TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Nutrição

Por:   •  27/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

TPM

Sintomas da TPM

Dor nas mamas, irritabilidade, sensibilidade, vontade de comer doce, cólica, irregularidade no ciclo, são os principais sintomas da TPM. É caracterizado TPM se a mulher apresenta 1 ou mais sintomas.

Diagnóstico da TPM

O diagnóstico é dado quando a mulher apresenta esses sintomas de 10 a 15 dias antes da menstruação e deve-se observar se os sintomas estão presentes nos últimos 3 ciclos.

Causa da TPM

Alguns estudos mostram que a causa é da genética. Algumas mulheres apresentam sensibilidade à oscilação dos hormônios, e o grau varia de acordo com o corpo de cada mulher.

Quando os sintomas são muito acentuados é necessário intervenção médica, que muitas vezes são os contraceptivos orais.

No entanto, é possível melhorar o estilo de vida, intervindo na alimentação, sono de boa qualidade, exercício físico, meditação/ioga.

Principais Nutrientes

Alguns nutrientes são fundamentais e quando necessário pode-se suplementar. São eles: Magnésio, Vitamina B6, Cálcio e Vitamina D. Esses nutrientes também são essenciais para a síntese de serotonina.

Hormônios

As mulheres ficam mais sensíveis na TPM porque há aumento da progesterona e diminuição do estradiol. A progesterona retém líquidos, o que acarreta o aumento das prostraglandinas causando o inchaço e as dores. A queda de estrogênio provoca vasodilatação e, portanto, a dor de cabeça.

Suplementação e Fitoterapia

Algumas estratégias podem ser utilizadas para amenizar os sintomas da TPM.

Muitas vezes as mulheres se sentem ou realmente estão acima do peso e logo pensam     em cortar o carboidrato, porém, dessa forma haverá dificuldade na síntese de serotonina.

O interessante é incluir boas fontes de carboidrato e principalmente não cortar o açúcar totalmente, uma vez que quanto mais mascarar a vontade de doce, mas vontade dará.

Nutrientes e Qualidade do Sono

Diversas estratégias podem ser utilizadas para melhorar o sono, principalmente nesse período. Incluir alimentos fonte de triptofano, desde o café da manhã são primordiais pois ajudam a melhorar o humor durante o dia. E também o triptofano favorece e estimula a melatonina, hormônio do sono.  O jantar deve ser leve, com ingestão adequada de fibras, pouca gordura saturada e açúcar, para que o sono seja restaurador.

Retenção de Líquidos

Uma alimentação anti-inflamatória e antioxidante deve ser praticada principalmente nesse período. Incluir chás diuréticos, como o de cavalinha e cabelo de milho também ajudam a desinchar.

Suplementar cactinea pode ser uma boa opção, uma vez que auxilia na redução de até 20% do peso.

Café x TPM

Alguns estudos sugerem que mulheres que sofrem de TPM evitem totalmente a cafeína, particularmente mulheres que sofrem de sensibilidade mamária. No entanto, outros estudos mostram que não há relação e deve ser avaliado de acordo com o organismo da mulher. É necessário fazer o acompanhamento durante esse período.

O café pode ser substituído por chá de cúrcuma e de gengibre pois possuem atividade antioxidante.

Por que será que nós mulheres temos mais vontade de comer doce no período pré-menstrual?

Será que é psicológico? Não, não é!

No período pré-menstrual temos mais vontade de comer doce porque o nível de glicose e insulina está maior e isso faz diminuir a competição de triptofano com outros aminoácidos de cadeia ramificada como o BCAAs. E esses BCAAs competem muito com a entrada do triptofano na barreira hematoencefálica. Então essa vontade de comer doce é para favorecer a entrada de triptofano na barreira hematoencefálica. Aumentando assim a produção de serotonina. Nada mais é que um mecanismo de defesa para o corpo produzir mais serotonina numa fase que a serotonina está mais baixa. E aí pensamos: como inibir a vontade de comer doce no período pré-menstrual? Será que preciso de um suplemento? Mas será que realmente preciso inibir essa vontade de comer doce, sendo que o doce é importante nessa fase? O que podemos fazer é favorecer a entrada de triptofano com escolhas alimentares inteligentes e de forma que isso não vá prejudicar o processo de emagrecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com