TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Psicologia

Por:   •  30/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

PATRICIA RAIDE – 8084777  

  1. PSICOLOGIA APLICADA A SAÚDE
  1. Portfólio entregue ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Psicologia aplicada a Saúde como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora Ms.  Keiko  Maly  Garcia D’ Avila Bacarji.    

(CLARETIANO-POUSO ALEGRE)
2019

[pic 2]


OBJETIVO

Compreender as variáveis psicossociais em situações de tratamento. Descrição da atividade Straub (2014) afirma que a adesão ao tratamento é definida de forma ampla como a condição de seguir a orientação de um profissional da saúde. Essas orientações estão relacionadas com medicamentos, mudanças no estilo de vida (por exemplo, perder peso, evitar beber em demasia, parar de fumar), ou recomendações preventivas (tais como, evitar ali-mentos gordurosos, sal, ou começar um programa de exercícios, ou atividades manuais ou lúdicas). A adesão como postura, leva o indivíduo a seguir orientações sobre a saúde. A adesão como comportamento relaciona-se ao cumprimento de determinadas recomendações. Ambos são necessários. No entanto os profissionais da saúde sabem que lidam com hábitos já instalados no indivíduo, e que é necessário o esforço individual para a mudança, mais o manejo do profissional, entre outros. Sendo assim, imagine uma situação na sua área (e escreva-a), em que o indivíduo apresenta risco à saúde e dificuldade na adesão ao tratamento, de acordo com as orientações propostas por um profissional de sua área. Pense no caso, e faça sugestões, de acordo com os estudos, para a solução junto ao paciente/cliente. O que você faria como profissional?

DESENVOLVIMENTO

Cliente José Luiz Souza de 50 anos, Hipertenso, Diabético, ex tabagista, sedentário, foi encaminhado ao consultório contrariado pois acha que a nutricionista nada pode fazer por ele, já que iniciou um tratamento medicamentoso com o Cardiologista.

Inicio a conversa um pouco mais descontraída pois percebo a resistência do paciente assim que entra ao consultório, o cliente mais calmo explica sobre sua situação de saúde dizendo que a pressão , colesterol e a diabete está “descontrolada”, pergunto sobre seus hábitos alimentares, paciente refere que come alimentos gordurosos e gosta muito de doces e que não tem o hábito de comer frutas e verduras.

Oriento sobre a importância de mudar esses hábitos, que o tratamento medicamentoso era muito importante mas não o suficiente. E que seria necessário introduzir frutas verduras e legumes nas refeições, diminuir as frituras, e realizar pequenas caminhadas nos horários que ele tem disponibilidade, para se tornar mais ativo e melhorar a sua qualidade de vida.

Após as orientações paciente refere que estava com receio de não poder comer nada do que gostava, mas viu que era importante mudar a sua alimentação e seu estilo de vida.

Paciente sai do consultório mais calmo, orientado e pedi para marcar o retorno.

BIBLIOGRAFIA

MARUCI, F. A. F. Psicologia aplicada a Saúde. Batatais: Claretiano,2015.

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com