TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Nutrição

Por:   •  27/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 4

A ansiedade atrapalha sua dieta?

Quem sofre de ansiedade sabe como atrapalha sua vida, assim como a alimentação, por comer demais ou comer de menos.

Dicas para a ansiedade não atrapalhar sua alimentação:

Muitas pessoas relatam que por volta das 17 horas geralmente a fome aumenta, ou a vontade de comer doce dispara, isso se explica porque por volta desse horário atingimos o pico de hipoglicemia e é normal que isso aconteça. Então muitas pessoas que já são ansiosas sabem que esse é o momento mais perigoso do dia, por não conseguir se controlar.

Nesse momento é importante a ingestão de alimentos “certos”. Se você consumir alimentos ricos em açúcares simples, estes irão aumentar sua fome e tudo irá por água abaixo. No entanto, é necessário que você faça escolhas inteligentes de alimentos que te saciam mais. Quer comer um doce? Escolha um chocolate que seja acima de 75% cacau, pois além dos benefícios do cacau, que possui antioxidantes, sua vontade de comer doce será saciada.

Junto ao chocolate 75% cacau, pode-se associar as castanhas, nozes, com essa junção, você irá se saciar mais e a vontade de comer será mais controlada, diminuindo a vontade de comer “besteiras”.

Outra dica importante é o consumo de alimentos com maior teor de fibras, como uma fruta, por exemplo, com aveia, chia, iogurte com linhaça. Tais combinações são importantes e estratégicas para você que sofre de ansiedade, por isso é fundamental ter em mãos esses alimentos.

A ingestão de água também é fundamental, pois as pessoas que estão desidratadas, geralmente sentem mais fome ou vontade de comer, porque o mesmo sinal que obtemos através do cérebro que estamos com sede pode ser confundido com fome. A ingestão não precisa ser necessariamente de água, pode ser suco, chá, água saborizada de gengibre, menta, hortelã, dessa maneira você estará se hidratando.

Outra dica essencial é o consumo de alimentos que auxiliam no controle de comer o tempo todo. Alimentos com vitamina C, regulam o cortisol, que geralmente está alterado quando estamos ansiosos. Exemplos: Limão, laranja, morango, kiwi. A banana também é bem-vinda, visto que possui triptofano, que aumentam a serotonina, o hormônio que dá a sensação de prazer, satisfação, alegria. Outros alimentos como os ovos, carne e peixes são alimentos ricos em triptofano que auxiliam no controle da ansiedade. O espinafre é rico em ácido fólico que também aumenta a serotonina.

Os alimentos estão sempre associados a ansiedade, pois apresentam compostos que dão o prazer, a satisfação de bem-estar.

Portanto é fundamental associa-los à sua alimentação, caso o alto nível de ansiedade persista, procure um nutricionista para avaliar sua dieta e não deixar falhas de alimentos essenciais para a sua saúde.

Ortorexia: O transtorno do “super saudável”

Orto – A palavra orto quer dizer correto. A ortorexia é um transtorno do “super saudável”, daquela pessoa que quer comer tudo “correto”. Essas pessoas valorizam demais a alimentação saudável. Mas nutri, como assim, se você sempre diz que termos que ter uma alimentação saudável?

Sim. Temos que saber reconhecer quais são os alimentos saudáveis, pois esse transtorno também tem relação com o transtorno da bulimia e anorexia e com isso essas pessoas acham que nunca podem sair da linha, muitas vezes essas pessoas saem do convívio social, por não poderem comer outros alimentos, deixam de viajar por não conhecerem a alimentação do local e por medo de não ter o que está no planejamento.

As pessoas que apresentam ortorexia se orgulham por fazer tudo correto o tempo todo, pois demonstram ter medo do que as pessoas vão pensar. Querem mostrar para a nutricionista, personal e para os amigos que tem uma alimentação super saudável. Muitas vezes nesses casos a pessoa desenvolve a ansiedade e acaba deixando de comer ou come compulsivamente longe das pessoas e acabam induzindo o vômito e também passam a ter medo de se alimentar, pois acham que vão engordar. A faixa etária de maior prevalência da ortorexia é de 19 a 24 anos, porém, pode ocorrer com adultos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com