TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Nutrição

Por:   •  23/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Com o passar dos anos o conceito de família sofreu mudanças, onde observamos que o padrão familiar não é mais o mesmo, constituído por pai, mãe e filhos e sim, uma variedade do padrão familiar, com a identidade própria em constante desenvolvimento. Mas independente dessas alterações, a família ainda é onde a criança tem o primeiro contato social e as primeiras experiências educacionais. As atitudes são aprendidas nesse contato com a família, e conforme as crianças crescem, estas vão sendo formadas.

As atitudes que as crianças apresentam tem relação direta com a influência da família. Mesmo sem os pais perceberem, seus comportamentos tem enorme influência sobre o desenvolvimento de seu filho. Essa influência exercida sobre as crianças não diz respeito somente ao comportamento, mas também ao desenvolvimento moral da criança.

E quando discorremos sobre a importância da participação dessa família na escola, observamos que este vínculo nem sempre ocorre.

Deve-se entender que a escola é a extensão do lar, sendo necessário intensificar a interação entre a família e a escola, o que irá favorecer o processo educativo. O trabalho integrado entre essas duas instituições é essencial, sendo importante que usem a mesma linguagem, auxiliando na aprendizagem da criança.

A escola que, por sua vez, nos anos anteriores tinha a função de formar o indivíduo apenas para o trabalho, hoje passa a obter a função de educar para a vida em relação aos aspectos sociais, morais, espirituais, entre outros. Esse acúmulo de funções que a escola passou a ter gera consequências sentidas pela escola, sendo vista como uma instituição que ensina, critica, faz sermões e cobranças de socialização, que deveriam ser aprendidas em casa, gerando assim muitos conflitos.

É necessário haver parceria entre a família e a escola, de modo a sanar os conflitos e solucionarem os problemas que ocorrem no sistema educacional. Dessa forma, o principal objetivo desse trabalho é apresentar teoricamente a importância da interação da família e escola. Para que esse objetivo essa atingido é fundamental analisar o papel da família na educação dos filhos; quais fatores exercem maior influência na interação família e escola.

Para a obtenção desse trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em que se buscou levantar informativos relevantes para melhor compreensão da importância da família no contexto escolar. Tais levantamentos possibilitam reflexões a respeito da necessidade da importância da participação da família na vida escolar de seus filhos.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

        No decorrer deste trabalho foram levantadas questões que buscam caracterizar a participação da família na vida escolar de seus filhos, evidenciando a relação família e escola colocada em evidência.

        A educação precisa ser vista a partir de novas concepções de maneira a ser transformada, para assumir seu papel no contexto como agente de mudanças, uma educação que gera mudanças, de conhecimentos e formação de sujeitos que sejam independentes e habilitados para intervirem e serem uma sociedade mais reflexiva critica e criativa. A família e a escola interligam o aluno para receberem mudanças ocorridas no mundo.

        A participação da família é uma necessidade atual e desejo de todos que estão envolvidos no contexto escolar. A falta dessa participação é um grande desafio a ser vencido pela escola e por parte das famílias que estão presentes na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (33.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com