TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SULFITOS E SAIS DERIVADOS

Por:   •  18/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

SULFITOS E SAIS DERIVADOS

        Sulfitos e sulfitantes são classificados como aditivos alimentares e são amplamente utilizados pela indústria de alimentos. Entres eles está o Dióxido de Enxofre e outras formas de sulfitos inorgânicos que liberam SO2 e também derivados do processo de fermentação de leveduras em vinhos e cervejas. (Machado et al., 2006) O acréscimo de aditivos para a conservação de alimentos pela indústria é muito comum, para mantê-los seguros para o consumo e que tenham uma durabilidade maior, sem perder suas características sensoriais. (Unicamp, 2011)

        O Dióxido de Enxofre possui uma longa história de utilização como conservador de alimentos. Apresenta as características de um gás incolor, não inflamável, de odor sufocante, que se liquefaz a – 10°C. Porém, como apresenta dificuldades em seu manuseio e solubilidade, este é substituído por sais derivados como o sulfito de potássio, bissulfito de sódio, metabissulfito de sódio e metabissulfito de potássio. (Maia et al., 2006)

         Os sulfitos são utilizados em vários tipos de alimentos como frutas desidratadas, vinhos, sucos industrializados, bebidas que contenham suco de fruta, biscoitos, geleias e mostarda, hortaliças desidratadas (com exceção da cebola e do alho), frutas e legumes frescos, licores e produtos cárneos como salsichas, peixes e linguiças. Esta diversidade de produtos que recebem este conservante em seu beneficiamento é devido à multifuncionalidade dos sulfitos, que apresentam capacidade de prevenir o escurecimento enzimático e não enzimático, controle microbiológico, ação de branqueamento, antioxidante e redutor, além de ser também um antimicrobiano. (Unicamp, 2011)

        Para a utilização destes conservadores, cada país possui uma regulamentação específica. No Brasil a utilização está regulamentada pelo Decreto Nº 55.871 desde 1965 e ainda segue as recomendações do JECFA (Joint Expert Committee on Food Additives), que garante a utilização segura de aditivos. (Unicamp, 2011)

        Assim como eles trazem benefícios para prolongar a vida útil de alguns alimentos, também trazem alguns malefícios a população, que são reações adversas causadas por pequenas quantias. Podemos, tratar isso como uma intolerância a sulfitos e não uma alergia, pois a intolerância alimentar é quando o organismo não consegue digerir totalmente aquele alimentos ou compostos que estão envolvidos nele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com