TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patógenos do gênero Yersinia e contaminações toxicológicas em alimentos

Por:   •  9/7/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.701 Palavras (7 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 7

CEGEP - INGREDION

PROGRAMA JOVENS TALENTOS - 2019

Patógenos do gênero Yersinia e contaminações toxicológicas em alimentos

Anderson Josué da Silva

Eliana Alves Constâncio

Murilo Couto de Oliveira

Natan Cesar Pereira

Olga Maria B. M. Aoki

Sylene Alves Marcondes

MOGI GUAÇU – SP

2019

Anderson Josué da Silva

Eliana Alves Constâncio

Murilo Couto de Oliveira

Natan Cesar Pereira

Olga Maria B. M. Aoki

Sylene Alves Marcondes

Patógenos do gênero Yersinia e contaminações toxicológicas em alimentos

Trabalho de pesquisa sobre bactérias patogênicas para a disciplina de Gestão de Alimentos do Programa Jovens Talentos 2019 - CEGEP - INGREDION

Docente: Josieli Souza

MOGI GUAÇU – SP

        2019        

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVO        5

3.        YERSINIOSE        5

3.1. Descrição da Doença        5

3.2. Características Morfológicas e Transmissão        6

3.3. Ocorrência, Diagnóstico e Tratamento        7

3.4. Alimentos Associados à Contaminação        7

3.5. Medidas de Controle e Prevenção        8

4.        CONCLUSÃO        9

5.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

  1. INTRODUÇÃO

O nome Yersinia foi dado em homenagem ao bacteriologista francês Alexandre J. Yersin, que isolou pela primeira vez, em 1894, o agente da peste. O Comitê Internacional de Sistemática Bacteriana, em 1972, incluiu o gênero Yersinia na família Enterobacteriaceae (FALCÃO; FALCÃO, 2006).

Como todos os membros da família Enterobacteriaceae, Yersinia é um bacilo gram-negativo não formador de esporos.

As espécies do gênero são anaeróbias facultativas e multiplicam-se em uma ampla faixa de temperatura (4 a 43ºC), mas as condições ótimas de multiplicação in vitro são entre 25 e 28ºC (SOUZA, 2009).

O gênero Yersinia compreende 12 espécies de bactérias, sendo algumas delas causadoras de doenças nos seres humanos e veiculadas, principalmente, por alimentos, água e animais (Figura 1). A doença mais grave, causada por uma bactéria deste gênero, é a “Peste Negra”, também conhecida como “Peste bubônica” (SOUZA, 2009).

A bactéria causadora da “Peste Negra” é da espécie Yersinia pestis e, entre os anos de 1347 e 1351, uma variação deste microrganismo foi responsável por uma pandemia que causou a morte de cerca de um terço da população da Europa (estima-se 30 a 50 milhões de pessoas).

O último surto urbano de “Peste Negra” ocorreu em Los Angeles (Estados Unidos) no ano de 1924. A partir da década de 1930, casos da doença foram relatados em áreas rurais dos EUA nos Estados do Arizona, Califórnia, Colorado e Novo México. Nos últimos anos, a maior parte dos casos relatados ocorreram em áreas agrícolas localizadas em pequenas cidades.

As doenças mais graves relacionadas às bactérias do gênero Yersinia (Y. pestis) possuem tratamento e são cada vez menos comuns, reduzindo, assim, o ínidice de mortalidade causado por tal patógeno. No entanto, existem outras espécies deste gênero, como a Y. enterocolitica e a Y. pseudotuberculosis, que são responsáveis por patologias provenientes da contaminação de água e alimentos.

  1. OBJETIVO

Este trabalho de pesquisa possui o intuito de demonstrar, por meio de revisões bibliográficas, doenças causadas pelas bactérias do gênero Yersinia,  sobretudo as mais comuns: Y. enterocolitica e Y. pseudotuberculosis, tal como a descrição da doença, suas formas de transmissão, sintomas, tratamento e métodos de prevenção.

  1. YERSINIOSE

3.1. Descrição da Doença

Yersiniose é o nome atribuído a uma gastroenterite veiculada por alimentos e causada por duas espécies patogênicas do gênero Yersinia (Y. enterocolitica e Y. pseudotuberculosis), que se caracteriza por diarréia aguda e febre (principalmente em crianças, idosos, indivíduos debilitados e indivíduos imunodeprimidos); dor abdominal, linfadenite mesentérica aguda, simulando apendicite (em crianças mais velhas e adultos), com complicações em alguns casos como: caroços  (em cerca de 10% dos adultos, principalmente mulheres), artrite pós-infecciosa (50% dos adultos infectados) e infecção generalizada. Diarréia sanguinolenta pode ocorrer em 10 a 30% das crianças infectadas por Y. enterocolitica.

A bactéria pode causar também infecções em outros locais como feridas, juntas e trato urinário. O período de incubação dura de 3 a 7 dias (menos que 10 dias, geralmente.

Figura 1 - Marmota, um dos animais que veiculam Yersinia pestis

[pic 1]

Fonte: G1, 2019.

3.2. Características Morfológicas e Transmissão

Y. enterocolitica e Y. pseudotuberculosis são bacilos gram-negativos como é mostrado pela Figura 1. Y. enterocolitica não faz parte da flora normal humana, mas, tem sido isolada, frequentemente, de fezes, feridas, mucos e linfonodos (“ínguas”) mesentéricos de seres humanos. Y. pseudotuberculosis tem sido isolada do apêndice doente de humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (244.9 Kb)   docx (113.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com