TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Período de Incubação e Dose Infectante

Por:   •  9/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Curso de Nutrição

Período de Incubação e Dose Infectante

Nomes: Beatriz Aquino Caetano

Cristiele Cássia Amorim

Professor: Márcio

Três corações, 27 de abril de 2016.

Período de Incubação e dose infectante

Salmonella Sp

É uma bactéria gram-negativa não esporulada e móveis que pertence à família Enterobactereáceas, têm a forma de bastonetes (bacilos).

Este gênero de bactéria apresenta-se em três espécies: Salmonella typhi, Salmonella choleraesuis e Salmonella enteriditis.

A Salmonella é uma bactéria que atua sobre os intestinos, onde se multiplica podendo entrar na corrente sanguínea e atingir outros órgãos aumentando assim a gravidade da infecção.

Seu pH fica próximo de 7,0 e valores superiores a 9,0 e inferiores a 4,0 são bactericidas.

Sua temperatura ideal para a multiplicação é de 35-37°C, sendo a mínima de 5°C e a máxima de 47°C. São anaeróbicos facultativos, produzem gás a partir de glicose (exceto S. thypi).

É transmitida pelo consumo de água e alimentos contaminados ou pelo contato direto, em razão da presença de bacilos eliminados nas fezes e urina humanas dos portadores da doença ativa ou nas fezes dos portadores assintomáticos e maus hábitos de higiene.

São as principais fontes alimentares de contaminação: carnes, aves, ovos, peixes, laticínios e vegetais.

Após o contágio o período de incubação pode variar um pouco. Os sintomas tendem a se manifestar cerca de 6 horas até 72 horas após a ingestão dos microrganismos.

A dose infectante para o homem geralmente se situa acima de 100.000 germes.

Shigella Sp

São bactérias gram-negativas, imóveis, anaeróbicas facultativas, pertencentes à família Enterobactereáceas. Dentre elas, existem diversas espécies que podem causar disenteria. Ao contrário de outros patógenos que habitam o intestino, a Shigella é altamente invasiva.

As shigellas conseguem crescer em ambientes com temperaturas entre 10 e 45°C, elas não se multiplicam à temperatura de refrigeração, mas sobrevivem durante a refrigeração e a congelação. Elas são destruídas por pasteurização.

Seu pH é entre  5,0 a 8,0 mas sobrevivem por períodos de tempo curtos em alimentos com o pH inferior a 4,5.

Adquire-se a infecção por meio da ingestão de água contaminada ou alimentos contaminados. Também foi demonstrado que essa bactéria pode ser transmitida por contato pessoal.

O aparecimento dos sintomas surge entre 1 a 4 dias após a ingestão do alimento contaminado. A dose infecciosa é baixa, provavelmente inferior a 100 microrganismos. Os sintomas mais comuns incluem dores abdominais, vômitos, diarreias com muco e, por vezes, sangue nas fezes e febre.

Yersinia Enterolitica

É uma bactéria gram negativa que pertence à família Enterobacteriaceae, têm forma de bastonetes e exibem mobilidade por flagelos quando crescem a temperaturas inferiores a 30°C.  Ela consegue crescer em ambientes com valores de pH entre 4,2 e 9,6 e apresenta uma taxa específica de crescimento máxima em ambientes com valores de pH entre 7,0 e 8,0.

Numerosos alimentos alinham-se como possíveis veiculadores das toxinfecções pela Yersinia enterocolitica, em especial carnes de suínos e bovinos, além do pescado, do leite, da água não clorada.

As gastroenterites agudas são as manifestações de yersinose mais comuns, os sintomas surgem cerca de 1 a 11 dias após o consumo do alimento contaminado com o organismo e persistem, normalmente, durante 5 a 14 dias. Em situações mais graves podem ter uma duração de vários meses.
Os sintomas mais comuns são diarreia e dores abdominais fortes podendo estar associados à febre, inflamação da garganta, fezes sanguinolentas, erupção cutânea, náuseas, cefaleias, fraqueza generalizada, dores nas articulações e vómitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com