TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Nome e Código da Disciplina: Nutrição Esportiva

Por:   •  5/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Nutrição

Nome e código da disciplina:  Nutrição Esportiva

Professor (a): Jorgiane das Graças Vilar de Araujo

Data entrega: 07/10/2021

Aluno (a):

Matrícula:

Resolução de caso clínico - 1º INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO – VALOR = 4,0 PONTOS

Orientações:

- Grupos de até 6 alunos.

- Trabalho deve ser totalmente digitado.

- Trabalhos idênticos não serão aceitos. Caso ocorra, ambos os grupos ficarão sem a nota.

[pic 1]

Caso clínico

  1. J.V.S, sexo feminino, 30 anos, Peso: 62kg, realiza ciclismo de intensidade moderada 3x na semana na ciclovia perto de sua casa (1h). Realiza ainda musculação de intensidade moderada 3x na semana (1h). Relatou na consulta nutricional que deseja muito reduzir seu percentual de gordura e evoluir a intensidade dos treinos, aliando ao ajuste da alimentação. Na consulta se queixou de falta de energia para desempenhar as atividades aeróbicas. Com base neste caso, responda:
  1. (1,0 ponto) Quais tipos de fibras musculares são recrutadas nos exercícios citados acima? Justifique a sua resposta com base nas suas principais características fisiológicas e funcionais. Realize o cálculo de FC máx e o intervalo para a intensidade moderada.

Ciclismo  exigindo predominantemente as fibras tipo I (alta resistência, longa duração e baixa intensidade). Utiliza a via aeróbico ( ressintetizar ATP mediante a presença de oxigênio).  

Musculação exige fibras tipo IIB (Baixa duração, Contração rápida, força e explosão) são fibras que fadiga mais rapidamente. Utiliza o sistema glicolítico a curto prazo( transferência de energia anaeróbica).

FC MÁX:

220-30: 190bpm 60%-70%

60% - 114bpm

70% - 133bpm

  1. (1,0 ponto) Quais substratos energéticos são recrutados nas modalidades esportivas citadas acima e justifique a sua resposta. Realize um esquema fisiológico de utilização dos substratos energéticos nos treinos citados acima, até a via final de geração de ATP.
  1.  (1,0 ponto) Realize o cálculo de gasto energético nas modalidades descritas acima (consultem o compêndio de atividade física para acharem o MET mais próximo das atividades mencionadas). Faça 1 sugestão de cardápio de lanche pré-treino com as respectivas calorias calculadas para cada modalidade.
  1. (1,0) Realize uma pesquisa baseada em 1 artigo científico de revisão sobre o uso de suplementos ergogênicos no esporte. Correlacione com o caso acima, uma possível sugestão de utilização de suplementos para auxiliar na melhora da performance, justificando a sua resposta. A referência bibliográfica completa do artigo também deve ser anexada na resposta.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com