TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MATERIAIS DE LABORATÓRIO

Por:   •  11/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  744 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO

DISCIPLINA: BROMATOLOGIA

PROFESSORA: Profº: Regilda Saraiva dos Reis Moreira Aarújo

ANDRESSA DE SOUSA CARVALHO SÁ

IDENTIFICAÇÃO DOS MATERIAIS DO LABORATÓRIO

TERESINA-PI

2019/FEVEREIRO

ANDRESSA DE SOUSA CARVALHO SÁ

IDENTIFICAÇÃO DOS MATERIAIS DO LABORATÓRIO

                DOCENTE:

                Andressa de Sousa Carvalho Sá

TERESINA-PI

2019/FEVEREIRO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

METODOLOGIA...........................................................................................................5

RESULTADOS E DISCUSSÕES.................................................................................6

CONCLUSÃO...............................................................................................................7

REFERÊNCIAS............................................................................................................8


INTRODUÇÃO

Os materiais de laboratório são de suma importância para o desenvolvimento das práticas laboratoriais.


METODOLOGIA

Fez-se uma leitura sobre as normas de segurança do laboratório;

Realizou-se uma gincana para testar o conhecimento dos docentes letivos do período 2019.2 do curso de nutrição na disciplina de Bromatologia;

Utilizou-se cronômetro para fornecer um tempo mínimo para os docentes reconhecerem os materiais postos em uma bancada em 3 laboratórios diferentes;

Após a gincana leu-se e apresentou-se a correção dos nomes dos materiais dos laboratórios.


RESULTADOS E DISCUSSÕES

[pic 2]

Pêra: equipamento de laboratório que consiste um dispositivo que, acoplado a uma pipeta, auxilia a retirada de líquidos por sucção.

[pic 3]

Pipeta automática: são capazes de transferir pequenos volumes (entre 0,25 µL – 5000 µL) com alta reprodutibilidade e exatidão. Cada pipeta apresenta uma faixa de volume ajustável, e é conhecida pelo volume máximo que pode dispensar.

[pic 4]

Proveta: a proveta é um tubo cilíndrico com base e aberto em cima, que pode ser fabricado com plástico ou vidro. Sua principal característica é a presença de medidas em toda a sua extensão. É utilizada para medição de volumes de líquidos, com baixa precisão. Sua graduação pode ser variada, assim como sua altura.

[pic 5]

Potenciômetro: é um componente eletrônico usada para variar a resistência, pode-se defini-lo como um tipo especial de Resistor. Ou seja, ele é uma resistência elétrica variável (resistor variável). Pode ser utilizando para medir posição, direção, corrente, tensão, etc. O Potenciômetro também serve para ajustar os valores de tensão e corrente de um circuito e dessa forma controlar o valor entrada, amplificação ou atenuação.

[pic 6]

Gral de pistilo:  o almofariz (também chamado gral ou morteiro) é um utensílio que serve para moer pequenas quantidades de produtos, por vezes misturando vários ingredientes.

[pic 7]

Bureta: é uma vidraria de laboratorio cilíndrica de vidro, colocada na vertical com a ajuda de um suporte, com uma escala graduada rigorosa, geralmente em cm3 (ml). Possui na extremidade inferior uma torneira de precisão para dispensa de volumes rigorosamente conhecidos em tarefas como a titulação de soluções.

[pic 8][pic 9]     Banho Maria            Banho Maria com         agitação

Utilizados em laboratórios para aquecer substâncias líquidas e sólidas que não podem ser expostas diretamente no fogo e que precisam ser aquecidas lenta e uniformemente.

 [pic 10]

Banho de Ultrassom: O Banho de Ultrassom ou Banho Ultrassônico é utilizado em várias situações, tendo sua principal utilização na limpeza baseada na transformação de energia elétrica em energia mecânica, esta transformação é obtida através de componentes que promovem uma vibração na frequência de 40kHz que são essenciais para limpeza de peças e utensílios utilizados em laboratórios, odontologia , indústrias farmacêuticas, alimentícias entre outros.

[pic 11]

Balão de Fundo Chato: é utilizado nas destilações químicas, seu uso é semelhante ao balão de fundo redondo, porém mais apropriado aos aquecimentos sob refluxo e pode ser apoiado sob superfícies planas. Pode ser aquecido sobre o tripé com tela de amianto ou utilizado com os agitadores magnéticos com e sem aquecimento.

[pic 12]

Balão de Fundo Redondo: é utilizado nas destilações químicas, seu uso é semelhante ao balão de fundo chato, porém mais apropriado aos aquecimentos sob refluxo. Pode ser aquecido com uma manta aquecedora ou acoplado a evaporador rotativo (rota evaporador).

[pic 13]

Vidro de relógio: pesar pequenas quantidades de substâncias, evaporar quantidades de soluções e ainda cobrir demais recipientes.

[pic 14]

Piseta: é geralmente utilizada para enxaguar as vidrarias com água destilada, acetona entre diversas soluções.

[pic 15]

Pinça em forma de tesoura: uma pinça é um utensílio utilizado para pegar em objetos de pequenas dimensões, em alguns casos objectos quentes. Há vários tipos de pinças usadas em laboratório.

[pic 16]

Extrator de lipídeos: pode realizar extrações de lipídios, gorduras, ceras graxas, entre outros, em uma grande variedade de amostras na indústria de alimentos, têxtil, química, celulose, aplicações em meio ambiente entre outras.

[pic 17]

Destilador de nitrogênio amoniacal: direcionado para trabalhos de tratamento de efluentes e água, onde através da destilação é possível determinar nitrogênio amoniacal.

[pic 18]

Condensador: tem como finalidade condensar vapores gerados pelo aquecimento de líquidos em processos de destilação simples.

[pic 19]

Manta Aquecedora: é um equipamento de laboratório cuja função é aquecer de maneira controlada as substâncias de determinada análise.

[pic 20]

Cadinho de porcelana é um pequeno recipiente de forma que se assemelha muito a de um pote, e sua principal utilização é para o aquecimento de sólidos a temperaturas realmente elevadas, embora possa ter diferentes aplicações em um ambiente laboratorial.

[pic 21]

Cápsula de porcelana: É usada em evaporação ou secagem e pode ser levada ao fogo sobre tela de amianto.

[pic 22]

Dessecador: é uma das diversas vidrarias utilizadas em laboratórios. E sua principal função é a de diminuir a umidade de alguma substância (via uso de um dessecante, como a sílica gel).

[pic 23]

Suporte com garra: estrutura metálica usada para segurar buretas ou outros instrumentos durante experimentos de laboratório.

[pic 24]

Tripé: suporte metálico utilizado, geralmente, com tela metálica com amianto para aquecimento sobre Bico de Bunsen.

[pic 25]

Erlenmeyer: Serve para recolher frações de materiais destilados ou para conter misturas que serão homogeneizadas. https://www.infoescola.com/quimica/material-de-laboratorio/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (261.4 Kb)   docx (192.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com