TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE ALIMENTOS FUNCIONAIS COMO ALIADOS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Por:   •  13/4/2016  •  Seminário  •  3.078 Palavras (13 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 13

O USO DE ALIMENTOS FUNCIONAIS COMO ALIADOS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Curso de Nutrição - Bacharelado

Introdução à Nutrição – Professor Douglas Cursino

Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA

Resumo

O conceito de alimentos funcionais, refere-se àqueles alimentos que afetam beneficamente uma ou mais funções do organismo, além de garantirem efeitos nutricionais adequados, conduzindo a uma melhoria do estado geral de saúde e bem estar, reduzindo o risco de doenças. Os estudos que visam comprovar os benefícios desses alimentos, tem se intensificado nos últimos anos, devido ao aumento da média de vida da população e o crescente conhecimento das pessoas sobre a relação entre a ingestão de uma alimentação adequada e equilibrada com a saúde. Cientes da ligação direta dos alimentos com a saúde e buscando qualidade de vida, as pessoas tem se informado e inserido cada vez mais os alimentos funcionais em suas dietas. Estudos apontam alguns componentes químicos que são responsáveis pela funcionalidade dos alimentos como: carotenoides, flavonoides, ácidos graxos como omega-3, probióticos e fibras. Estas pesquisas referem-se à eficácia desses alimentos na prevenção de doenças como câncer, hipertenção, diabetes, osteoporose e cardiopatias. Esses componentes químicos podem ser encontrados em alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes, oleaginosas, e também em alimentados industrializados, uma vez que a indústria, observando a crescente procura desses produtos, tem se mobilizado para atender a essa demanda. Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento bibliográfico por meio de leitura, pesquisa, compilações e transcrições textuais de autores nacionais e internacionais, obtido por meio de livros e artigos de revistas científicas especializadas de conteúdo confiável, em que abordam os benefícios dos nutracêuticos e sua eficácia na prevenção de doenças.

Palavras-chave: Alimentos Funcionais, Alimentação, Prevenção de Doenças, Saúde.

Abstract

The concept of functional foods, refers to those foods that affect advantageously one or more functions of the body, in addition to ensuring adequate nutritional effects, leading to an improvement of the general state of health and well being, reducing the risk of diseases. The studies that aim to demonstrate the benefits of these foods, has been intensified in the last few years, due to the increase in the average life of the population and the growing knowledge of people on the relationship between the ingestion of a balanced and adequate supply with health. Aware of the direct connection of foods with health and seeking quality of life, people must be informed and inserted each time more functional foods in their diets. Studies show some chemical components that are responsible for the functionality of the foods such as: carotenoids, flavonoid, fatty acids as omega-3, probiotics and fibers. These searches relate to the effectiveness of these foods in the prevention of diseases such as cancer, hipertenção, diabetes, osteoporosis and heart diseases. These chemical components can be found in natural food, such as fruit, vegetables, legumes, oilseeds, and also in industrialised countries, fed since the industry, noting the increasing demand for these products, has been mobilized to meet this demand. Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento bibliográfico por meio de leitura, pesquisa, compilações e transcrições textuais de autores nacionais e internacionais, obtido por meio de livros e artigos de revistas científicas especializadas de conteúdo confiável, em que abordam os benefícios dos nutracêuticos e sua eficácia na prevenção de doenças.

Keywords: functional food, feeding, disease prevention, health.

1 Introdução

        A busca da saúde através da alimentação vem desde a Antiguidade, como citado pelo filósofo grego Hipócrates: “que o alimento seja seu medicamento e o medicamento seja o seu alimento”. O conceito de alimentos funcionais surgiu no início dos anos 80 no Japão, a partir da preocupação com os problemas de saúde associados ao aumento da expectativa de vida da população. Intencionava-se adicionar na dieta alimentar, ingredientes naturais que deveriam apresentar funções específicas no organismo, como a melhoria dos mecanismos de defesa biológica, a prevenção ou terapia de alguma enfermidade ou disfunção, melhoria das condições físicas e mentais e do estado geral de saúde e retardo no processo de envelhecimento orgânico (GARCIA, 2004).

Os alimentos funcionais podem ser definidos como sendo um alimento consumido como parte da dieta que, além do fornecimento de nutrientes básicos para a dieta, apresente benefícios para o funcionamento metabólico e fisiológico, trazendo benefícios à saúde física e mental e prevenindo de doenças crônicodegenerativas (ANGELIS, 2001). Esses benefícios fornecidos pelos alimentos funcionais garantem a manutenção da saúde, modulando a fisiologia do organismo promovendo efeito hipocolesterolemiante, hipotensivo, redução dos riscos de aterosclerose, anticancerígenos, estimulação do sistema imune, hipoglicêmico, entre outros (GOMES, 2002).

Assim, muitas das doenças crônicas, como o Diabetes e a hipertensão podem ser prevenidas com o consumo diário de alimentos funcionais, ou mesmo, aos que já apresentam a doença, podem reduzir danos consequentes, como a prevenção de doenças cardiovasculares, ou ainda prevenir contra degenerações das artérias causadas pela hiperglicemia (GAMARANO; FRAIGE FILHO, 2004).

Para que os alimentos funcionais sejam eficazes e preciso que seu uso seja regular e também esteja associado ao aumento da ingestão de frutas, verduras, cereais integrais, carne, leite de soja e alimentos ricos em omega-3. Alguns componentes químicos que dão funcionalidade aos alimentos são: carotenoides, flavonoides, ácidos graxos como omega-3, probioticos, fibras dentre outros.

A relevância do tema abordado e devido ao aumento da media de vida da população, que inclusive tem sido explorada pela mídia e o esclarecimento que contribui para o entendimento sobre a relação entre a ingestão de uma alimentação adequada e equilibrada com a saúde, e por fim o interesse da população por uma melhor qualidade de vida. A metodologia utilizada constou de pesquisa bibliográfica e foi realizada em fontes secundarias: artigos, textos publicados na internet e livros.

O presente artigo teve como objetivo relacionar o consumo dos alimentos funcionais com a diminuição da incidência de doenças, como o câncer, diabetes, hipertensão, doenças ósseas e cardiovasculares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (167 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com