\\: SÍNTESE COMENTADA DOS MÉTODOS USADOS NAS CRECHES DO FILME "A CRECHE DO PAPAI".

Pesquisas Acadêmicas: \\\\\: SÍNTESE COMENTADA DOS MÉTODOS USADOS NAS CRECHES DO FILME "A CRECHE DO PAPAI".. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  5.712 Visualizações

Página 1 de 3

O filme de comédia A creche do papai, estrelado pelo ator Eddie Murphy, conta a história de dois publicitários, Charlie e Phil, grandes amigos, que de uma hora para a outra são demitidos da empresa em que trabalhavam.

Se vendo na situação de desempregado, Charlie percebe que não poderá pagar a creche luxuosa e cara em que seu filho estava matriculado, e tem dificuldades em encontrar outra instituição com a qualidade mínima necessária, e se junta a Phil abrindo uma creche.

A antiga creche do filho de Charlie é rígida, bem organizada, que não tolera nenhum tipo de desvios do que é considerado padrão de comportamento e inteligência. Ela oferece educação em quatro idiomas diferentes e é considerada por todo o exemplo de instituição, mas, apesar de oferecer muitos atrativos para os alunos, não realiza um planejamento e nem projetos focando de fato em quem são seus alunos. Existe uma padronização do comportamento que as crianças devem exercer o que prejudica o desenvolvimento dos alunos, já que cada aluno está criando sua personalidade e sua identidade. Além disso, a escola parece não respeitar o tempo de cada criança, facilitando a situação ao rotula-las como desajustadas ao padrão elevado da escola, e induzindo os pais a procurarem outra instituição de ensino para seus filhos. A escola não procura ouvir e ver suas crianças, entender seus gostos e desejos, conhecer suas famílias e cultura. Não há um investimento emocional para com a criança, ela é encarada como um homúnculo, um adulto em miniatura. Isso dificulta o desenvolvimento de um projeto eficaz, já que as crianças precisam gostar de experimentar para absorver conhecimentos de maneira natural.

Já na creche do Charlie, a princípio, três homens sem nenhum conhecimento pedagógico começam a cuidar de crianças. Claro que no início tudo é uma grande bagunça, e eles acham que nunca darão conta, mas sem perceber, eles começam a querer conhecer aquelas crianças e realizar atividades (brincadeiras) que elas de fato gostem e se divirtam. Como nessa idade a criança deseja o brincar mais do que tudo, e a recreação é um dos pontos fundamentais de uma proposta educacional pedagógica começam a se afeiçoar e a se desenvolverem junto com os três homens da casa. “Pela atividade lúdica, pelo exercício das atividades espontâneas, as crianças entram em contato com o ambiente e se torna mais objetiva e observadora; aprende a manipular os objetos, desenvolve o equilíbrio e a habilidade neuromuscular” (Vieira, 1986, p.170).

Charlie e seus amigos, ao contrário da creche da Sra. Harridan, usavam métodos lúdicos e espontâneos a partir da vivencia natural e experiências com o ambiente, valorizando o envolvimento afetivo entre as crianças e o professor, como também atendendo as necessidades cognitivas e emocionais, pois elas aprendem mais quando estão em um ambiente cheio de cuidados e preocupação com sua identidade, como aconteceu no filme. As crianças puderam se desenvolver mais, pois a preocupação dos três moços era diretamente com aquela criança, e não apenas com um currículo oferecido. Eles entenderam que não bastavam oferecer muitas opções aparentemente importantes na visão do adulto sem conhecer de fato aquela criança e suas vontades e fizeram dessa descoberta um meio para favorecer o bom desenvolvimento das crianças.

No final do filme, quando Charlie resolve voltar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com