TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SEDENTARISMO

Por:   •  15/10/2016  •  Resenha  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  1.367 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE CIENCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO- FACEMA

                                             RESUMO

  SEDENTARISMO, ATIVIDADE FISICA E EXERCÍCIO FÍSICO                                        

                                                Ingrid Caroline Lopes Lima   Matricula  14112389

                                    DOCENTE: Me. Liejy Agnes dos  Santos Raposo Landim

                                                             Disciplina: Nutrição dos Ciclos da Vida II

                                                 

                                                   CAXIAS- MA

                                                          2016

O sedentarismo pode ser caracterizado pelo inadequado comportamento em relação a atividade realizada que envolve nenhum movimento ou atividade física, e consequentemente o individuo sedentário despende energia de 1 a 1,5 MET ( Taxa de equivalente metabólico). Passadas algumas décadas, o avanço de novas tecnologias acabou influenciando o ser humano a reduzir o trabalho físico necessário para desenvolvimento de muitas tarefas que compõem as atividades da vida diária (AVD), levando ao quadro de sedentarismo. A associação entre o sedentarismo e a inatividade física ao aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

A atividade física (AF) e o exercício físico (EF) têm sido apontadas como ferramentas seguras e efetivas de grande importância para promoção da saúde. Adultos com sobrepeso  e obesidade são incentivados a diminuir em media 10% do seu peso corporal para ter redução dos riscos de saúde, mas redução de 3% a 5% já ajuda a minimizar o acumulo de gordura. Portanto, a AF e recomendada como um dos componentes para o controle de peso, prevenção de ganho de peso e prevenção da recuperação do ganho de peso corporal ( Donnelly et al. 2009).

 Adultos sedentários acabam perdendo de 3% a 8% de massa muscular por décadas.  Essa alteração é acompanhada da redução da taxa metabólica basal e do aumento do acumulo de gordura (Westcott, 2012). O efeito do treinamento de força (TF) sobre o controle de peso corporal; a pratica do TF leva ao incremento da massa muscular, que influencia positivamente no aumento da taxa metabólica basal (TMB), que, por sua  vez eleva o dispêndio de energia resultando na redução da gordura corporal (Donnelly et al., 2009).

Atualmente as recomendações para a pratica do EF com o intuito de melhorar a saúde estão baseados na diretrizes do ACMS; exercício aeróbico de moderada intensidade; exercício aeróbico de vigorosa intensidade e a combinação de moderada e vigorosa intensidade. O exercício aeróbio, caracteriza-se por ser uma atividade continua, dinâmica e, na maioria das vezes prolongada. A demanda energética do exercício aeróbio e suprida, predominante pela rota metabólica que utiliza o oxigênio na extração da energia. As atividades como caminhar ou correr, pedalar e nadar são algumas das modalidades dessa tipo de exercício.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com