TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DE UM CARDÁPIO ESCOLAR COM FOCO NA UTILIZAÇÃO DE ALIMENTOS FUNCIONAIS

Trabalho Escolar: AVALIAÇÃO DE UM CARDÁPIO ESCOLAR COM FOCO NA UTILIZAÇÃO DE ALIMENTOS FUNCIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO, TURISMO E LAZER

CLÉLIA SAPORITO DA SILVA

INTENÇÃO DE PESQUISA

AVALIAÇÃO DE UM CARDÁPIO ESCOLAR COM FOCO NA UTILIZAÇÃO DE ALIMENTOS FUNCIONAIS

Balneário Camboriú

2012/I

I. IDENTIFICAÇÃO

ACADÊMICO: CLÉLIA SAPORITO DA SILVA

PROFESSOR ORIENTADOR: MARLA DE PAULA LEMOS

TEMA: AVALIAÇÃO DE UM CARDÁPIO ESCOLAR COM FOCO NA UTILIZAÇÃO DE ALIMENTOS FUNCIONAIS.

II. JUSTIFICATIVA

O mundo enfrenta uma nova epidemia: a obesidade. Muitos estudos mostram os efeitos destrutivos que o sobrepeso causa nas vidas de milhares de pessoas no mundo todo.

Por representarem um grupo biologicamente vulnerável, as crianças em idade pré-escolar, têm-se constituído na principal preocupação de especialistas em saúde pública (VENTAKACHALAN, 1976), pois, de acordo com a Organização Mundial De Saúde (OMS), estima-se que haja 42 milhões de crianças abaixo de cinco anos com excesso de peso.

Na contramão deste problema, mas tão preocupante quanto, está a desnutrição – não apenas aquela associada a criança magérrimas, pois “desnutrição é um termo amplo que pode ser usado para designar uma gama de distúrbios nutricionais que incluem excesso, desbalanço ou deficiência de macro nutrientes [...] e micronutrientes” (CAMPORA; MOREIRA, 2006, p.825). Nesse âmbito, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), um programa do Ministério da Educação - também conhecido como merenda escolar -, garante a alimentação escolar dos alunos matriculados em pré-escolas públicas e filantrópicas.

Seu objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis (www.fnde.gov.br/index.php/programas-alimentacao-escolar).

Recentemente, muitos cientistas de alimentos e profissionais da indústria têm demonstrado crescente interesse nos alimentos que possuem em sua composição, certos componentes ou substâncias que desempenham um papel benéfico sobre a saúde. Esses produtos são chamados de funcionais e têm sido definidos com um alimento ou componente de alimento, com evidências reconhecidas pela ciência na prevenção e manutenção da saúde (POLLONIO, 2000).

À gastronomia, neste contexto, cabe a responsabilidade de debruçar-se sobre esses conceitos e elaborar cardápios mais saudáveis - e igualmente saborosos -, para que essas crianças possam, cada vez mais, desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

Sendo assim, este trabalho se justifica por se tratar de uma investigação a fim de analisar e propor mudanças na alimentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com