TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentos Funcionais

Trabalho Escolar: Alimentos Funcionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 2

Alimentos Funcionais

O papel da alimentação na saúde humana vem crescendo graças a novas tecnologias em pesquisas sobre substâncias encontradas em alimentos são eficazes em combate a certas patologias. Esses alimentos são denominados de alimentos funcionais ou nutracêuticos.

Para se considerado como um alimento funcional o produto deve apresentar na sua composição, componentes bioativos que colaboram para a promoção da saúde. Para a ANVISA “o registro de alimentos deve ser feito com a alegação e a avaliação de novas alegações serão realizados mediante comprovação cientifica da eficácia das mesmas, atendendo a critérios estabelecidos”.

Os alimentos funcionais podem ser classificados em:

• Alimentos com propriedade imunomodulatórias – alimentos que melhoram a imunidade celular;

• Alimentos com atividade antioxidante – protegem o organismo contra oxidação provocada pelos radicais livres;

• Alimentos ricos em ácidos graxos polinsaturados – que previnem doenças cardiovasculares;

No caso de problemas com obesidade, os alimentos apropriados não pertecem a nenhum grupo isolado e sim a todos, pois a obesidade é considerada pela Organização Mundial da Saúde como uma doença catalisadora, ou seja, responsável por agravar ou em surgimento de outras doenças.

Com a ingestão de alimentos com poucos lipídios e carboidratos na sua dieta, o obeso forçara o seu corpo a usar a quantidade de lipídio acumulada como reserva de energia. Porém é preciso atentar para a ingestão de nutrientes como proteínas, minerais e vitaminas para não afetar a sua nutrição.

As fibras solúveis e insolúveis ajudam muito a combater ou diminuir o quadro de obesidade, pois ela tem poder na hora da digestão de fazer que haja a secreção dos hormônios ou peptídios intestinais como a colecistoquinina que regula a secreção pancreática de suco gástrico e trás a sensação de saciedade. Outra colaboração das fibras é o estimulo da quitosana que captura e excreta gorduras.

As frutas devem ser preferencialmente a de cascas comestíveis, pois as cascas se transformarão em fibras no processo de digestão, já os vegetais devem ser o de talos comestíveis porque contém uma maior quantidade de fibras e possuem poder de saciedade.

As proteínas devem ser as chamadas “proteínas magras” de origem animal ou vegetal, com o cuidado de que toda proteína anima (carnes) deva ser consumida sem adição de lipídios no processo de cocção grelhadas, já os leites e queijos que sejam desnatadose brancos.

A ingestão de chás e sucos digestivos ajudam no processo de quebra de carboidratos e lipídios deixando mais fáceis de absorção ou eliminação.

Alimentos funcionais de grande importância no combate a obesidade:

Composto Bioativo

FIBRAS

Linhaça Lignanas

Aveia B-Glucana

Feijão Genisteína, Daidzeína

Grão de Bico Genisteína, Daidzeína

VEGETAIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com